Arquivo diário: 15/05/2014
Spurs (4) @ Blazers (1) – Que venham as finais

104×82
Na noite desta quarta-feira (14), o San Antonio Spurs recebeu o Portland Trail Blazers no AT&T Center e garantiu a vaga nas finais da Conferência Oeste ao vencer o jogo por 104 a 82. O time alvinegro agora espera pela decisão entre Los Angeles Clippers e Oklahoma City Thunder, que se encaram nesta quinta, na Califórnia. Vamos aos destaques da partida.

Aldridge e o Blazers não resistiram ao Spurs (NBAE/Getty Images)
Rest In Peace, Blazers
O Blazers se mostrou uma equipe forte ao terminar a temporada regular na quinta colocação da disputada Conferência Oeste e ao superar o Houston Rockets na primeira rodada dos playoffs. Porém, Damian Lillard, LaMarcus Aldridge e companhia não foram capazes de repetir a sequência de vitórias contra o segundo rival texano na pós-temporada. Conseguiram evitar um varrida, mas não seguraram o Spurs no AT&T Center. Danny Green e Kawhi Leonard foram os responsáveis pelo último prego no caixão dos visitantes.
O jogo começou até que equilibrado. As equipes trocavam pontos e chegou um momento em que o Blazers chegou a liderar o placar. Mesmo com a baixa de Tony Parker, que atuou por apenas dez minutos antes de deixar a quadra com dores musculares, o time texano mostrou superioridade e, o mais importante, que a defesa e as bolas de três voltaram a funcionar.

Green for three! (NBAE/Getty Images)
Leonard & Green
Os alas titulares do Spurs não desempenharam um bom papel no jogo 4 da série. Mas podemos dizer que eles se redimiram na noite do jogo 5. Os camisas #2 e #4, respectivamente, além da ótima defesa em cima dos jogadores do Blazers, foram os maiores pontuadores da partida. Leonard terminou o jogo com 22 pontos, sete rebotes e cinco roubos de bola, enquanto Green deixou a partida com 22 pontos e nove rebotes. Os dois alas fundamentais para o time e devem manter a boa atuação da partida para a franquia ter sucesso contra Clippers ou Thunder.
Sem Parker, sem problema!
Tony Parker, sem dúvida nenhuma, é fundamental para o tão desejado quinto título texano. Mas, na ausência do francês, também estamos bem representados. Patty Mills surpreendeu a todos nessa temporada e, no jogo 5, não foi diferente. O titular saiu de jogo no segundo quarto com dores na coxa esquerda e o australiano foi quem o substituiu.
O jogo alvinegro pode parecer mais lento por um momento, mas o camisa #8 consegue fazer bem o papel dele. Ele anotou 18 pontos e ainda contribuiu com três roubos de bola.
Parker declarou que os exames realizados na coxa revelaram apenas uma lesão grau 1, e não chega a ser preocupante. Além disso, o francês disse que está pronto para as finais do Oeste.
“Está tudo bem, não é ruim. Não é tão ruim quanto a que sofri nas finais do ano passado. Aquela era grau 2. Essa é grau 1. Então, eu devo estar bem para segunda”, disse o armador. Vale lembrar que, se o Thunder vencer o Clippers, o duelo começa na segunda. Caso os californianos forcem o jogo 7, a primeira partida das finais do Oeste será na quarta.
Descanso necessário
Levando em conta os sete jogos contra o Dallas Mavericks e logo em seguida enfrentar o Blazers, é mais do que justo que o Spurs ganhe um tempo de descanso. Isso é importante tanto para a recuperação de Parker, que vai ser fundamental em um duelo contra Chris Paul ou Russell Westbrook, como para os outros jogadores do elenco.
http://www.youtube.com/watch?v=kcGHcW4ADSY
Destaques da Partida
San Antonio Spurs
Kawhi Leonard – 22 pontos, 7 rebotes e 5 roubos de bola
Danny Green – 22 pontos e 9 rebotes
Patty Mills – 18 pontos e 3 assistências
Tim Duncan – 16 pontos, 8 rebotes e 3 assistências
Portland Trail Blazers
LaMarcus Aldridge – 21 pontos e 10 rebotes
Damian Lillard – 17 pontos e 10 assistências
Wesley Matthews – 14 pontos
