R.C. Buford é eleito o Executivo do Ano

Robert Canterbury Buford, ou apenas R.C. Buford, como é conhecido, foi eleito, nesta quarta-feira (7), o Executivo do Ano da NBA. O General Manager do San Antonio Spurs foi o mais votado em uma eleição realizada entre os dirigentes de todas as 30 franquias da liga norte-americana, e recebe pela primeira vez a premiação em sua carreira.

Buford é um dos responsáveis por manter o Spurs no topo (Garrett W. Ellwood/NBAE Getty Images)
Buford totalizou 58 pontos, recebendo nove votos para o primeiro lugar (que valem cinco pontos cada), três para o segundo três pontos cada), e quatro para o terceiro um ponto cada). O executivo texano ficou logo a frente de Ryan McDonough, do Phoenix Suns, segundo colocado com 47 pontos, e de Neil Olshey, do Portland Trail Blazers, terceiro com 34.
Esta é a terceira vez que um dirigente do Spurs leva o prêmio. Antes, Angelo Drossos foi vencedor na temporada 1977/1978, e Bob Bass faturou na temporada 1989/1990.

(Reprodução/aggman.com)
Há 23 anos na franquia de San Antonio, Buford passou por diversas funções e assumiu como General Manager em 2002. Desde então, o Spurs somou três títulos da NBA (2003, 2005 e 2007), um vice-campeonato (2013), jamais ficou fora dos playoffs e sempre realizou campanhas acima de 50 vitórias.
Há mais de uma década mantendo a equipe entre as mais bem ranqueadas da NBA, Buford tem como maior mérito a manutenção de uma base formada por Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan, com Gregg Popovich no comando, além de contratações quase sempre certeiras de coadjuvantes, como Robert Horry, Michael Finley, Fabrício Oberto, Danny Green e Boris Diaw. No Draft, também conseguiu sucesso em diversas ocasiões mesmo com escolhas baixas, como Tiago Splitter (28ª escolha em 2007), George Hill (26ª em 2008) e Kawhi Leonard (15ª em 2011).
Na temporada 2013/2014, Buford renovou os contratos de Tiago Splitter (36 milhões de dólares por quatro temporadas) e Manu Ginobili (14 milhões por duas temporadas), e viabilizou as contratações de Marco Belinelli (5,6 milhões por duas temporadas) e Jeff Ayres (3,5 milhões por duas temporadas). No dia da data limite para trocas, negociou o armador francês Nando De Colo com o Toronto Raptors, recebendo o ala Austin Daye. Dono da melhor campanha da NBA na temporada regular (62 vitórias e 20 derrotas), o Spurs possui apenas a 20ª maior folha salarial da liga, com 63,1 milhões de dólares, segundo números do site Hoopshype.
Publicado em 07/05/2014, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Pingback: Buford é eleito o executivo do ano | Spurs Brasil