Arquivo diário: 18/02/2009
Mais rumores: Bucks quer se livrar de Richard Jefferson

Com a trade deadline batendo na porta das equipes, muitas delas buscam incessantemente fazer seus últimos movimentos no mercado. Uma delas é o San Antonio Spurs, que realmente parece insatisfeito com seu plantel atual e tem procurado no mercado um ala para suprir suas necessidades – ainda mais com os constantes problemas de Manu Ginobili.

Em meio a tantos rumores, Richard Jefferson é mais um (AP Photo/Duane Burleson)
Após a novela Vince Carter, que acabou sendo desfeita há dois dias atrás, San Antonio corre contra o tempo para conseguir mais uma peça em busca do título. Três nomes vêm sendo ventilados nos bastidores; no entanto, todos eles se apresentam como peças difíceis de se adquirir.
O Spurs Brasil apresentou mais cedo o primeiro rumor do dia, que dava conta de uma possível vinda do ala Caron Butler, atualmente no Washington Wizards. Entretanto, será difícil fechar negócio, já que o Wizards deseja manter o atleta. Mais tarde, outro nome que foi ventilado foi mais uma vez o do ala-armador John Salmons. Parece que muitas equipes demonstraram interesse no jogador; a proposta do Spurs para contar com Salmons seria enviar o contrato expirante de Ime Udoka e também o veterano Bruce Bowen – o que parece muito pouco e deve ser negado pela franquia californiana.
O último rumor do dia, veiculado agora a pouco pelo site da ESPN, ligava o San Antonio Spurs a uma possível troca com o Milwaukee Bucks. O alvo do negócio seria o ala Richard Jefferson. O Portland Trail Blazers também se demonstrou interessado em adquirir Jefferson; a proposta inicial do Blazers seria o contrato expirante do veterano pivô Raef Lafrentz e mais o ala Travis Outlaw – proposta bastante semelhante com a que seria feita pelo Spurs. Em San Antonio, ao meu ver, existem cinco possíveis moedas de troca; Roger Mason Jr., a mais valiosa de todas, Ime Udoka, que poderia gerar interesse por causa de seu contrato expirante, George Hill, pois despertou interesse de algumas equipes com seu bom basquete, e os veteranos Michael Finley e Bruce Bowen – ambos em final de carreira.
Problema de Ginobili deve guiar Spurs na trade deadline


Butler pode ser alternativa no Spurs, apesar de negociação ser considerada muito difícil (Fonte: nba.com)
Na derrota sofrida pelo San Antonio Spurs na última terça-feira, diante do New York Knicks, no prosseguimento da rodeo trip, a ausência do ala-armador Manu Ginóbili foi muito sentida pela equipe, que demonstrou-se cansada e acabou sucumbindo na prorrogação da partida. A ausência do jogador argentino será assunto de uma reunião que deve acontecer neste tarde e envolverá os principais diretores do Spurs.
Os executivos estão preocupados com a rotatividade da equipe em relação aos problemas que Ginobili tem apresentado em seu tornozelo, que já o afastou de praticamente dois meses de jogos da temporada regular. A dificuldade em manter o nível com as entradas de Roger Mason ou Michael Finley – este último cada vez mais afetado pelo peso da idade – fazem com que uma possível troca seja cada vez mais requisitada pelos diretores.
Mason tem sido titular dos jogos da equipe na temporada e, com aproveitamento bom da linha dos três, vem agradando. Porém, seu nível técnico é distante do nível do argentino – que também é um dos líderes da franquia dentro das quadras. Finley, por sua vez, deve ser cada vez mais poupado para que aguente o forte ritmo da temporada. A única alternativa viável segundo alguns diretores do Spurs seria trazer o ala-armador Vince Carter, que foi oferecido ao time na semana passada. A resistência de alguns jogadores e até de membros da diretoria em contar com o astro do New Jersey Nets, no entanto, fez com que o negócio fosse descartado na última segunda-feira.
Sendo assim, a alternativa mais viável estaria em tentar negociação com o Washington Wizards, segundo alguns especialistas em NBA que residem nos Estados Unidos. Fontes revelam que o contrato do ala Caron Butler interessa muito ao Spurs, que estaria disposto a negociar o jogador; Butler já foi cogitado em diversos rumores nas últimas semanas. No entanto, o time de Washington deseja manter o jogador para o restante da temporada. Butler ganha atualmente cerca de US$ 9 milhões anuais, com contrato até 2011, e tem 28 anos.
Spurs (35-17) @ Knicks (22-31) – Spurs acusa cansaço e é derrotado em N.Y.

Após a pausa do final de semana das estrelas, San Antonio Spurs e New York Knicks entraram em quadra vindo de derrotas. O Spurs havia viajado até Toronto e foi vencido em um jogo duro; já o Knicks, que vinha de uma tórrida sequência de derrotas, havia perdido seu último jogo para o Los Angeles Clippers, fora de casa.

Nate Robinson foi o grande destaque da partida, com 32 pontos (AP Photo/Frank Franklin II)
Sem o ala Manu Ginobili, que foi poupado com dores no tornozelo, o Spurs começou bem a partida. O jogo se iniciou bastante equilibrado, com várias trocas de liderança. No entanto, com a entrada do baixinho Nate Robinson – vencedor do último Slam Dunk Contest – o Knicks engrenou uma sequência e conseguiu abrir seis pontos de diferença. Vendo a equipe da casa abrir vantagem, o Spurs tratou de reagir e logo derrubou a liderança adversária; desta maneira, o primeiro quarto terminou empatado em 27 pontos.

Como de costume, David Lee conseguiu mais um double-double; 13 pontos e 12 rebotes (AP Photo/Frank Franklin II)
No segundo período, o embate manteve o ritmo; contudo, com alguns minutos jogados, o Knicks mais uma vez conseguiu se desvencilhar no marcador. Quem continuou sendo destaque foi Nate Robinson, que no intervalo já tinha 14 pontos. Após ver os comandados de Mike D’Antoni à frante de novo, Gregg Popovich pediu tempo; a bronca parece ter surtido efeito, já que San Antonio conseguiu tirar a vantagem que havia sido construída. Quem se destacou pelo lado texano foi Roger Mason Jr. Após o fracasso no All-Star Weekend, Mason anotou 11 pontos apenas no segundo quarto, depois de ter saído zerado do primeiro. Nos últimos segundos, o ala-pivô Tim Duncan ainda acertou um arremesso que daria a liderança à San Antonio; no entanto, o cronômetro já havia zerado quando a bola foi lançada pelo atleta.
Na volta do descanso, se enganou quem pensava que o jogo seria mais solto. Ambas as equipes erraram bastante e passaram longe do basquete que apresentaram no primeiro tempo. Com um jogo burocrático, marcado por forte defesa, muitos erros e equilíbrio, San Antonio conseguiu tirar a pequena vantagem de um ponto e levou o jogo empatado em 77 pontos para o período derradeiro.

Sempre eficiente, Tim Duncam liderou o Spurs (AP Photo/Frank Franklin II)
O quarto final começou quente. Logo no início, o ala-pivô Kurt Thomas – que esteve em noite inspirada – anotou os primeiros pontos para o conjunto texano. Na sequência, Nate Robinson tratou de descontar com uma bola de três. Com 7:19 para o término do jogo, Roger Mason finalmente conseguiu devolver a liderança ao Spurs; inquieto, D’Antoni pediu tempo para esfriar os ânimos. O ritmo frenético de acertos para os dois lados perdurou até o final do quarto. Com pouco mais de três segundos no marcador, o placar apontava empate em 22 pontos. San Antonio teve a bola final para tentar das números finais à partida; entretanto, Duncan errou a jogada e o duelo foi para a prorrogação.
No tempo extra, prevaleceu o jogo rápido do New York Knicks. A equipe texana sucumbiu ao cansaço e não foi capaz de brecar o ímpeto adversário. Com a vitória, os comandados de Mike D’Antoni quebraram uma sequência negativa que já durava seis jogos; seu próximo adversário será o Toronto Rapotors, na sexta-feira. O San Antonio Spurs sofreu sua segunda derrota consecutiva, e para tentar quebrar a incômoda sequência, a equipe viaja até Detroit, na quinta, para enfrentar o Pistons.
Destaques da Partida
San Antonio Spurs
Tim Duncan – 26 pontos e 15 rebotes
Roger Mason Jr – 20 pontos e 6 rebotes
Tony Parker – 14 pontos e 7 assistências
Kurt Thomas – 12 pontos e 6 rebotes
New York Knicks
Nate Robinson – 32 pontos e 10 rebotes
Chris Duhon – 17 pontos e 8 assistências
Wilson Chandler – 17 pontos




Você precisa fazer login para comentar.