Arquivo diário: 17/12/2008

Éramos segundo…

Na coluna de hoje darei um tempo na análise dos times de maior destaque nesse começo de temporada para comentar um fato que ocorreu comigo e me fez pensar em algumas coisas.

Nessa semana chegou até mim a informação de que um site especializado na cobertura de basquete estava à procura de estagiários. Antes de mandar meu currículo entrei no endereço para conhecer um pouco do trabalho e saber se me encaixava na função. Logo de cara percebi que pertencia a um grande portal, mas a estrutura e a qualidade se assimilavam muito à do nosso blog. Não me entenda mal leitor, não estou dizendo que nosso blog não tem qualidade. O que me assustou e me fez pensar foi saber que talvez o principal site sobre basquete de um grande portal brasileiro tenha a mesma estrutura de um blog criado por estudantes.

Isso tudo me fez pensar na cobertura dada pela imprensa oficial ao esporte que já foi o segundo na preferência dos brasileiros. Quase não se fala mais de basquete nos grandes veículos de imprensa hoje em dia. Mesmo na TV fechada, em canais como ESPN, por exemplo, o espaço está cada vez menor – basta lembrar que pouco tempo atrás não pudemos assistir às finais da NBA enquanto eram televisionadas emocionantes partidas de pôquer. E pensar que chegamos a ver canais abertos passando jogos, criando programas que falassem do assunto. Atualmente, quase toda a cobertura está nas mãos de blogs de fãs, sem o apoio dos grandes veículos.

É evidente a queda de popularidade do basquete no Brasil. Hoje, a grande maioria dos fãs de esporte elegem o vôlei como segundo em sua preferência. Mas será que a queda na popularidade aconteceu pela má cobertura ou a má cobertura aconteceu pela queda na popularidade? Quem nasceu primeiro? Parece claro que no meio disso tudo o descaso de quem cuida do esporte e a falta de apoio só prejudicam e empurram mais para baixo a notoriedade do basquete.

Creio que a paixão pelo esporte sobreviva por vontade dos fãs, que não desistem de torcer e procurar meios para acompanhar seus times. Mas não seria nada mau ver novamente ginásios lotados e a popularidade do basquete crescendo. Afinal, basquete também é uma paixão dos brasileiros.

Mutombo no Spurs?

noticiasbrunozl96

"NOT IN MY HOUSE!"

"NOT IN MY HOUSE!"

O pivô Dikembe Mutombo afirmou recentemente que deseja se juntar a alguma equipe da NBA logo depois das festividades de natal. Ele também disse que equipes como  Boston, Miami e San Antonio estariam interessadas em seus serviços.

“Vocês me verão nas próximas duas semanas”, disse o jogador. “Estarei em algum lugar. Eu quero muito voltar a jogar, apenas tenho que ter certeza que eu vou para um lugar em que eu possa ser feliz. Há por volta de quatro times que eu tenho analisado e sete que mostraram interesse em contar comigo. Cabe apenas a mim decidir”, completou o pivô congolês.

Mutombo, que já tem 42 anos, disputou as últimas quatro temporadas com o Houston Rockets; no último ano, ele teve médias de 3.0 pontos e 5.1 rebotes em quase 16 minutos em quadra por jogo. Ao meu ver, seria interessante contar com Mutombo apesar da idade avançada. Sua grande presença defensiva ainda intimida e serviria muito bem para jogar seus dez minutos por partida.

Spurs (15-8) @ Hornets (14-7) – Temporada Regular

pongasprejogoap52

Pré-Jogo – San Antonio Spurs @ New Orleans Hornets

Local: New Orleans Arena

Data : 17/12/2008

Horário: 00:30 (Horário de Brasília)

SItuação do Jogo

Com campanhas muito parecidas, San Antonio Spurs e New Orleans Hornets se enfrentam num duelo que promete ser bastante disputado. O Spurs vem de seis vitórias consecutivas e embalado depois da volta de Tony Parker e Manu Ginobili. Já o Hornets faz uma campanha irregular, mas nos últimos dois jogos conquistou dois triunfos, o último deles na noite de ontem diante do Memphis Grizzlies. O jogo é tarde, mas vale a pena ficar acordado para ver o repeteco dos playoffs da temporada passada.

Fique de Olho
New Orleans Hornets

Na noite de hoje, Chris Paul pode quebrar recorde histórico (Photo by Joe Murphy/NBAE via Getty Images)

Na noite de hoje, Chris Paul pode quebrar recorde histórico (Photo by Joe Murphy/NBAE via Getty Images)

Junto com Deron Williams, Chris Paul é talvez o melhor armador dessa nova safra da NBA. O jogo de hoje pode marcar a quebra de um recorde histórico para o armador. Se o camisa #3 da equipe de New Orleans roubar pelo menos uma bola, ele passará à frente de Alvin Robertson – lendário jogador e medalhista de ouro em olimpíadas – com a marca de pelo menos um roubo de bola em cada um dos 106 jogos que ele terá disputado. Contra o Grizzlies, ontem, Paul, apesar da atuação discreta, roubou cinco bolas; com isso, ele igualou a marca de Robertson, que era de 105 jogos consecutivos com pelo menos um roubo de bola. Olho Nele!