Pequim 2008 – Rússia

Rússia

A Rússia vai a Pequim com o objetivo de reviver os tempos de União Soviética, quando o país era uma potência no basquete e ganhou nove medalhas no esporte. A tarefa não será fácil e o retrospecto recente da seleção nos Jogos Olímpicos mostra isso. Desde que a União Soviética deixou de existir, sua seleção masculina de basquete participou de apenas uma Olimpíada. Mas a seleção desse ano é muito boa e pode surpreender.
Participações em Olimpíadas: 2000 e 2008
Melhor participação: ouro em 1972 e 1988 (como União Soviética). Oitavo lugar em 2000 (como Rússia)
Grandes feitos no basquete: campeã no europeu de 2007
Participações em mundiais: 1994, 1998 e 2002
Melhor participação: segundo lugar em 1994 e 1998
Os convocados
Pivô – Sasha Kaun (CSKA Moscou)
Pivô – Aleksey Savrasenko (CSKA Moscou)
Pivô – Nikita Morgunov (Lokomotiv Rostov)
Ala-pivô – Andrei Kirilenko (Utah Jazz)
Ala-pivô – Andrey Vorontsevich (CSKA Moscou)
Ala – Vitali Fridzon (Khimki)
Ala – Sergei Monia (Dynamo Moscou)
Ala-armador – Zakhar Pashutin (Spartak São Petesburgo)
Ala-armador – Viktor Keirou (CSKA Moscou)
Armador – Jon Robert Holden (CSKA Moscou)
Armador – Sergei Bykov (Dynamo Moscou)
Armador – Petr Samoylenko (Dynamo Moscou)
Onde a Rússia pode chegar?
A seleção russa pode ser uma surpresa e surpreender grandes como Grécia, Argentina, EUA. Com um jogo de muita força física, conseguiram se classificar no campeonato europeu, sem precisar disputar a repescagem no pré-olímpico mundial, o que já os credita como uma potência a ser batida. Mas eles não se classificaram somente. A Rússia foi a campeã, deixando para trás seleções como Lituânia, Sérvia, Grécia e a campeã mundial, Espanha. Por isso não se surpreenda se eles conseguirem uma medalha.
A caminhada da Rússia
A Rússia chega à Olimpíada como campeã do europeu de 2007, garantindo assim automaticamente um lugar na competição, sem precisar passar pelo pré-olímpico mundial. No europeu, a seleção pegou um grupo teoricamente difícil, com Israel, Grécia e Sérvia. Mesmo assim, passou em primeiro lugar, vencendo os três jogos sem muitas dificuldades. Na fase final, as vitórias foram sobre a França, Lituânia e a campeã mundial Espanha na final, garantindo o título da competição.
Destaque

O principal destaque e único jogador da seleção russa a atuar na NBA é o ala-pivô do Utah Jazz Andrei Kirilenko. O jogador começou muito bem na NBA, chegando a ser apontado como o novo comandante do Jazz após Stockton e Malone deixarem o time. Entretanto, uma lesão no pulso na temporada 2004-2005 fez com que ele ficasse muito tempo parado. Em 2007, ajudou a seleção russa na conquista do europeu, sendo o cestinha da equipe com média de dezoito pontos. Além disso, suas belas atuações fizeram com que ele ficasse com o título de MVP do campeonato.
Publicado em 29/07/2008, em Pequim 2008. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1