Pequim 2008 – Lituânia confirma favoritismo e vai às semifinais

resumobrunoxo11

A China jogava em casa e, com o apoio da torcida, buscava surpeender a forte equipe da Lituânia. O bom começo de jogo dos chineses deve ter animado até o mais pessimista torcedor oriental.

Só que o desenrolar da partida mostrou realmente quem é quem. A partir do segundo período, os lituanos passaram a mandar no jogo, e administraram a vitória até o fim para vencer por 94 a 68.

É inegável que a ida às quartas-de-final já foi uma grande coisa para o basquete Chinês; isso deve ser sim comemorado. Para o selecionado europeu, a vaga nas semifinais mostra que a escola lituana continua sendo uma das melhores do mundo.

Após o jogo, a estrela da Lituânia, Sarunas Jasikevicius, falou à imprensa: “Quando estamos concentrados somos um bom time, quando não estamos, jogamos como na derrota contra a Austrália”, disse o jogador. Quando perguntado se o time está na sua melhor forma, o armador foi taxativo: “Não creio que essa seja nossa melhor forma (…) Jogamos bem em Sydney e em Atenas. Tudo vem sendo decidido nos 40 minutos, estamos com sorte. Algumas vezes, em outros esportes, quatro anos de trabalho duro são decididos em apenas dez segundos”, completou Jasikevicius.

O ténico da equipe europeia, Ramunas Batautus, falou sobre a marcação em cima do gigante chinês, Yao Ming: “Na minha opinião, a chave para a vitória foi a marcação forte (…) Nós fizemos dupla marcação nele (Yao), sempre tinha um jogador defendendo pela frente e outro pelas costas”.

Outro fator determinante para a vitória lituana foi o bom aproveitamento da linha dos três pontos; foram 13 arremessos convertidos em 31 tentados, 42% de aproveitamento. “É sempre importante quando as bolas de três pontos estão caindo”, finalizou Sarunas Jasikevicius.

Destaques da partida

Lituânia

Sarunas Jasikevicius – 23 pontos e 6 assistências

Linas Kleiza – 15 pontos e 7 rebotes

Ramunas Siskauskas – 15 pontos e 5 rebotes

China

Yao Ming – 19 pontos e 7 rebotes

Yi Jianlian – 11 pontose 9 rebotes

Avatar de Desconhecido

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 20/08/2008, em Pequim 2008, Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.