Arquivo diário: 25/04/2015
Spurs (2) vs Clippers (1) – 39 anos, vitória e festa

100×73
Não deu para o Los Angeles Clippers. No primeiro jogo entre a equipe da Califórnia e o San Antonio Spurs no Texas nesta pós-temporada, os comandados de Gregg Popovich deram um show e massacraram o adversário, vencendo pelo placar de 100 a 73 e assumindo a liderança da série, disputada em melhor de sete jogos e válida pela primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Vamos ao que de melhor aconteceu na partida.

Aniversariante Tim Duncan fez a festa (Reprodução/nba.com/spurs)
39? Parece 29!
O jogo ocorreu na sexta-feira, mas aqui no Brasil terminou no sábado, então vale. O mito-ala-pivô Tim Duncan completa 39 anos de idade nesta data. Quase quatro décadas nas costas e ainda é âncora defensiva de um time que atropela adversários e se coloca sempre entre os favoritos. Na vitória sobre o Clippers, foram apenas quatro pontos, mas colaboração essencial com quatro assistências, além de ótimo posicionamento defensivo que rendeu sete rebotes e três tocos. Vida longa ao histórico craque da franquia de San Antonio!

Leonard se destacou de novo (Reprodução/nba.com/spurs)
39? O futuro já está aí!
Se Duncan está mais perto de sua aposentadoria a cada jogo que passa, o Spurs já sabe quem irá carregar o bastão. Foram 32 pontos (13-18 FG), três roubos de bola e dois bloqueios, além de quatro rebotes. Com você, o futuro. Com vocês, o atual MVP das Finais e Jogador de Defesa do Ano. Com vocês, Kawhi Leonard. Mais uma vez, o ala mostrou toda sua versatilidade ao variar a defesa em diversos adversários, além de assumir papel decisivo no ataque diante de uma atuação ofensiva abaixo da média do resto da equipe. O futuro, amigos, já chegou.
39? Não, só 12 mesmo. Preocupante…
Duncan foi ótimo na defesa, mas foi pouco acionado no ataque, com apenas seis arremessos tentados. Ok, trata-se da estratégia para não esbarrar em DeAndre Jordan, como ocorreu no primeiro jogo. Mas preocupa o fato de Tony Parker e Manu Ginobili terem somado somente oito pontos na partida desta sexta.
O francês foi bem mal, com 11 arremessos tentados e apenas três convertidos ao longo da partida contra o Clippers. Já o argentino atuou pouco tempo e fez apenas dois pontos no confronto, mas colaborou bem com seis rebotes, seis assistências e dois tocos. De qualquer modo, as estrelas – principalmente o armador – precisam entrar mais no jogo.
39? Queremos só 3, vai…
Com a vitória, o Spurs assume a liderança na série, abrindo 2 a 1 sobre os californianos. Fator ótimo, já que o Clippers terá que se jogar ao ataque para recuperar o mando de quadra roubado pelo alvinegro em Los Angeles. Se mantiver a intensidade defensiva da terceira partida, o time texano fecha a série facilmente. Com outra vitória, será só focar no próximo adversário, basicamente. E tem cheiro de foguete decolando rumo a San Antonio…
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Kawhi Leonard – 32 pontos, 4 rebotes, 3 roubos de bola e 2 bloqueios
Boris Diaw – 15 pontos
Danny Green – 11 pontos
Los Angeles Clippers
Blake Griffin – 14 pontos, 10 rebotes e 5 assistências
