França termina o Europeu sub-20 na nona colocação

Terminou neste domingo (21) a edição de 2013 do Europeu sub-20 de basquete. Na decisão, a Itália venceu a Letônia por 67 a 60 para ficar com o título da competição. A França, por sua vez, sentiu muito o desfalque de Livio Jean-Charles, que sofreu contusão grave no joelho direito no último jogo válido pela primeira fase. Sem o ala, selecionado pelo San Antonio Spurs na 28ª escolha do Draft deste ano, a seleção acabou o campeonato na nona colocação.

Jean-Charles se destacou antes de se machucar (Fiba Europe/Castoria/Marchi)

Com Jean-Charles, a França havia vencido três das quatro seleções que enfrentou na primeira fase – a única derrota veio justamente diante dos italianos, que acabaram se sagrando campeões. Sem o ala, Les Bleus somaram duas derrotas e somente um triunfo na segunda fase, e, eliminados da disputa pelo título, conseguiram mais dois resultados positivos na repescagem, na disputa do 9º ao 12º lugares, e acabaram na nona posição.

Jean-Charles deixou o torneio com médias de 17,3 pontos (62,2% FG, 16,7% 3 PT, 70,6% FT) e 6,3 rebotes em 31,3 minutos por exibição nos quatro jogos que disputou, todos pela primeira fase. Se mantivesse a produção, ficaria em quinto entre os cestinhas, em 22º entre os reboteiros e teria o melhor aproveitamento nos arremessos de quadra da competição.

Em 2012, Jean-Charles também disputou o Europeu sub-20 pela França, tendo médias de 8,8 pontos (46,1% FG, 35,7% 3 PT, 82,4%) e 6,8 rebotes em 25,2 minutos por partida. A evolução mostra que o desenvolvimento do prospecto do Spurs está no caminho certo.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 22/07/2013, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.