Com ou sem Keith Bogans?

SPURS - NA LINHA DOS 3 - NOVO

Raptors Spurs Basketball

Bogans faz o que sabe de melhor: marcar!

A era Popovich foi marcada por uma ótima defesa e um ataque oportunista, que dificilmente perdia suas chances. Como todo ciclo da humanidade, no entanto, jogadores ficam velhos e por consequência passam a sentir o peso da idade. Foi o que aconteceu em muitos casos, como os de Bruce Bowen, Michael Finley e do próprio Tim Duncan.

Quando eventos como esses ocorrem, a maioria das equipes passa por uma fase de transição, que pode tanto levar poucos anos quanto ser bastante duradoura. São questões complicadas, que englobam competência e sorte. San Antonio, por exemplo, teve a competência de escolher um jogador como George Hill – que estava cotado apenas para a segunda rodada do penúltimo draft – no final do primeiro round. Num caso mais recente, o ala-pivô DeJuan Blair foi selecionado tarde, só na segunda rodada. Podemos dizer que, além da competência costumeira, San Antonio teve sorte, pois ninguém olhou para um grande potencial como Blair antes.

Falando em competência, os diretores texanos mexeram os pauzinhos como nunca nessa offseason. Nomes de peso chegaram, como o experiente Antonio McDyess e o plástico Richard Jefferson. Junto a eles, veio um outro jogador, também experiente, mas que ninguém deu nada por ele. Keith Bogans é aquele cara que passa despercebido pela maioria das equipes, já que está longe de ser uma atleta sensacional. De fato, é um ala apenas mediano, mas que, se fomos analisar bem, tem sua importância dentro de um elenco vencedor.

Gregg Popovich teve dificuldades para acertar o time nesse começo de temporada. O gladiador Bruce Bowen, que era implacável na marcação e um dos grandes símbolos dessa era vencedora, saiu, se aposentou. Com isso, parecia difícil encontrar alguém que pudesse substituí-lo a altura. Richard Jefferson era o sucessor natural de Bowen; contudo, sofreu problemas para brecar os pontuadores adversários nos primeiros jogos. Sem muitas saídas e com uma defesa que mais parecia uma peneira, Pop resolveu experimentar com Bogans.

Nem o mais otimista torcedor do Spurs poderia acreditar que Keith Bogans se encaixaria como uma luva no esquema do treinador. Se alguém apostou que ele não teria sucesso, quebrou a cara, pois em dois jogos como titular o ala mostrou que tem condições de brigar por uma vaga entre os cinco que começam. Talento? Particularmente creio que Richard Jefferson, Roger Mason e até mesmo George Hill têm mais talento do que o voluntarioso Bogans. No entanto, uma equipe vencedora precisa de atletas desse tipo, que se doem, que deem o sangue em quadra e joguem em prol do elenco, sem se preocupar com stats, sem perfumaria. Se Keith Bogans realmente provar ser um desses caras, terá vida longa no elenco de Popovich.

Avatar de Desconhecido

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 12/11/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Avatar de Victor Moraes Victor Moraes

    Se o Bogans incorporar o espírito “Bruce Bowen” de ser, será importantíssimo na equipe. Não sei se ele terá a mesma eficiente que Bowen já teve, mas pode chegar próximo disso se estiver focado e treinar para isso. Ofensivamente ele tem até um pouco mais de recurso que o Bowen, também mata suas bolinhas de três, porém ele consegue pelo menos quicar a bola, o que parecia dificil para o Bowen as vezes.

    Vamos ver… Fiquei esperançoso com a boas atuações e a vontade dele nas partidas como titular, espero que mantenha-se assim.

  2. Avatar de Caio Mendes Caio Mendes

    Excelente artigo, Pongas, como de costume. Sobre o tema, Bogans, apesar de não ser um jogador brilhante – longe disso -, tem mostrado muita raça e espírito de equipe.

    É aquele típico atleta que dá suporte para os jogadores mais importantes brilharem. Se continuar com esses bons números defensivos, não vejo motivos para o ala sair do quinteto titular.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.