Dois dos lados da quadra
As 16 vitórias que o San Antonio Spurs conquistou nos últimos 18 jogos fizeram com que até mesmo aqueles que acreditam fortemente que Miami Heat e Oklahoma City Thunder voltarão a disputar o título da NBA passassem a incluir a equipe texana na lista de favoritas. Para passar a figurar de vez entre as potências da temporada, o alvinegro texano, dono da melhor campanha da liga, chegou a um equilíbrio raro, com excelência ofensiva e eficiência defensiva. Um equilíbrio que promete entrar para a história do basquete.

Os comandantes do eficiente Spurs (Rocky Widner/NBAE/Getty)
Na temporada passada, o Spurs chegou a vinte vitórias seguidas jogando um basquete envolvente no ataque, com muita movimentação de bola, que encantou a NBA. No entanto, a derrota para o Thunder na final da Conferência Oeste mostrou a inabilidade que o time texano tinha na defesa, principalmente para proteger o garrafão das infiltrações de Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden, hoje no Houston Rockets. Cabia ao treinador Gregg Popovich tentar soluções antes do início da temporada.
Observando o time jogar agora, não é segredo para ninguém que Pop conseguiu revolucionar a marcação do Spurs. Com alguns ajustes – entre eles, a promoção do pivô brasileiro Tiago Splitter ao quinteto titular -, a franquia de San Antonio agora está na elite defensiva da NBA. Mas o principal mérito do treinador foi transformar sua equipe sem perder a eficiência nos contra-golpes e a movimentação de bola no ataque que viraram marca registrada.
De acordo com levantamento feito por John Schuhmann no site oficial da NBA, o time texano tem a terceira melhor defesa e o quarto melhor ataque da temporada (as estatísticas não incluem a derrota para o Golden State Warriors). Desde 2000, somente outros nove times conseguiram ficar entre os cinco melhores dos dois lados da quadra e dois deles acabaram campeões: o Los Angeles Lakers, em 2009, e, pasmem, o Spurs em 2007.
Está longe de ser fácil conseguir este equilíbrio. Basta ver que as duas melhores defesas da liga estão em times com ataque pouco eficientes: o Indiana Pacers, líder, é apenas a 21ª equipe que mais marca pontos na NBA. O Memphis Grizzlies, que aparece na sequência, tem a 19ª maior produção da liga.
Nas últimas 14 temporadas, somente duas equipes que não estavam no top 10 tanto na defesa quanto no ataque foram campeãs da NBA. O Spurs foi além, figurando entre as quatro melhores nos dois fundamentos. Ainda vale lembrar que, com o fim da Rodeo Road Trip se aproximando, o time texano fará apenas oito de suas últimas 25 partidas fora de casa, tendo a chance de melhorar ainda mais seus números atuando em seus domínios. Pintou um favorito?
Publicado em 23/02/2013, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.


Deixe um comentário
Comentários 1