Pequim 2008 – Croácia

Croácia

Aqueles que acompanharam o cenário do basquete internacional recentemente conheceram bem a seleção da Croácia, pois ela disputou o torneio de Acrópolis e o Pré-olímpico mundial. Neste campeonato, aliás, os croatas fizeram uma campanha irretocável, se classificando sem maiores dificuldades para os Jogos Olímpicos de Pequim. A seleção é relativamente nova; disputa campeonatos apenas desde 1992, uma vez que a Croácia antes fazia parte da extinta Ioguslávia. Ausentes nas últimas duas olimpíadas, os croatas tentarão fazer bonito esse ano na China.

Participações em Olimpíadas: 1992, 1996 e 2008.

Melhor participação: segundo lugar em 1992

Grandes feitos no basquete: terceiro lugar nos campeonatos europeus de 1993 e 1995

Participações em Mundiais: 1994

Melhor participação: terceiro lugar em 1994

Os convocados

Pivô – Stanko Barac (TAU Ceramica – ESP)

Pivô – Sandro Bicevic (Besiktas Cola Turka – TUR)

Ala-pivô – Marko Banic (CB Bilbao Berri – ESP)

Ala-pivô – Nikola Prkacin (Cibona Zagreb – CRO)

Ala-pivô – Kresimir Loncar (Lokomotiv Rostov – RUS)

Ala – Damir Markota (Zalgiris Kaunas – LIT)

Ala-armador – Marko Thomas (Real Madrid – ESP)

Ala-armador – Zoran Planinic (CSKA Moscow – RUS)

Ala-armador – Marin Rozic (KK Cibona – CRO)

Armador – Roko Ukic (Toronto Raptors – CAN)

Armador – Davor Kus (CB Málaga – ESP)

Armador – Marko Popovic (BC Zalgiris – LIT)

Onde a Croácia pode chegar?

O fato de todos os jogadores dessa seleção atuarem em países europeus dá a equipe a experiência internacional necessária para uma competição como os Jogos Olímpicos. Porém, brigar por uma medalha em uma competição que conta com Estados Unidos, Argentina e Espanha, entre outros, é sonhar um pouco alto demais; mas acredito que a Croácia pode fazer bonito em Pequim.

A caminhada da Croácia

O sexto lugar obtido pela Croácia no último campeonato europeu de basquete não garantiu a vaga em Pequim, mas permitiu que a seleção disputasse o Pré-olímpico mundial. Os croatas então sobraram na competição; terminaram a fase de grupos em primeiro, sem dificuldades, à frente de Porto Rico e Camarões. Nas quartas, vitória sobre o Canadá, e, nas semi, classificação garantida frente aos alemães.

Destaque

Mesmo com o jogo essencialmente coletivo da Croácia e com a boa distribuição de pontos da equipe, o ala-armador Marko Thomas, de 28 anos, conseguiu se destacar no último Pré-olímpico mundial, obtendo médias de 17 pontos e 3 rebotes por jogo. Thomas é jogador da equipe espanhola do Real Madrid, mas na última temporada atuou emprestado na também espanhola equipe Fuenlabrada, que terminou a última Liga ACB na 13ª posição.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 26/07/2008, em Pequim 2008. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.