E o Nenê, NBA?

passando

Você, leitor, que deve estar acostumado a ler as colunas de Victor Moraes e Glauber da Rocha neste espaço, contará, excepcionalmente hoje, com a minha participação para passar a limpo um fato que me chamou a atenção nessas últimas semanas.

A direção da NBA é incopetente? Isso é bastante relativo. Eles acertam em muitas oportunidades; contudo, é bem verdade que erram mais do que acertam. O erro mais recente se refere ao All-Star Game 2009, que será disputado na cidade de Phoenix. E por quê?

Poderia passar em branco por muita gente, mas isso foi notícia inclusive na mídia norte-americana: Por que o brasileiro Nenê Hilário não está incluído na cédula de votação para o jogo das estrelas? Nenê faz, de longe, sua melhor temporada na carreira. Além das excelentes médias de 14.4 pontos e 7.1 rebotes, ele vem sendo um dos principais jogadores dessa boa campanha da equipe do Colorado.

Até aí tudo bem, tendo em vista que há pivôs melhores que ele no Oeste – e eles, obviamente, podem ser votados pelo público. Mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha é o fato de jogadores do mesmo nível ou até menos capacitados que o Nenê  estarem disponíveis na cédula de votação. Vamos aos casos:

Andris Biedrins

Andris Biedrins - Golden State Warriors

Biedrins é um bom jogador e está evoluindo bastante nessa temporada. Suas médias de 15.1 pontos e 12.2 rebotes apontam uma melhora de quase cinco pontos e dois rebotes por jogo. Gosto do Biedrins e acho que ele e Nenê estão praticamente no mesmo nível, a única diferença é que o letão joga praticamente sozinho no garrafão do Warriors enquanto o brasileiro tem alguma ajuda em Denver.

Marcus Camby

Marcus Camby - Los Angeles Clippers

Apesar da idade já avançada, Camby se mostra ainda efetivo na defesa. As médias são parecidas com as do ano passado: ligeira melhora nos pontos e piora quase que nula em rebotes e tocos. Entretanto, nunca fui muito apreciador do jogo de Camby; acho ele por muitas vezes superestimado, um bom jogador de defesa e olhe lá. Nenê também é um bom defensor e ataca com mais vigor que o jogador do Clippers. Ou seja, cadê ele na lista?

Tyson Chandler

Tyson Chandler - New Orleans Hornets

Chandler é bom jogador e foi importante para a boa campanha do New Orleans Hornets na temporada passada. Entretanto, acho que o brasileiro não perde em nada para o pivô do Hornets, inclusive, acho Nenê mais explosivo e mais técnico que Chandler. O X da questão no caso de Chandler é: ele vem com alguns problemas de lesão e já perdeu alguns jogos nessa temporada. Ao contrário dele, Nenê está em plena forma. Isso já seria um ótimo motivo para incluir o brasileiro nessa lista.

Nick Collison

Nick Collison - Oklahoma City Thunder

Essa foi a que eu menos entendi. Nick Collison? Além de jogar no Oklahoma City Thunder, pior time da NBA atualmente, Collison, ao meu ver, é o nome mais fraco de toda essa lista. Seu jogo fala por si só, é apenas mediano e passa anos luz longe de ser do nível de um All-Star. Essa realmente nem eu nem ninguém conseguiu entender.

Chris Kaman

Chris Kaman - Los Angeles Clippers

O caso de Chris Kamam é bastante parecido com o de Tyson Chandler. Ambos são bons jogadores; o Kaman, inclusive, tem médias bastante parecidas com a do brasileiro Nenê: 13.9 pontos e 9.4 rebotes por partida. O problema é que o atleta do Clippers também vem com problemas de contusão e já perdeu muitos jogos nessa temporada. Diferentemente dele, Nenê está em plena forma.

Brad Miller

Brad Miller - Sacramento Kings

Sempre simpatizei com o jogo do Brad Miller. Apesar de ele não ser nada disso (ele realmente não é), trata-se de um jogador competente, que sabe fazer sua função sem muitas dificuldades. Diferentemente da maioria dos pivôs por aí, Brad tem um diferencial que hoje em dia é muito importante: o chute de média distância. Além disso, ele também se arrisca da linha dos três pontos de vez em quando; nessa temporada, até aqui, foram 29 tentativas e dez acertos – média interessante de 34.5%. Mas vejo que Nenê ainda é mais jogador e atravessa uma melhor fase, além de ser dotado de um físico bem mais privilegiado.

Greg Oden

Greg Oden - Portland Trail Blazers

Oden é bom jogador e ainda dará muito trabalho nessa liga. É notável que os problemas físicos parecem ser o seu maior adversário, mas, pelo pouco que eu vi dele até aqui, é um atleta de muito potencial. O problema de ele figurar na lista de selecionáveis para o jogo das estrelas é que seu jogo ainda é muito cru – falta aquele quê a mais que talvez só chegue com dois ou três anos de liga. Além disso, Nenê atravessa melhor momento e hoje é mais jogador que Oden, por isso mereceria figurar na lista.

As vezes fico perplexo com a incopetência e falta de bom senso dos dirigentes da NBA. É inadmissível um jogador que vem fazendo uma temporada que nem a do brasileiro Nenê ficar de fora de uma ‘lista’ como essa. Isso porque nem sou apreciador do seu jogo, mas acho uma grande falta de respeito deixá-lo de fora como fizeram os manda-chuvas da liga.

Avatar de Desconhecido

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 14/12/2008, em Passando a limpo. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Cara, bom artigo, mas o Nenê na minha opinião, não esta na cédula por ter jogado poucas partidas na temporada passada.

    Só que discordei de alguns nomes que vc colocou na lista, falando que o nenê é melhor.

    Tyson Chandler é melhor do que nenê sim, ele num é um jogador extraordinário mas bate o Nenê.

    arcus Camby, ele é mais um center, posição um pouco diferente da de Nenê, e que exige menos técinica.

    Os outros que vc colocou na lista eu num discordo não, um que me intrigou foi o Greg Oden. Ele é um bom jogador, grande promessa, só que ele não jogou a temporada passada e ja tem seu nome na cédula? Creio que Nenê deveria estar lá. Creio que o Oden foi para esta cédula pela grande promessa que ele é por muitos.

  2. Marcus *, Técnica*,

  3. Concordo com o que foi dito, inclusive tive dificuldade para votar em Nenê pela lista cedida no site da NBA. Pela granmde temporada e médias conquistadas por Nenê, até agora, merecia pelo menos ser lembradonas cédulas da votação.

  4. Nenê é center, assim como o Camby, não?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.