Arquivo diário: 01/08/2020
Spurs (28-36) x Kings (28-37) – Sonhos e planos
129×120
O San Antonio Spurs voltou às quadras exatamente do jeito que sua torcida queria. Nessa sexta-feira (31), em seu primeiro jogo oficial na bolha montada em Orlando para a retomada da NBA, a equipe texana venceu o Sacramento Kings por 129 a 120. Os jovens mostraram potencial para que se sonhe com um futuro melhor, e os veteranos ajudaram a garantir o triunfo e manter vivo o plano de ir aos playoffs. Vamos, a seguir, aos destaques do confronto.
Derrick White se destacou contra o Kings (Reprodução/twitter.com/spurs)
A base vem forte
Gregg Popovich disse que sua prioridade na bolha de Orlando era desenvolver os jovens jogadores. Pelo menos no que se pôde ver na reestreia, o técnico pretende cumprir a promessa. Sem contar com os machucados Patty Mills, Bryn Forbes, Trey Lyles e LaMarcus Aldridge, o treinador deu grande minutagem para prospectos do elenco. Keldon Johnson, por exemplo, jogou 30 minutos, seu recorde na temporada, e Quinndary Weatherspoon disputou sua quarta partida oficial na NBA. A tendência deve continuar nos próximos compromissos, já que Marco Belinelli deixou a quadra machucado e pode engrossar a lista de desfalques.
Protagonista
Entre os jovens, o destaque foi Derrick White. O armador registrou 26 pontos, oito rebotes e cinco assistências em 34 minutos. Com ele em quadra, o Spurs fez 19 pontos a mais do que levou, melhor marca entre todos os jogadores da equipe que entraram em ação.
“Ele expandiu seu jogo. Ele é um dos nossos melhores defensores. Talvez até o melhor. Ele contesta arremessos de três, cava faltas de ataque. Ele realmente se tornou um bom jogador”, elogiou Pop, após a partida, segundo reportagem da emissora americana ESPN.
O jeito que White se doou à defesa realmente chamou atenção. O armador cavou cinco faltas de ataque e, em uma delas, perdeu parte do dente ao levar trombada do pivô adversário Richaun Holmes.
“É difícil para um treinador dizer ‘não cave essa falta’. Ele é um adulto. Ele vai ficar bem”, disse Pop.
“Tenho certeza de que ele pode comprar dentes novos”, brincou DeMar DeRozan.
Ajuda veterana
Por falar em DeRozan, os jovens não foram as únicas boas notícias do Spurs na partida. O ala-armador, por exemplo, marcou 17 dos seus 27 pontos no último quarto, ajudando a garantir o triunfo. Ele foi o cestinha do alvinegro na partida e ainda contribuiu com dez assistências e cinco rebotes.
“Ele entende as partes importantes do jogo. Ele as sente”, exaltou Pop.
Rudy Gay, com 19 pontos e oito rebotes vindo do banco, também foi importante para o resultado, especialmente convertendo bolas de três em momentos em que o Kings ameaçava assumir o controle do jogo.
Vozes importantes
Antes da partida, Gregg Popovich e Becky Hammon chamaram atenção por participarem apenas parcialmente do protesto contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos. O treinador e a assistente usaram a camisa que diz “Vidas negras importam”, mas não se ajoelharam durante a execução do hino nacional americano como os jogadores do Spurs fizeram.
“Todo mundo tem que tomar uma decisão pessoal. A liga tem sido ótima em relação a isso. Todo mundo tem a liberdade de agir como quiser. Quaisquer que sejam meus motivos, agi da maneria que quis”, afirmou Pop.
DeRozan saiu em defesa do treinador e de Hammon após a vitória.
“Foi tudo feito com o lado positivo do coração deles. Do mesmo jeito que a gente ajoelhou. Não tire nada deles. O Pop se posiciona. Sobre Becky, ela está lá na linha de frente lutando por igualdade”, declarou.
Destaques da partida
San Antonio Spurs
DeMar DeRozan – 27 pontos, 10 assistências e 5 rebotes
Derrick White – 26 pontos, 8 rebotes e 5 assistências
Rudy Gay – 19 pontos e 8 rebotes
Lonnie Walker – 16 pontos, 4 assistências e 3 rebotes
Dejounte Murray – 11 pontos, 4 assistências e 4 rebotes
Sacramento Kings
De’Aron Fox – 39 pontos, 6 assistências e 3 rebotes
Bodgan Bogdanovic – 24 pontos e 2 roubos de bola
Nemanja Bjelica – 12 pontos, 5 rebotes e 2 roubos de bola
Harrison Barnes – 10 pontos, 7 rebotes e 2 roubos de bola
Richaun Holmes – 10 pontos e 6 rebotes
Kent Bazemore – 8 pontos, 11 rebotes, 5 assistências e 2 roubos de bola
