Spurs é pioneiro no uso de nova tecnologia

De acordo com reportagem do site americano Project Spurs, o San Antonio Spurs se tornou a primeira equipe da NBA a usar o OptimEye em uma partida de basquete – mais especificamente durante a Summer League de Las Vegas deste ano. O aparato tecnológico é utilizado para otimizar o desempenho dos jogadores e minimizar o risco de contusões.

Spurs usou a tecnologia durante a Summer League (Ben Hunt/spurs.com)

O site oficial da NBA traz uma explicação detalhada do OptimEye. O dispositivo é utilizado nas costas dos jogadores, entre os dois ombros, e é capaz de armazenar dados de todos os movimentos feitos durante uma partida. Ele também permite que esse material seja transferido para computadores para análise da comissão técnica.

Além disso, quando utilizado durante treinos, o OptimEye pode ser usado para, por meio de análise das condições físicas de um jogador, detectar quando um atleta está mais vulnerável a lesões e, deste modo, diminuir sua carga de trabalhos.

Apesar de ser usado por várias ligas esportivas ao redor do planeta, o OptimEye ainda precisa de autorização da NBA para poder ser utilizado em jogos oficiais da liga americana.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 21/08/2013, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Acho que o Spurs sempre foi o time que mais cuida da saúde dos atletas. Muito bom isso, se puder ajudar o Timmy a ter outra temporada brilhante como ano passado, temos chances de ver o Heat nas Finais de novo.

  1. Pingback: Spurs, Hawks e a tecnologia no basquete | Spurs Brasil

  2. Pingback: Temporada 2013/2014 traz a revolução analítica na NBA | LANCE! Livre

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.