Arquivo diário: 21/04/2013
Spurs (1) vs Lakers (0) – Com o pé direito

91×79
A pós-temporada de 2013 começou bem para o San Antonio Spurs. Neste domingo (21), a franquia texana recebeu o Los Angeles Lakers e venceu o adversário por 91 a 79, no primeiro jogo da série, válida pela primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste. Confira, a seguir, o que de mais importante aconteceu na partida.
Começou bem! (D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images)
Brilho do Big Three
A principal preocupação dos torcedores do Spurs antes do início dos playoffs era em relação à condição física de Tony Parker e Manu Ginobili. Porém, contra o Lakers, os dois mostraram que estão prontos para a fase decisiva. O francês, bem marcado por Steve Blake, até começou mal, acertando somente três dos 12 primeiros arremessos de quadra que tentou. Porém, aos poucos, o armador foi entrando no jogo e converteu cinco de seus últimos nove tiros, terminando a partida com 18 pontos e sendo um dos cestinhas da equipe. O outro foi justamente o argentino, que se mostrou calibrado e marcou 18 pontos em apenas 19 minutos!
Além deles, Tim Duncan exibiu o talento de sempre para brilhar embaixo da cesta. Mesmo jogando contra Pau Gasol e Dwight Howard, o ala-pivô deixou a quadra com 17 pontos, dez rebotes e três roubadas de bola.
Splitter ajudou a marcar D12 (D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images)
Batalha no garrafão
Dwight Howard terminou o jogo com 20 pontos e 15 rebotes. Pau Gasol, com 16 pontos e 16 rebotes. Mesmo assim, é possível dizer que o Spurs fez um bom trabalho ao defender o forte garrafão do Lakers. Pop fez um ajuste tático em relação aos jogos da temporada regular e deslocou Tiago Splitter para marcar o Superman, o que, pelo menos neste jogo, deu certo. O time texano terminou o jogo com 43 ressaltos, apenas um a menos do que os visitantes. Grande parte disso se deve à dedicação de Kawhi Leonard, que foi o líder dos donos da casa no fundamento com 11.
Segunda unidade
Mesmo com o desfalque de Kobe Bryant, o Los Angeles Lakers tem um quinteto titular de respeito. Por outro lado, o banco se mostrou um ponto fraco nesta primeira partida da série. Os visitantes conseguiram apenas dez pontos de seus reservas, contra 40 do Spurs.
Mesmo sem contar com a produção de Ginobili, os mandantes venceram o “duelo de coadjuvantes” por 22 a 10. E vale lembrar que a segunda unidade do time texano pode ficar ainda mais forte quando Tracy McGrady estrear – na partida de domingo, o ala-armador esteve entre os inativos, ao lado do contundido Boris Diaw.
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Tony Parker – 18 pontos, 8 assistências, 3 rebotes e 3 roubadas de bola
Manu Ginobili – 18 pontos, 3 assistências e 2 roubadas de bola
Tim Duncan – 17 pontos, 10 rebotes e 3 roubadas de bola
Matt Bonner – 10 pontos e 5 rebotes
Los Angeles Lakers
Dwight Howard – 20 pontos, 15 rebotes e 2 tocos
Pau Gasol – 16 pontos, 16 rebotes, 6 assistências e 2 roubadas de bola
Steve Nash – 16 pontos e 3 assistências
Spurs (0) vs Lakers (0) – Primeira rodada dos playoffs

San Antonio Spurs vs Los Angeles Lakers – Primeira rodada dos playoffs
Data: 21/04/2013
Horário: 16h30 (Horário de Brasília)
Local: AT&T Center
Na TV: SPORTS+
Cotação no Apostas Online: Spurs 1,23 (favorito) vs Lakers 4,25
Neste domingo, o San Antonio Spurs, em casa, faz sua estreia na série contra o Los Angeles Lakers, válida pela primeira rodada dos playoffs. Apesar de ter concluído a temporada com a vice-liderança da Conferência Oeste, a equipe texana terminou o campeonato aos trancos e barrancos, e a condição física de Tony Parker e de Manu Ginobili é uma grande interrogação. Também é duvidosa é a presença de Tracy McGrady, que foi contratado recentemente e ainda não estreou. A única certeza é o desfalque do lesionado Boris Diaw. Pelos angelinos, Kobe Bryant e Jordan Hill, machucados, estão fora, enquanto Steve Nash é dúvida.


PG – Tony Parker
SG – Danny Green
SF – Kawhi Leonard
PF – Tim Duncan
C – Tiago Splitter
Fique de Olho – Contra um garrafão forte como o do Lakers, Tiago Splitter será importante para limitar Pau Gasol e para combater Dwight Howard durante o descanso de Tim Duncan. Na temporada, suas médias foram de 10,3 pontos e 6,4 rebotes por exibição. Contra os angelinos, esses números subiram para 11,3 pontos e 11 rebotes por partida.


PG – Steve Nash/Steve Blake
SG – Jodie Meeks
SF – Metta World Peace
PF – Pau Gasol
C – Dwight Howard
Fique de Olho – A possível presença de Steve Nash pode alterar o jogo de diferentes maneiras. O criativo armador pode colocar a já imponente dupla de garrafão do Lakers em boa situação com maior facilidade. Por outro lado, ver o canadense marcando Tony Parker pode ser uma boa notícia para a torcida do Spurs.
