Spurs (44-29) @ Nets (10-64) – Salto alto dá nisso…

San Antonio Spurs84X90

O cenário estava armado perfeitamente para o San Antonio Spurs vencer o New Jersey Nets e embalar sua terceira vitória consecutiva na temporada. Mesmo sem o argentino Manu Ginobili – poupado por conta de uma dor nas costas -, os torcedores estavam confiantes no triunfo.

Gigantes em noites distintas... (Foto por Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images)

Tanta confiança, no entanto, parece ter traído os próprios comandados de Gregg Popovich, que atuaram de modo descompromissado. Foi até ridículo ver aquele último quarto. Foi ridículo ver o time achando que ia ganhar facilmente no momento que quisesse. O Nets, apesar da péssima campanha que vem fazendo, merecia um pouco mais de respeito.

Vamos por partes…

DeJuan Blair merecia mais uns minutinhos (Foto por Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images)

Tim Duncan está visivelmente esgotado fisicamente. Ele tem dificuldades para acompanhar jogadores mais jovens, para se movimentar… no duelo de hoje, seu cansaço ficou evidente, especialmente no período final, quando ele desperdiçou duas posses de bola cruciais – a última delas poderia dar o empate aos texanos.

Assim, a pergunta que fica é: por que não poupá-lo? Gregg Popovich adora cantar aos quatro ventos que seu melhor jogador precisa chegar inteiro à pós-temporada. Qual a melhor maneira de fazer isso? Poupando Duncan nos jogos em sequência contra times mais fracos, como é o caso do New Jersey Nets.

Eu me lembro disso ter acontecido somente duas vezes em 2009/2010. Um jogo contra o Oklahoma City Thunder – logo depois da vitória sobre o Lakers -, e um outro duelo contra o New Jersey Nets – que o Ian Mahinmi entrou e acabou com o jogo.

Hoje, mais uma vez diante do Nets, Duncan poderia claramente vestir seu terno e sua gravata e ficar sentadinho no banco de reservas ao lado do Ginobili. DeJuan Blair – que teve seus minutos reduzidos de uns tempos para cá (se bem conhecemos Popovich, sabemos que isso é normal) – poderia belamente dar conta do recado com seu vigor físico. O mesmo vale para o francês Mahinmi, que poderia lograr uns minutinhos e fazer seu estrago.

Tudo bem… Duncan jogou, foi mal, mas isso é o de menos. Ele e o Pop têm crédito de sobra. Contudo, há outras coisas que vêm me irritando bastante. Uma delas atende pelo nome de Matt Bonner. Reconheço aqui neste espaço que ele melhorou muito desde que chegou. O ruivo, que antes só sabia arremessar de três, aprendeu a se movimentar e agora até se arrisca a infiltrar.

Terrence Williams mostra como se faz (Foto por Nathaniel S. Butler/NBAE via Getty Images)

No entanto, é inadmissível que ele arremesse todas as bolas que ganha. Se há uma coisa que ainda falta muito no nosso camisa #15 é visão de jogo, porque na maioria vezes ele prefere chutar a passar a bola para um companheiro completamente livre. Ou ele é faminto por pontos, ou burro…

Apesar do desabafo, é bom deixar claro que essa derrota pouco influi no seguimento do San Antonio Spurs na temporada. Como disse nas linhas acima, a principal causa do revés, ao meu ver, foi o salto alto da maioria dos jogadores, que acharam que poderiam triunfar a qualquer momento. Desta maneira, fica aqui o meu legítimo bem-feito! Só apanhando é que o time vai aprender.

Bom… a derrota pelo menos tem um lado nostálgico. Quem acompanha o Spurs há mais tempo sabe que era comum acontecer esse tipo de coisa na época gloriosa. San Antonio batia em todos os grandes e quando ia pegar um Milwaukee Bucks da vida era derrotado. De certa forma, tropeços acontecem…

Veja os melhores momentos da partida

Destaques da Partida

San Antonio Spurs

George Hill – 19 pontos, quatro rebotes e três assistências

Richard Jefferson – 16 pontos, cinco rebotes e cinco assistências

Tim Duncan – 13 pontos, 12 rebotes e quatro assistências

DeJuan Blair – 11 pontos e 11 rebotes em 17 minutos

New Jersey Nets

Brook Lopez – 22 pontos e 12 rebotes

Courtney Lee – 19 pontos e seis rebotes

Devin Harris – 17 pontos e nove assistências

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 30/03/2010, em Resumo de Jogos e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. se mata

    perder pro Nets

    se mata

  2. GABRIEL FONSECA

    Incrível! Ganha de Cavs e Celtics e perde pro Nets, além do Nets não ter virado o pior time da história, ainda acabou com a sequência de 14 jogos que o Nets não ganhava do San Antonio, que fica em oitavo, ainda bem que não acaba hoje, senão LAKERS

  3. Tomara q isso n abale a moral do time.. e Sr. Pop… Coloca a porra do Blair mais tempo po.. Dice n da mais.. ta mediocre.. Sem contar q Blair e Duncan juntos em quadra da mais descanso pro Duncan já q o Blair q fica se movimentando mais pro pick & roll….

  4. Boa análise!

    agora, acho que uma derrota boba como esta influi sim…

    Já caimos pro oitava posto – e na atual fase do Blazers, é bem capaz de pegarmos o Lakers na 1ª rodada.

  5. Onde é que eu assino embaixo a parte do Matt Bonner? hehehe

    O Spurs não tem garrafão se Duncan não está em boa noite, isso é fato… O Blair é o único q ta fazendo alguma coisa, mas faz falta q nem um doido…

    Dice vem fazendo atuações fantasmagóricas…

    • Bruno Pongas

      hahaha

      O Dice, coitado, ele vive dos arremessos de média distância. Quando eles caem, ele vai bem, agora quando nao caem…

  1. Pingback: Ginobili deve retornar contra o Rockets « Spurs Brasil – O seu site de notícias sobre o San Antonio Spurs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.