Final Feliz
Essa foi a última semana de jogos da temporada regular da WNBA. Ontem (11/09), apenas o Los Angeles Sparks e o Washington Mystics não jogaram. Ambos foram adversários do San Antonio Silver Stars nessa rodada que antecede a chegada dos playoffs.
Becky Hammon provou, mais uma vez, seu poder de decisão e desequilíbrio no confronto contra o time de Candace Parker, e foi esse o jogo que entregou a quarta posição do Oeste para Dan Hughes e suas jogadoras e eliminou o histórico grupo californiano. A camisa 25 marcou 37 pontos e foi a responsável pela grande diferença no placar: 82 a 65. Além de ter atingido sua maior pontuação na temporada, a veterana contribuiu de outra maneira com a franquia, mas isso vai ficar para o final desta edição, pois merece destaque especial.
No sábado (10/09), o Washington Mystics, que já estava eliminado, foi até o AT&T Center e perdeu mais uma vez (82 a 74). Ontem (11/09), o Tulsa Shock ameaçou ganhar, mas o San Antonio foi superior e Danielle Robinson anotou 36 pontos na vitória por 102 a 94 para o time fechar a temporada regular com campanha 18-16. Com esse número, “DRob” deixou seu nome da lista de maior pontuação de novatas na história da WNBA e está atrás apenas de Candace Parker, que fez 40 pontos em um jogo de sua primeira temporada como profissional.
A garantia de vaga nos playoffs chegou na terça-feira, e bastava apenas um jogo do Phoenix Mercury para saber contra qual time seria a fase eliminatória do Stars. Com a vitória do esquadrão de Diana Taurasi, foi confirmado que para o time texano continuar vivo, terá que vencer o Minnesota Lynx duas vezes.
O desafio é grande. Nas quatro vezes que esses times se enfrentaram, o San Antonio saiu derrotado. Todos esses compromissos foram equilibrados e decididos nos últimos minutos (nos dois primeiros, nos últimos segundos).
Apesar de todos os reveses, esse ainda é um dos poucos times que conseguem dificultar a atuação do Minnesota Lynx, apesar da superioridade delas na maioria das posições em quadra.
As armas mais perigosas do próximo adversário são:

Duelo mais do que interessante entre Becky Hammon e Lindsay Whalen, duas armadoras com características parecidas que misturam técnica e habilidade. Foto: D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images
Lindsay Whalen: armadora experiente, que vem marcando aproximadamente 12 pontos por partida. Seu estilo em quadra é muito parecido com o de Becky Hammon, que tem boa visão de jogo e distribui ótimas assistências. Além disso, ela chega com facilidade à tabela. Porém, Becky tem vantagem nos arremessos de três pontos. Na defesa, Hammon também está na frente, com 1,5 contra 1,1 de roubos de bola nessa temporada.
Seimone Augustus: muito habilidosa, seu forte é o jump shot. É difícil marcá-la porque ela tem controle muito forte sobre a bola.
Candice Wiggins: é preciso tomar cuidado principalmente com seus arremessos de três pontos. Ela é rápida e marca bem. Wiggins entrou na WNBA no fortíssimo Draft de 2008, com Candace Parker e Sylvia Fowles. Normalmente, seu duelo é contra Becky Hammon (essa joga tanto na posição 1 quanto na 2, e por isso pode marcar Whalen e Wiggins).
Taj MacWilliams-Franklin: uma mulher de 40 anos que consegue se sobressair contra meninas de 25. Ela é uma potência embaixo do garrafão, e sua presença em quadra sempre é um biotônico para o Lynx. Consegue passar facilmente pela reserva Jayne Appel, mas não encontra tanta facilidade contra Ruth Riley.

Maya Moore deixou toda a defesa do San Antonio para trás em confronto no AT&T Center. Foto: D. Clarke Evans/NBAE/Getty Images
Maya Moore: em seu primeiro ano como profissional, levou o Minnesota para a primeira aparição nos playoffs nos sete anos de existência da franquia. Ela é uma jogadora forte, por isso tem vantagem no garrafão, mesmo não sendo pivô, e também arremessa bem da linha de três pontos. A adversária pessoal dela no Stars é Danielle Adams, sendo que a novata do San Antonio só não tira os prêmio de Rookie of the Year das mãos da ex-UConn por causa da lesão que a deixou um tempo fora das quadras. E Adams não é titular, diferente de Moore.
Os jogos da primeira fase dos playoffs entre San Antonio e Minnesota, começam na sexta-feira (16/09), em Minneapolis. O segundo confronto será no domingo (18/09), às 18h, no AT&T Center. Se for necessário, a terceira partida, a que define quem vai para a final da conferência, está marcada para o dia 20 de setembro (terça-feira), fora de casa e ainda está sem horário definido.
A semana foi ótima para o San Antonio Silver Stars quanto à atuação dentro das quatro linhas, mas do lado de fora delas uma notícia também agradou muito a todos os que têm algum envolvimento com a equipe texana. Becky Hammon assinou um contrato de extensão, no dia 10 de setembro, e fica em San Antonio até se aposentar. A WNBA não informou quantos anos foram determinados, mas ela havia dito que queria continuar por mais três ou quatro temporadas jogando com o corpo saudável. Então, pode-se dizer que ele é de pelo menos dois anos. Linda Estepe, administradora de seu site oficial, afirmou que ela não sai do grupo por qualquer motivo, previsto ou não.

A continuação de Becky Hammon favorece o Spurs Sports & Entertainment em diversas esferas. Ela traz força dentro das quadras, atrai fãs e ajuda a vender mais ingressos, como os Season Ticket Holders, que ganharam uma festa especial nessa semana. Foto: John Robbins
Ótimo clima para começar a pós-temporada, não!? A peleja vai ser complicada, mas o Stars ainda tem grandes chances de vencer.
Na semana que vem, essa coluna pode ter o resulto derradeiro dessa disputa de semifinal. Bastam apenas mais dois jogos para saber se o San Antonio Silver Stars vai para a estrada novamente, ou se as meninas já começam a preparar as malas para a offseason.
Até mais!
Roberta, #GoStarsGo
Publicado em 12/09/2011, em San Antonio Silver Stars, Vestiário Feminino. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1