Spurs (26-9) @ Knicks (22-10) – Nada a comemorar

83×100
Um dia após vencer o Milwaukee Bucks, fora de casa, o San Antonio Spurs partiu para o segundo jogo de seu primeiro back-to-back de 2013, desta vez para encarar o New York Knicks, no Madison Square Garden. E os texanos parecem ter sentido o desgaste da viagem e, com uma apresentação muito abaixo da média, acabaram facilmente derrotados pelo adversário nesta quinta-feira (3), pelo placar de 100 a 83.

Uma imagem que resume a noite (S. Butler/NBAE/Getty)
Noite para esquecer
O péssimo aproveitamento nos arremessos de quadra foi o fator fundamental para a derrota. Os texanos acertaram apenas 36,4% de seus tiros no geral e somente 26,5% nas bolas de 3 pontos, contra 47,6% e 44,4% do rival, respectivamente. Mas não foi só neste fundamento que os visitantes ficaram atrás. Em todas as estatísticas, exceto nos lances livres, o Spurs levou desvantagem: 48 a 35 nos rebotes; 26 a 14 nas assistências; 10 a 8 nos roubos de bolas; 12 a 13 nos desperdícios. O único empate foi em tocos, 5 a 5. Não tinha mesmo como vencer.

De pouco adiantaram as investidas de Tony Parker diante do New York Knicks (S. Butler/NBAE/Getty)
Big Three apagado
Se no duelo de quarta, contra o Bucks, o Big Three de San Antonio estava inspirado, não se pode dizer a mesma coisa do confronto diante dos Knicks. O trio de estrelas, assim como outras peças do elenco, parece ter sentido o peso da maratona de jogos e pouco produziu. Com os coadjuvantes em dia tímido e com os principais jogadores do Spurs apagados, ficou fácil para os nova-iorquinos dominarem a partida.
Capitão no estaleiro
A noite não era mesmo do Spurs. Em um lance um tanto quanto bizarro, a equipe perdeu Stephen Jackson ainda no primeiro quarto. Após um arremesso de 3 pontos na zona morta, restando 3:23 para o fim do período, o ala deu um passo para atrás ao notar a aproximação de Amar’e Stoudemire, que corria na tentativa de contestar seu chute. Mas o Capitão tropeçou em uma garçonete que trabalhava a beira da quadra, próximo de onde estava sentado o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Com o incidente, o camisa #3 sofreu uma torção no tornozelo direito e não retornou mais. Ainda não se sabe a gravidade da lesão.
Novato?
Aos 35 anos, Pablo Prigioni é o mais velho novato da NBA nos últimos 40 anos. Parece estranho um jogador a esta altura da carreira, em que teoricamente está em decadência, receber uma oportunidade na principal liga de basquete do mundo. Mas o argentino não vem decepcionando na Big Apple e foi um dos comandantes da vitória dos Knicks. Com nove assistências – uma delas para uma espetacular ponte aérea de J.R. Smith – Prigioni alcançou sua maior marca no fundamento desde a estreia. Além disso, colaborou com seis pontos e foi fundamental na defesa com três roubos de bola em 27 minutos jogados. Parece que ele não foi um bom anfitrião para o conterrâneo e amigo Manu Ginobili.
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Gary Neal – 12 pontos
Tim Duncan – 11 pontos e 6 rebotes
Tony Parker – 11 pontos e 6 assistências
New York Knicks
Carmelo Anthony – 23 pontos e 8 rebotes
J.R. Smith – 20 pontos e 5 rebotes
Steve Novak – 15 pontos (5-7 3 PT)
Publicado em 04/01/2013, em Resumo de Jogos e marcado como New York Knicks, Pablo Prigioni. Adicione o link aos favoritos. 20 Comentários.

Foi realmente um jogo estranho, ninguém estava acertando! talvez uma consequência da boa defesa deles.
Bonner 0-6 no total, com 0-5 da linha de três. Mito!
Neal é um lixo, assim como o diaw e blair, tiago nulo no ataque! precisamos de um pivo urgente (e mais minutos para o de colo)
De Colo em 9 minutos 4 – 4 FG
Neal em 23 minutos 3 – 11.
Tranquilo pessoal, nada de exaltações. Jogo meio que marcado pra derrota, um back-to-back contra um time forte de outra conferência é o tipo de jogo que você não deve esperar vencer mesmo.
De positivo, a chuva de tocos que demos no Stoudemire pra ele lembrar o gosto ruim de jogar contra o Spurs, apesar de ter vencido o jogo.
Outro ponto positivo é que nosso turnovers, tanto nesse jogo como na temporada estão diminuindo, e isso porque Neal conseguiu ter duas bolas roubadas praticamente em seguida pelo Prigioni.
Os erros nos chutes, em bandejas fáceis perdidas por Tiago e Manu, afobação de alguns jogadores, além da bizzarra atuação de Neal não me preocupam. Não tenho e não vou procurar nenhum culpado (jogador ou treinador) por uma derrota contra o Knicks no MSG, não nessa temporada.
A única coisa que me preocupa é a derrota mais uma vez na guerra pelos rebotes. Nossa defesa física (contestação de chutes) está melhorando, principalmente a defesa interior nesse quesito, mas se não pegarmos mais rebotes a coisa vai começar a ficar complicada. O Knicks teve 10 rebotes de ataque, e isso é um absurdo pra um time que chuta tanto de três pontos.
Sempre quando o spurs perde nao é motivo de preocupaçao! só que o unico candidato ao titulo que nós vencemos foi o okc no segundo jogo da temporada! de resto perdemos 2 para clippers, knicks(uma surra), 1 lavada do okc … tenho preocupaçao sim com o time e sua dificuldade em jogos mais pegados e fisicos(como sao os offs) sem contar o lixo do neal
Vou começar pelo fim: ‘o lixo do Neal’ é o jogador que o trenador do time (há mais de 15 anos no cargo, 15 playoffs seguidos, dono de 4 anéis, com vários prêmios de coach of the year e que levou nosso Spurs a ser considerado a franquia da década entre TODOS os esportes americanos) está preparando pra ser o jogador que virá do banco de reservas para ajudar o time quando as opções principais falharem (Big 3 + Danny Green). É o cara que vai controlar o ritmo do time nos playoffs quando Parker e Manu tiverem que descansar. E é o cara que vai chutar aquela bola que o Derek Fisher chutou contra nós a 0.6 segundos do final no jogo 5 em 2004, quando O’Neal e Kobe estavam desgraçadamente marcados.
Se você está preocupado porque um time que joga cadenciado e sabe o que fazer com a bola perdeu do Knicks no MSG no 4º jogo em 5 dias, no segundo jogo de um back-to-back, ou porque perdemos do Clippers ou OKC, então não vou argumentar mais nada com um adolescente que não conhece a história da franquia.
Derrota natural. Nem lembro mais qual foi a ultima vitoria do spurs no msq
Só fico desapontado pelo fato da equipe errar tanto . Muitos erros
Desde quando o neal controla o jogo? Agora nao posso achar ele um lixo pq o pop usa ele, ou pq tu gosta dele? Se tu nao quer argumentar problema é teu nao to nem ai pra tua opiniao cara, tu acha que é o sabichao! kkkkkkk e quanto ao adolescente se 22 anos na cara é ser adolescente entao tudo bem eu sou (eu conheço muito bem a historia da franquia nao preciso da tua opiniao) !
Ui! Não tá nem aí mesmo pra minha opinião? Puxa vida, quão adulto você é pra ter uma convicção impressionante assim. Meus parabéns.
Onde eu disse que o Neal controla o jogo? Analfabetismo funcional seu danadinho, fazendo suas vítimas por aí, não é?
Andei pensando e é isso ai mesmo. Spurs é time pra bater nos fracos. Contra os considerados postulantes ao título, só ganhamos uma partida até agora, que foi contra o Thunder e perdemos outras.
Perdemos contra todos os outros times mais fortes.
Não existe chance desse grupo conquistar o anel. Foda torcer assim.
Faz muitas temporadas que nosso time sofre com o mesmo problema de garrafão e ele não é corrigido, varzea isso.
Aqui nesse blog estão sempre puxando o saco, tá na hora de mandar a real pessoal, o time é uma droga que se destaca vencendo os fracos, mas sempre que enfrente um forte disposto a nos vencer, acaba perdendo.
Quanto teremos um pivo? Já passou da hora? Cadê a franquia que se orgulha de trabalhar muito bem, mesmo sem os olofortes de alguns rivais como o Lakers? Muito bla bla bla.
Gary Neal é o marcelinho machado do Spurs, câncer total.
Bonner? esse deve ser bom moço e ter um caso com alguma filha, neta ou sobrinha do Pop, inacredivel ele continuar no elenco.
E quanto ao Leonard, tá na hora de parar de babar tanto por um jogador tão meia boca.
Estou exagerando? Não, nenhum pouco. Essa é nossa realidade.
Spurs é time de temporada regular, vai perder pro primeiro que apareça nos offs.
Concordo em partes
Vou usar o seu argumento. Temporada regular é muito diferente de playoff. Acontecem coisas estranhas, e o objetivo principal de alguns times não é somente vencer, mas preparar o time pro mata-mata.
Vamos ver o Knicks: ganham duas da gente, duas do Heat, e mais um monte de times fortes. Perderam do Sacramento.
Clippers ganhou duas da gente, e mais um monte de jogos difíceis, 17 seguidos, e perdeu duas seguidas também, pra times mais fracos.
Memphis esses dias estava apavorando, e tem tomado umas boas patacas de times mais fracos.
Ano passado, na ótima campanha que o Spurs fez, 1st seed e final de conferência, o Spurs perdeu de lavada pro Portland (que era ainda mais fraco ano passado) e perdeu pro Sacramento também. E quando tomou uma sacolejada humilhante do Lakers surgiu um monte de comentário assim também. Calma. Acalmem-se. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Ninguém deveria ser tolo ao ponto de desconsiderar os problemas do elenco. Não temos um armador reserva à altura do Parker, não temos um chutador confiável, ou melhor dizendo, consistente, já que Green detona em um jogo e desaparece em outro. Não temos um Center que ameace no ataque, e menos que Duncan jogue nessa posição. E não pegamos rebotes. Claro que dependemos de boas atuações de nosso Big 3 e do apoio dos nossos (excelentes) coadjuvantes. E quando isso falha nosso time vai por água abaixo.
Mas esperem: se um time não puder depender dos seus principais jogadores e dos coadjuvantes vai depender de quem?
Se sairmos por aí analisando cada time da NBA não vamos encontrar nenhum, nenhum mesmo com menos falhas que o nosso time.
À nossa frente não vejo ninguém além de OKC e Heat. Ao nosso lado temos Clippers. E um pouquinho atrás vem Knicks e Memphis. Daí pra baixo o único que pode surpreender lá em abril, no fnal da temporada regular e começo dos offs é o Celtics. Não pensem que estão mortos os verdinhos também. Lembram-se de onde saiu o Dallas em 2011?
Perder, pessoal, faz parte do negócio. Numa liga tão competitiva assim é mais normal perder do que ganhar. A NBA é estruturada e pensada pra isso acontecer. É muito estranho e anormal um time ficar tanto tempo no topo como o Spurs. Alguém pode dizer: não ganhamos nada desde 2007, isso não é estar no topo. Eu discordo, o Spurs é um dos 5 melhores times da Liga desde… 1997. Uma Liga com 30 franquias. Isso é absurdo. Faz 5, 6 anos que vejo gente falando que o Spurs já era, que não é mais um time campeão, que é decadente, e o diabo a quatro, e esse time sempre chega.
Entendo a sede por renovação de alguns também. Por um outro superstar, quem sabe. Muita gente cogitava mandar Parker embora quando o Hill surgiu. Esqueçam. Isso não é a cara do Spurs. Enquanto o Big 3 não se aposentar esse time não vai se renovar. Isso é ruim? Pra quem quer ganhar títulos, acima de qualquer outra coisa, talvez. Pra quem aprendeu a amar a franquia pelo que ela é, e não pelo que ela ganha, isso é ótimo.
e pra terminar, faço um apelo ao pessoal do blog:
menos sensaciolalismo encima desse time, todos que acompanhamos basquete há mais tempo sabemos que o elenco é muito, mas muito fraco e decadente.
“É o cara que vai controlar o ritmo do time nos playoffs quando Parker e Manu tiverem que descansar. ” só na tua cabeça isso vai acontecer , o pop pode ate usar ele mas nunca que ele vai controlar o ritmo de jogo por qie ele nao consegue!
Agora estamos melhorando o diálogo. Vai acontecer. Talvez seja só na minha cabeça, mas vamos nos ater ao tempo verbal. Jamais eu disse que ele controla o jogo. Disse que o Pop está preparando ele, observando se ele tem condições de fazer isso nos offs.
Por algum motivo que só a cabeça do coach conhece, Neal tem preferência pra “armar” e chutar, contra Mills e De Colo. Isso é algum plano do Popvich, dando minutos a ele pra mostrar se será confiável nos offs ou não. Simples assim.
Ta nao adianta agente ficar discutindo aqui, ate por que eu me sinto um idiota em discutir pela internet! minha opiniao é que o neal teria que chutar muito menos do que ele chuta(concordo que o pop deve dar carta branca pra ele por que nao é possivel alguem chutar desesperadamente como ele) nos offs passado ele ja me provou que nao é confiavel e essa temporada no jogo contra o heat ele falhou tambem e eu nao espero uma melhora dele(talvez o pop espere, mas nao sei nem se ele acredita nisso) enfim essa é minha opiniao e nao vou mais discutir nem fazer ataques pessoais! pode ter a tua opiniao sem problemas
Pingback: Nando De Colo volta a ser enviado à D-League « Spurs Brasil
Pingback: Spurs Brasil
Pingback: Spurs (26-9) vs Sixers (15-19) – Temporada Regular « Spurs Brasil