Que comecem as batalhas

A espera enfim acabou! Pela primeira vez desde o dia seis de maio, o plantel principal do San Antonio Spurs entrará em ação – a equipe recebe neste sábado (6), no AT&T Center, o Montepaschi Siena, da Itália, no primeiro jogo da pré-temporada. Em quadra, veremos um elenco com poucas mudanças em relação ao último campeonato, que terminou com a derrota para o Oklahoma City Thunder na final da Conferência Oeste. Mesmo assim, o time ainda tem alguns pontos a resolver e algumas batalhas para assistir – e o resultado pode ser determinante para o produto final.

Estavam com saudades deles? (D. Clark Evans/NBAE/Getty)

Dessas batalhas internas, a mais óbvia é pelo último lugar aberto no elenco. A NBA permite um máximo de 15 jogadores. 12 têm contratos firmados para a próxima temporada: Tony Parker, Patrick Mills, Cory Joseph, Nando de Colo, Manu Ginobili, Danny Green, Stephen Jackson, Kawhi Leonard, Boris Diaw, Matt Bonner, Tim Duncan e Tiago Splitter. Além deles, Gary Neal e DeJuan Blair têm vínculos parcialmente garantidos com a franquia texana e podem ser dispensados a qualquer momento, sem custos – o que dificilmente acontecerá.

Como expliquei em minha última coluna, meu candidato predileto à 15ª vaga é Derrick Brown. Versátil, o ala pode atuar nas posições 3 e 4 e se destaca por uma característica que está em falta entre os jogadores citados no último parágrafo: o atleticismo. Mas entendo aqueles que argumentam que o reforço ideal para o Spurs seja um jogador de garrafão. Por isso, vale lembrar que também estão na briga os big men Josh Powell, Eddy Curry (leia mais sobre ele na coluna do Victor Moraes) e Tyler Wilkerson (leia mais sobre ele no blog Destino Riverwalk).

Mas se engana quem pensa que as brigas do elenco texano se resumem aos jogadores que vêm de fora. Dentro do plantel, existem aqueles que precisarão lutar por cada minuto em quadra – especialmente no perímetro. Na posição 3, Leonard e Jackson devem revezar-se. E a dupla de armação formada por Parker e Manu deve seguir como um dos pontos fortes da equipe. Mas quem serão seus reservas imediatos?

De acordo com reportagem do site americano Air Alamo, Neal acredita que vá começar a temporada na função de armador reserva. O jogador, que tem o arremesso como ponto forte, acredita que a base que chegou a jogar o melhor basquete do último campeonato e emplacar uma sequência invicta de 20 partidas será mantida.

“No ano passado, tivemos uma sequência de 20 jogos sem perder e vencemos dez jogos seguidos nos playoffs comigo de armador reserva. A não ser que contusões ou coisas assim ocorram, ou que eu seja superado na função, eu provavelmente serei o armador reserva novamente”, afirmou o jogador.

No treino aberto do Spurs, Neal iniciou como armador de uma das equipes. Ao lado de Green, que também iniciou a atividade em quadra, o camisa #14 sai na frente na briga por minutos quando Parker e Manu estiverem descansando. Isso prova que Mills, Joseph e De Colo precisarão trabalhar duro e provar para Pop que também merecem jogar.

As questões parecem pequenas, mas podem ser determinantes para o futuro do Spurs. Ano passado, a equipe esteve muito perto da final da NBA, e acertar em detalhes como esses pode ser um caminho para que a campanha do último campeonato seja superado. A caminhada começa neste sábado.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 06/10/2012, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Avatar de Kdelmondes Kdelmondes

    Se o neal for o Armador vai ser sacanagem das grandes do Pop

    • Avatar de Silas Barboza de Sousa Silas Barboza de Sousa

      Neal,não pode ser armador reserva imediato,agora que temos pessoas capacitadas para isto,temos que usá-las,Mills e De Colo merecem tempo para demonstrar seu potencial.Mesmo assim acredito que Neal,é um cara chave em nosso elenco,para entrar durantes as partidas na função de ala e comandar suas ótimas investidas no ataque.Vale lembrar que na temporada passada,seu desprendimento ofensivo nos gerou muitas alegrias…Ele possui uma bola de tres pontos magica…que mudou o rumo das partidas.
      Parabens pelo post Lucas Pastore…eu estou sentindo o pessoal do Spurs Brasil meio esvaziado ultimamente,gosto muito deste emissor de comunicação,mas sinto que tanto os torcedores como os colunistas,as vesperas de mais uma temporada estão deixando os Spurs de lado.Mas tudo bem,vamos em frente,o que não muda é meu amor pela franquia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.