Seleção francesa continua invicta no EuroBasket

Diaw foi o grande responsável pela vitória sobre a atual campeão na primeira fase (Foto por FIBA Europe/Castoria/Wiedensohler)

Diaw fez grande partida contra o atual campeão na primeira fase (Foto por FIBA Europe/Castoria/Wiedensohler)

A França continua arrasadora no Eurobasket 2009, disputado na Polônia, pois está invicta no torneio, com cinco vitórias, e já está classificada para as quartas-de-final.

Pela última partida da primeira fase, França e Rússia disputaram a liderança do grupo B, e os Les Bleus derrotaram a atual campeã européia por 69 a 64 em Gdansk. Desde o início do jogo, ambas as equipes se revezaram na liderança do placar, e nenhuma conseguia abrir uma vantagem confortável. Só no último período foi que os franceses conseguiram abrir uma boa diferença, graças a Boris Diaw. Com essa vitória, o time francês se classificou para a segunda fase, com quatro pontos.

Pela seleção francesa, o ala-pivô Diaw, do Charlotte Bobcats, foi o líder, com 19 pontos, sete rebotes e sete assistências; o pivô Ronny Turiaf, do Golden State Warriors, acrescentou 18 pontos e 14 rebotes, e Tony Parker marcou 17 pontos, quatro assistências e quatro roubos de bola. Pela Rússia, Kelly McCarty anotou 13 pontos, Nikita Kurbanov fez 12 e Vitalii Fridzon 11.

Florent Pietrus, irmão de Mickael, do Orlando Magic, em grande partida contra a Macedônia (Foto por

Florent Pietrus, irmão de Mickael, do Orlando Magic, em grande partida contra a Macedônia (Foto por FIBA Europe/Castoria/Wiedensohler)

Em sua estréia na segunda fase, a equipe francesa atropelou a Macedônia por 83 a 57 e obteve sua quarta vitória consecutiva na competição européia, se classificando para as quartas-de-final. O selecionado francês contou com uma boa atuação coletiva, com cinco jogadores anotando duplos dígitos, enquanto os macedônicos tiveram muita dificuldade para passar pela defesa francesa, tanto que nenhum jogador da equipe pontuou mais de 10 pontos.

Florent Pietrus e Nando De Colo foram os cestinhas, com 14 pontos, enquanto Nicolas Batum, Tony Parker e Ali Traore tiveram 13 pontos cada. Os cestinhas do time macedônio foram o armador Darko Sokolov e os ala-pivôs Todor Gechevski e Jeremiah Massey, com nove pontos.

Parker é o vice-líder em médias de pontos no EuroBasket 2009 (Foto por FIBA Europe/Castoria/Vlachos)

Parker é o vice-líder em médias de pontos no EuroBasket 2009 (Foto por FIBA Europe/Castoria/Vlachos)

Para manter sua campanha invicta na EuroBasket 2009, a França venceu novamente neste domingo ao derrotar a Croácia por 87 a 79, em Bydgoszcz. Em um primeiro quarto bastante equilibrado, foram os croatas quem venceram o período, por 21 a 19. Os franceses seguiram mal e saíram para o intervalo do jogo perdendo por 46 a 41. Porém, mais uma vez comandada por seu principal astro Tony Parker, a seleção francesa conseguiu virar a partida. O armador do San Antonio Spurs marcou 12 pontos no terceiro período, virando a partida, e distribuiu cinco assistências para seus companheiros fecharem a vitória no último quarto.

O armador Tony Parker foi o cestinha francês com 24 pontos e mais seis rebotes e seis assistências. O ala Nicolas Batum veio logo a seguir com 18,;o ala-pivô Boris Diaw anotou 15 pontos e Florent Pietrus fez 14. O maior pontuador da partida, no entanto, foi o croata Marko Popovic, com 30 pontos anotados. Ainda pela Croácia, o armador Roko Ukic anotou 11 pontos, e o ala-pivô Marko Banic mais 10.

A França enfrenta a Grécia nesta terça-feira para decidir quem será o primeiro colocado do Grupo E, que pegará o quarto colocado do Grupo F nas quartas-de-final. A Croácia precisa bater a Alemanha no mesmo dia para garantir lugar na próxima fase e seguir sonhando com uma vaga no Mundial da Turquia em 2010.

Sobre Glauber da Rocha

Estudante de Direito e torcedor do San Antonio Spurs desde 2007

Publicado em 14/09/2009, em EuroBasket 2009, Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.