Arquivo diário: 20/04/2016
Spurs (2) vs Grizzlies (0) – Partiu Tennessee!
94×68
Após vencer o primeiro duelo com o Memphis Grizzlies da série, válida pela primeira fase dos playoffs da Conferência Oeste, o San Antonio Spurs ratificou seu favoritismo ao ganhar também o segundo confronto, noite dessa terça-feira (19), pelo placar de 94 a 68. Agora, os comandados de Gregg Popovich viajam até o Tennessee para jogar, ao menos, mais duas vezes na casa do oponente. Confira abaixo o que de melhor aconteceu no segundo jogo:

Mills, West e Diaw ganharam alguns minutos em quadra (NBA/Getty Images)
Superioridade comprovada
Não é difícil falar sobre a partida dessa terça. Foi o forte elenco dos Spurs contra o catadão dos Grizzlies. Enquanto o time texano tem fortes peças e reposições à altura, com encaixe perfeito à filosofia adotada por Popovich, os adversários possuem um plantel que mostra justamente o oposto de tudo o que o de San Antonio desfruta. É uma equipe organizada contra uma que correu atrás do placar o jogo todo. Coletivo x individual. E é isso o que ilustra justamente a ampla vantagem sobre o oponente. Prova disso foia defesa sólida. Ao fim do primeiro quarto de partida, os visitantes haviam anotado apenas 11 pontos, o que ficaria entre as menores pontuações sofridas pelo alvinegro em uma parcial na temporada regular.
Enquanto o Grizzlies ainda tenta se recompor após perder peças importantes, como Mike Conley e Marc Gasol, para o departamento médico, o Spurs tem suplentes competentes e cirúrgicos para a maioria das situações. Patty Mills, por exemplo, ficou um bom tempo em quadra e jogando muito bem, por sinal, enquanto Tony Parker descansava no banco. O mesmo aconteceu com David West no lugar de Tim Duncan. No opoente, foi chamado Jordan Farmar para o lugar seu astro lesionado. O suplente é um armador que nem na NBA estava e que é responsável por organizar o ataque enquanto ainda se readapta ao nível da liga.
Cogitar uma varrida de 4 a 0 dos texanos é loucura? Claro que não. Resta agora ao Grizzlies contar com a força do fator casa para tentar levar certa vantagem em cima do Spurs. As equipes voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, às 22h30 (de Brasília).

Martin foi um dos destaques com dez pontos (NBA/Getty Images)
Fazendo história
Quem acha que Tim Duncan ainda não quebrou recordes demais em sua vitoriosa carreira está enganado. O ala-pivô chegou ao número de 344 partidas de playoffs disputadas. Tal número faz do astro o terceiro atleta que mais disputou a pós-temporada. Caso atue no jogo 3 da série contra os Grizzlies, The Big Fundamental irá igualar a marca do segundo colocado. Porém, o fato de ter estado em quadra não quer dizer que tenha feito um bom jogo. O veterano atuou por 26 minutos e somou apenas três pontos, nove rebotes e quatro assistências.
Outro que também garantiu (mais ainda) seu nome entre um dos maiores jogadores dos Spurs de todos os tempos foi Manu Ginobili. O argentino chegou à marca de 189 jogos em playoffs, igualando a marca de ninguém menos do que Julius Erving, o Dr. J. O ala-armador da equipe de San Antonio esteve em quadra por 14 minutos e somou oito pontos.
Põe os caras, Pop
Como já mencionado antes, Mills ganhou um bom tempo de quadra enquanto Parker descansava. O armador australiano ficou em quadra por 19 minutos e foi o cestinha da partida com 16 pontos e duas assistências, sem falar no exímio aproveitamento nos chutes de três pontos, fator importante para manter a vantagem em diversos momentos.
Mas não é só de Mills que é feito o banco dos Spurs. Com o jogo praticamente ganho, Popovich acionou a “turma do terrão”, e eles não fizeram feio, não deixando a peteca cair no último quarto. Kevin Martin ilustra bem isso. O veterano, que chegou aos Spurs recentemente, vindo do Minnesota Timberwolves, atuou por 17 minutos e anotou dez pontos.
O banco é, depois da defesa, talvez a maior vantagem texana sobre os Grizzlies. Na noite desta terça, os suplentes da equipe de San Antonio foram responsáveis por 56 pontos, enquanto os reservas da equipe adversário anotaram ao todo 32.
Destaques da Partida
San Antonio Spurs
Patty Mills – 16 pontos e 2 assistências
Kawhi Leonard – 13 pontos, 2 rebotes e 2 roubos de bola
LaMarcus Aldridge – 10 pontos e 8 rebotes
Kevin Martin – dez pontos
Memphis Grizzlies
Tony Allen – 12 pontos e 3 rebotes
Zach Randolph – 11 pontos, 12 rebotes e 3 assistências

