Arquivo diário: 06/12/2008

Algum tempo depois…

linha3brunocq8

Há algum tempo atrás, antes mesmo do início da temporada, fiz uma coluna direcionada a duas equipes que eu achava que se sairiam muito bem neste ano. Los Angeles Clippers e Philadelphia 76ers se movimentaram mais do que o costume na offseason; o primeiro continua na mesma draga dos últimos anos, ao passo que o segundo, obteve uma ligeira melhora, mas ainda aquém das minhas expectativas.

O Los Angeles Clippers pelo menos tentou – ou vem tentando. Trouxe jogadores importantes, como Baron Davis e Marcus Camby. Davis sempre foi um excelente armador; pontua como poucos, é inteligente e muito habilidoso. Marcus Camby é outro jogador que sempre foi alvo de cobiça de algumas equipes. Sinceramente, o acho superestimado; contudo, não posso negar que trata-se de um ótimo defensor.

Outro jogador que evoluiu bastante foi o Al Thornton. Apesar de ter chegado razoávelmente tarde na liga (24 anos), Thornton fez uma temporada de estréia sólida. Já era mais do que esperada sua evolução nesse ano – e ela veio; suas médias de quase 17 pontos e 5.4 rebotes por partida provam isso. Na mesma toada, o novato Eric Gordon construiu uma excelente carreira universitária; desta maneira, o Clippers, que viu o  New York Knicks selecionar o problemático italiano Danilo Galinari na sua frente, não pensou duas vezes em escolher o atleta da Universidade de Indiana. Se não vem sendo um fenômeno até aqui, Gordon pelo menos tem contribuido bem e demonstrado ser uma boa opção – é bem verdade que ele ainda irá evoluir bastante.

Recentemente, o Clippers ainda trouxe o criticado Zach Randolph. Falar do Zach é um pouco difícil, haja visto que ele tem centenas de defeitos em seu jogo. Ele vive com problemas de peso, tem sérios problemas com sua defesa e desperdiça muitas bolas no ataque. Mas espera lá; analisar por média é furada, todos sabem disso, mas um jogador que faz 20.7 pontos e 11.2 rebotes por jogo não deve ser uma topeira como tanto falam. Ele sabe pontuar muito bem e ajuda sim seu time. Infelizmente, ele só caiu em equipes que viviam péssimas fases – casos de Portland, Knicks e agora do Clippers.

Randolph à parte, assisti a dois dos últimos duelos do primo pobre de Los Angeles – diante de Dallas Mavericks e Houston Rockets. Posso dizer que gostei do que vi. Não é nada brilhante e digno de admiração, mas, apesar de todos seus defeitos, o Clippers conseguiu jogar bem e só não conquistou as vitórias por muito pouco, já que em ambas as partidas conseguiu jogar de igual pra igual com seus adversários.

Como já me alonguei muito falando do Clippers, pretendo ser mais breve com André Iguodala e companhia. Falando em Iguodala, confesso que venho me decepcionando com ele nesse ano. Tudo bem que alguns jogadores cresceram e ganharam mais espaço dentro da equipe – caso do Thaddeus Young. Só que isso, ao meu ver,  não deveria ser um obstáculo para ele fazer uma temporada com mais de 20 pontos de média por jogo. Outro atleta que está aquém das expectativas é o Elton Brand. Acho que a série de problemas físicos que ele enfrentou durante a carreira brecou seu desempenho. Hoje, vejo um Brand desmotivado e pouco efetivo – apesar das médias razoáveis. Por outro lado, um jogador que a cada dia mais ganha minha simpatia é o André Miller. Como ele é bom e como aparece pouco na mídia. Ele faz de tudo: pontua bem, defende bem e passa melhor ainda; é uma espécie de termômetro nessa equipe do 76ers; uma pena que ele seja tão pouco lembrado pela mídia norte-americana.

Bom, como vocês puderam ver, apesar das campanhas pífia (no caso do Clippers) e média (no caso do 76ers), continuo simpatizando e acreditando no potencial de ambas. Infelizmente, o time de Los Angeles é zicado por natureza, logo, deve amargar as últimas colocações no oeste por mais um ano. O 76ers, que ainda é uma equipe em processo de ascenção, deverá brigar pelas últimas vagas da Conferência Leste – junto com uma série de equipes. É esperar para ver.

Spurs (10-8) Vs. Warriors (5-14) – Temporada regular

Pré-Jogo – San Antonio Spurs vs. Golden State Warriors

Local: AT&T Center

Data: 06/12/2008

Horário: 23:30 (Horário de Brasília)

Situação do jogo

Com seu trio de grandes jogadores formado por Parker, Ginobili e Duncan, a equipe do San Antonio Spurs finalmente encontrou seu melhor basquetebol, e já ocupa a oitava colocação da disputadíssima Conferência Oeste. O técnico Gregg Popovich promoveu mudanças na equipe titular em relação à última temporada, principalmente no que diz respeito às alas; Finley assumiu a posição 3 no lugar de Bowen e Bonner assumiu a ala-pivô, empurrando Duncan para a posição 5 e deixando Oberto e Thomas no banco. Três colocações atrás da equipe texana e aparentemente fora da briga pela pós temporada estão os Warriors, que vêm de oito derrotas consecutivas (sendo seis delas como visitantes) e não dão mostras de reação até aqui.

Fique de Olho

nba.com

Maggette deverá despertar a atenção dos marcadores de perímetro do Spurs. Fonte: nba.com

Com a lesão de Stephen Jackson, a importância do ala Corey Maggette aumentará no time de Golden State. O jogador, um dos mais disputados na últuma pré-temporada, chegou até a dispertar um certo interesse em San Antonio. Nesse ano, disputou 17 partidas e obteve médias de 19, 9 pontos e 5,6 rebotes em 35,8 minutos por jogo.