Arquivo diário: 08/05/2017
Spurs (2) @ Rockets (2) – A chuva

104×125
O San Antonio Spurs esteve novamente no Toyota Center, dessa vez para a quarta partida da série válida pelas semifinais da Conferência Oeste, contra o Houston Rockets, nesse domingo (7), e saiu derrotado pelo placar de 125 a 104. Agora, com quatro jogos disputados, o confronto está empatado em 2 a 2. Vamos, a seguir, aos destaques do confronto.

Spurs não teve resposta para Harden (Bill Baptist/NBAE via Getty Images)
Chuva de três
Se existe algo que vem definindo a série é a quantidade de bolas de três acertadas pela equipe de James Harden. Enquanto na primeira partida e na quarta o Rockets acertou 44,1% dos tiros do perímetro e venceu com folga, em contrapartida nos jogos 2 e 3 o time de Houston converteu 31,6% e foi derrotado com facilidade. O termômetro da semifinal do Oeste é o número de tiros de longa distância que os comandados de Mike D’Antoni acertam. Nesse domingo, foram 19 cestas do tipo, contra apenas sete do alvinegro de San Antonio.

Simmons se destacou (Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images)
Transição defensiva
“Se você tivesse visto clipes da nossa transição defensiva, você teria trocado todos os jogadores e me demitido”. Essa foi a frase de Gregg Popovich ao ser questionado sobre a atuação de sua equipe após o jogo. Cometendo muitos turnovers e não recompondo defensivamente da maneira correta, o Spurs sofreu com a correria e com os passes em transição do Rockets, que mantinha a desorganizada defesa alvinegra correndo atrás da bola no perímetro até encontrar um jogador mais livre para o arremesso.
Banco por banco
Se existe algo que o Spurs geralmente pode se orgulhar é de seu banco, um dos melhores da liga. Muitas partidas da equipe são vencidas com atuações de Patty Mills, Manu Ginobili ou de algum outro reserva, como Jonathon Simmons. Entretanto, o Rockets vem mostrando que sua segunda unidade não fica atrás, principalmente na produção ofensiva.
Enquanto, na série, em quatro jogos, o banco alvinegro manteve média de 41,5 pontos por exibição, o do rival registra 35, diferença de só 6,5 pontos por duelo. Com Nenê, Lou Williams e Eric Gordon, os dois últimos bons arremessadores do perímetro, o ritmo ofensivo é mantido mesmo quando James Harden descansa, principalmente nas bolas de três.
Próximo compromisso
O Spurs volta a jogar nesta terça-feira (09), em casa, pelo quinto jogo da série.
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Jonathon Simmons – 17 pontos e 4 rebotes
Kawhi Leonard – 16 pontos, 6 rebotes e 4 assistências
LaMarcus Aldridge – 16 pontos e 5 rebotes
Patty Mills – 10 pontos e 5 assistências
Houston Rockets
James Harden – 28 pontos, 12 assistências e 5 rebotes
Eric Gordon – 22 pontos
Trevor Ariza – 16 pontos, 6 rebotes e 5 assistências
Ryan Anderson – 13 pontos e 4 rebotes
