Dois dos lados da quadra

As 16 vitórias que o San Antonio Spurs conquistou nos últimos 18 jogos fizeram com que até mesmo aqueles que acreditam fortemente que Miami Heat e Oklahoma City Thunder voltarão a disputar o título da NBA passassem a incluir a equipe texana na lista de favoritas. Para passar a figurar de vez entre as potências da temporada, o alvinegro texano, dono da melhor campanha da liga, chegou a um equilíbrio raro, com excelência ofensiva e eficiência defensiva. Um equilíbrio que promete entrar para a história do basquete.

Os comandantes do eficiente Spurs (Rocky Widner/NBAE/Getty)

Na temporada passada, o Spurs chegou a vinte vitórias seguidas jogando um basquete envolvente no ataque, com muita movimentação de bola, que encantou a NBA. No entanto, a derrota para o Thunder na final da Conferência Oeste mostrou a inabilidade que o time texano tinha na defesa, principalmente para proteger o garrafão das infiltrações de Kevin Durant, Russell Westbrook e James Harden, hoje no Houston Rockets. Cabia ao treinador Gregg Popovich tentar soluções antes do início da temporada.

Observando o time jogar agora, não é segredo para ninguém que Pop conseguiu revolucionar a marcação do Spurs. Com alguns ajustes – entre eles, a promoção do pivô brasileiro Tiago Splitter ao quinteto titular -, a franquia de San Antonio agora está na elite defensiva da NBA. Mas o principal mérito do treinador foi transformar sua equipe sem perder a eficiência nos contra-golpes e a movimentação de bola no ataque que viraram marca registrada.

De acordo com levantamento feito por John Schuhmann no site oficial da NBA, o time texano tem a terceira melhor defesa e o quarto melhor ataque da temporada (as estatísticas não incluem a derrota para o Golden State Warriors). Desde 2000, somente outros nove times conseguiram ficar entre os cinco melhores dos dois lados da quadra e dois deles acabaram campeões: o Los Angeles Lakers, em 2009, e, pasmem, o Spurs em 2007.

Está longe de ser fácil conseguir este equilíbrio. Basta ver que as duas melhores defesas da liga estão em times com ataque pouco eficientes: o Indiana Pacers, líder, é apenas a 21ª equipe que mais marca pontos na NBA. O Memphis Grizzlies, que aparece na sequência, tem a 19ª maior produção da liga.

Nas últimas 14 temporadas, somente duas equipes que não estavam no top 10 tanto na defesa quanto no ataque foram campeãs da NBA. O Spurs foi além, figurando entre as quatro melhores nos dois fundamentos. Ainda vale lembrar que, com o fim da Rodeo Road Trip se aproximando, o time texano fará apenas oito de suas últimas 25 partidas fora de casa, tendo a chance de melhorar ainda mais seus números atuando em seus domínios. Pintou um favorito?

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 23/02/2013, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.