Pequim 2008 – As quartas do masculino começam hoje

pongasprejogoap5

Repetindo o modelo do post de ontem sobre as quartas-de-final do torneio de basquete feminino, hoje é a vez do masculino entrar em foco. Vamos lá:

3:30 – Espanha x Croácia

Espanha

Atuais campeões mundiais, os espanhóis chegam com moral para a segunda fase do torneio. Durante o período classificatório, eles venceram quatro partidas e perderam apenas para o forte time americano. Sem dúvidas, eles chegam para o duelo de hoje como favoritos.

Fique de olho: Pau Gasol e Rudy Fernandez vêm comandando o time espanhol nesses jogos. Mas não custa ficar de olho no jovem armador Ricky Rubio. Rubio, de apenas 17 anos, está fazendo uma boa olimpíada e num futuro não muito distante será a grande estrela desse time.

Corácia

Os croatas chegam para o jogo de hoje com uma campanha previsível; na primeira fase, derrotas esperadas para Argentina e Lituânia e vitórias sobre Rússia, Irã e Austrália. A campanha regular deu o terceiro lugar aos croatas, que entram em quadra hoje buscando surpreender.

Fique de olho: O forte da Croácia é o elenco, mas também há seus destaques individuais. Zoran Planicic, que já jogou na NBA, vem jogando bem e comandando a equipe com médias de quase 12 pontos por jogo. Outro destaque é o ala Marko Tomas; 9.8 pontos e quase quatro rebotes por partida.

5:45 – Lituânia x China

Lituânia

Os lituanos já chegaram a Pequim surpreendendo; no primeiro jogo, uma vitória inesperada frente a Argentina embalou a boa equipe do leste europeu. No decorrer da competição, a Lituânia continuou jogando um bom basquete e fechou a primeira fase com a campanha de quatro vitórias e uma derrota.

Fique de olho: Linas Kleiza, ala do Denver Nuggets, tem sido o principal destaque individual dessa equipe. Dono de médias de 13.8 pontos e 5.8 rebotes, ele deve ser mais uma vez a peça mais acionada da equipe. Outros destaques são o ex-armador do Indiana Pacers Sarunas Jasikevicius e o ala do CSKA Moscow Ramunas Siskauskas.

China

Os chineses já conseguiram o grande feito de conseguir a classificação para as quartas-de-final, deixando a equipe da Alemanha para trás. Com Yao Ming em boa forma, a China busca surpreender novamente para alcançar as semifinais.

Fique de olho: O gigante Yao Ming é a estrela máxima do time chinês. As médias dele no torneio são ótimas; 19.0 pontos e 8.4 rebotes.

9:00 – Estados Unidos x Austrália

Estados Unidos

O Dream Team voltou! Essa deve ter sido a manchete de muitos jornais e sites internet afora após a devastadora campanha dos americanos na fase de grupos. Particularmente acho que ainda falta muito para esse time alcançar o patamar do Dream Team de 1992, mas o que essa equipe vem jogando é digno de se admirar. Sem sombra de dúvidas favoritíssimos para a medalha de ouro.

Fique de olho: Kobe Bryant e LeBron James são indiscutivelmente os dois melhores jogadores do mundo na atualidade. Além disso, os EUA ainda contam com uma gama enorme de bons jogadores, é só escolher o seu preferido.

Austrália

Após um começo desanimador, os australianos foram buscar uma reação dentro do torneio e conseguiram se classificar em quarto lugar no Grupo A, deixando pra trás a Rússia, atual campeã europeia. Uma vitória frente aos americanos é praticamente impossível, mas vale pelos bons jogos que garantiram a recuperação australiana.

Fique de olho: Andrew Bogut é o jogador mais famoso dessa equipe; Bogut começou o campeonato morno, assim como toda a equipe, mas com o desenrolar dos jogos, ele finalmente conseguiu desenvolver o seu melhor basquete. Suas médias são de 14.4 pontos e 4.2 rebotes. Outros jogadores importantes são o armador Patrick Mills e o ala Brad Newley.

11:15 – Argentina x Grécia

Argentina

Argentina e Grécia fazem o melhor duelo das quartas-de-final. Após o mal começo argentino, que chegou a colocar em xeque o desempenho da equipe no torneio, eles conseguiram se recuperar, e com quatro vitórias seguidas, garantiram o segundo lugar no Grupo A.

Fique de olho: O trio da NBA, Manu Ginobili, Luís Scola e Andres Nocioni carrega essa equipe. Sem um deles, as coisas ficam mais complicadas, mas como os três estão em forma, as chances de medalha são enormes.

Grécia

Na minha opinião, a Grécia é o time mais subestimado entre os principais favoritos à medalha. Poucos falam sobre eles e quase ninguém comenta os bons jogos que a equipe faz. Mesmo assim, os gregos continuam sendo uma equipe perigosa e jogam de igual pra igual contra a Argentina.

Fique de olho: Theo Papaloukas é sem dúvidas o melhor jogador da Grécia. Apesar de não possuir as melhores médias, basta assistir a um jogo para ver do que o armador é capaz. Vassislis Spanoulis vem mostrando aos fãs de NBA que era sim um ótimo jogador; dono de médias de 15.4 pontos, Spanoulis é uma das principais armas ofensivas da equipe.

Avatar de Desconhecido

Sobre Bruno Pongas

Acompanha o San Antonio Spurs desde 1998, escreveu para o Spurs Brasil entre 2008 e 2012, criou o Destino Riverwalk e o podcast Cultura Pop, e agora está de volta ao Spurs Brasil para dar seus pitacos sobre o maior do Texas.

Publicado em 19/08/2008, em Pequim 2008. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.