Com o jeito “caipira”

Estamos quase lá… Falta muito pouco para a temporada 2012/2013 começar. A bola sobe pra valer na NBA a partir da próxima terça-feira (30), com três partidas, mas o San Antonio Spurs estreia um dia depois, em duelo contra o New Orleans Hornets (com transmissão da ESPN). Entre os especialistas, quase nenhum coloca os texanos na briga pelo título, mas isso não deve abalar os jogadores do elenco de Gregg Popovich.

Não mexam com os homens do Oeste…

Pouca badalação, analistas não muito esperançosos, torcida um tanto quanto desconfiada. Foi mais ou menos com este cenário que o Spurs começou suas últimas temporadas. Este ano a situação é parecida. Em votação realizada entre os General Managers da NBA, nenhum apontou o Spurs como futuro campeão. Na mídia norte-americana, Los Angeles Lakers e Miami Heat dominam as pautas quando o assunto é candidatos ao título, enquanto os texanos raramente aparecem.

Nos últimos anos, o time de San Antonio deixou de carregar o status de favorito e passou a adotar o estilo caipira, o famoso  “come-quieto”. Enquanto todos voltam seus olhos para os elencos estelares montados em Los Angeles e Miami, os texanos aparecem de fininho para se intrometerem entre os favoritos.

Sangue jovem é a esperança do Spurs para se manter no topo mais uma temporada

Se a cada novo início de temporada circulam discursos sobre o fim da “Era Duncan”, em quadra o que se vê é um Spurs altamente competitivo, que liderou a Conferência Oeste nas duas últimas temporadas regulares.

É bem verdade que o título não veio, mas ano após ano a franquia mostra que, mesmo com seus astros já com idade avançada, continua entre as melhores equipes da NBA. Se Duncan e Ginobili não são mais garotos, continuam desfilando categoria e eficiência em quadra, além de contarem com o apoio de excelentes coadjuvantes.

E é novamente nesses coadjuvantes que o Spurs se apoia para voltar a surpreender os favoritos. Com toda a base do ano passado mantida, a equipe confia em nomes como Danny Green, Kawhi Leonard e Boris Diaw para ajudar o trio de ferro a ir em busca de mais um título da NBA.

Enquanto os holofotes se viram para a Califórnia e para a Flórida, o Texas, quietinho quietinho, e com seu jeito caipira, se prepara para roubar a cena outra vez.

Avatar de Desconhecido

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 25/10/2012, em Na linha dos 3 e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Os analistas não acreditam no Spurs, mas esse time vem em franca evolução e esse pode sim ser nosso ano. Em 2007 fomos campeões da NBA, 2008 finalista de conferência, a partir daí os 2 anos seguintes foram bem ruins, eliminação na primeira rodada para o Dallas e varrida na semifinal contra o Suns, Pop viu que algo deveria ser mudado, organizou um time mais ofensivo, coletivo, como excelentes arremessadores, em 2011 terminamos como líderes do Oeste, porém não tínhamos energia e defesa na ala e nem pivôs que pudessem ajudar Duncan a conter pick n rolls e o garrafão que nos dá mais problemas da NBA. Para 2012 as chegadas de Leonard e Jackson resolveram o problema do perímetro, tivemos o melhor ataque da NBA, Diaw melhorou a marcação de jogadores técnicos no garrafão, mas ainda faltou alguém ou algum esquema de jogo que pudesse conter, pick n rolls e presença física no garrafão, alguém aqui acho que o melhor técnico dá NBA não pode solucionar esse problemas com alguma de susas sacadas geniais?? Estivemos muito próximos de vencer o Thunder, mas ninguém fala isso, a derrota serviu para expor nosso problemas pra que sejam arrumados para esse ano. Chegaremos muito forte esse ano. GO SPURS GO!

    • Avatar de João Victor João Victor

      Falou tudo! Vamos com o Spurs!

    • Concordo amigo! Estivemos muito próximos de vencer o Thunder, assim como o Boston esteve muito próximo de vencer o Heat. Por pouco não assistimos aquela que poderia ter sido a final mais divertida dos últimos anos: Celtics e Spurs. Tem gente que anda garantindo a final entre Lakers (ou OKC) e Heat e se esquecem da franquia da década.
      Com todo respeito a outras franquias que vem forte, como Lakers, Celtics, Heat e outras, o Spurs tem tudo que elas desejam e normalmente não tem: um excelente técnico, um time versátil, elenco profundo, entrosado, um armador na melhor fase de sua carreira, dois outras estrelas passadas de seu auge mas que compensam com inteligência, técnica refinada e liderança, muita experiência em playoffs e segurança de que a franquia vai continuar forte pelos próximos anos, e que se o título não vier este ano não é o fim do mundo, afinal o San Antonio é um eterno contender.

      Outro grande trunfo do Spurs este ano em minha opinião é o Kawhi Leonard. Uma das decisões mais acertadas dos últimos tempos foi trocar um armador reserva bom, porém substituível, por um jovem que já mostrou que vem com tudo pra NBA.
      Se o garoto continuar defendendo como tem feito, continuar com a explosão física que demonstrou e confirmar a constante evolução, de forma a se tornar muito bom no ataque também, acredito que encontramos a próxima estrela da franquia. Aposto muito nele!
      E Go Spurs Go!

  2. terça feira é dia 30, não 20

  3. Vamos começar a época muito fortes. O Neal, o Green e o Jackson já mostraram que estão com a pontaria afinada, só falta o Leonard começar a marcar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.