Perguntas que não querem calar

Está chegando a hora, meus amigos! Neste domingo, começam os jogos da pré-temporada da NBA, e na quinta-feira já tem San Antonio Spurs em quadra, fora de casa, contra o Houston Rockets. Esta semana vai nos ajudar a começar a responder algumas dúvidas que não saem das nossas cabeças, já que esta é uma das offseasons mais misteriosas da equipe texana nos últimos tempos. Por isso, uso esse espaço de hoje para começarmos a debater a respeito dessas perguntas. Vamos a elas:

Obrigado, moça. Mas nós sabíamos o nome deste rapaz.
1) Valeu a pena esperar por Splitter? Desde a aposentadoria de Robert Horry, Tim Duncan está sobrecarregado no garrafão, já que não encontrou um parceiro confiável. Antonio McDyess chegou a ajudar em alguns momentos, mas não o suficiente. Porém, nas últimas temporadas, uma esperaça pairava no ar: Tiago Splitter vem aí. O pivô brasileiro já mostrou ter uma defesa consistente e um bom poderio ofensivo quando está perto da cesta. Mas como esse jogo vai encaixar nas regras da NBA? Será que a adaptação do brazuca vai demorar? É esperar para ver…
2) Quem será o reserva de Jefferson? Na última temporada, a ala foi a posição mais carente no elenco texano. Richard Jefferson, trazido a preço de ouro, não rendeu o esperado – é verdade que melhorou um pouco no final da temporada, mas mesmo assim ficou devendo. Mesmo caso evolua ainda mais neste ano, RJ precisa de um reserva confiável – algo que não teve até aqui no Spurs. Gregg Popovich já disse que, para tomar sua decisão, terá como prioridade o poder defensivo. Além de Jefferson, o único especialista na ala que participa da pré-temporada com a equipe é Bobby Simmons, que jogou a última temporada no New Jersey Nets e assinou um contrato não garantido com o Spurs para tentar uma vaga no elenco. Os alas-armadores Alonzo Gee e James Anderson e o ala-pivô James Gist, que podem ser improvisados na posição três, estão na briga.
3) O Spurs continua bom no draft? Podíamos já na temporada anterior colocar em quadra um time forte, formado só por jogadores draftados pelo Spurs: Tony Parker, George Hill, Manu Ginobili, DeJuan Blair e Tim Duncan. E, nesta temporada, teremos mais candidatos a “achados”: além do já comentado Tiago Splitter, o ala-armador James Anderson, que pode quebrar um galho na posição 3, fez sucesso na universidade com um bom poderio ofensivo. Gregg Popovich já disse que quer trabalhar o novato defensivamente para que ele possa ganhar tempo de quadra. Outro possível steal é o ala-pivô James Gist, draftado em 2008, que passou as últimas duas temporadas na Europa e ainda briga por uma vaga no elenco da equipe de San Antonio.
4) Teremos um arremessador confiável? Além de um reserva para Richard Jefferson, a principal deficiência do Spurs apontada por especialistas depois da eliminação na última temporada era a baixa eficiência nos arremessos de três pontos. Para tentar suprir isso, o Spurs assinou com Gary Neal, trouxe Kirk Penney para a pré-temporada – dois especialistas em arremessos de longe no basquete da Fiba – e draftou James Anderson, considerado um dos melhores arremessadores do último recrutamento de calouros. Com três tentativas a princípio válidas, é bem provável que no mínimo um destes três jogadores mantenha o bom aproveitamento ao se adaptar às regras da NBA.
5) Teremos um banco confiável? Considerando que nosso quinteto titular será formado por Tony Parker, Manu Ginobili, Richard Jefferson, Antonio McDyess e Tim Duncan no começo da temporada, sabemos o que esperar de apenas três reservas: George Hill, DeJuan Blair e Matt Bonner. O desempenho de Gary Neal, James Anderson e Tiago Splitter vai depender da adaptação às regras da NBA. Temos ainda os armadores Curtis Jerrells e Garrett Temple, os alas-armadores Kirk Penney e Alonzo Gee; o ala Bobby Simmons; o ala-pivô James Gist e o pivô Marcus Cousin, que terão de brigar por uma vaga no elenco antes de brigar por minutos na rotação da equipe. Com esses nomes à disposição, Gregg Popovich terá de trabalhar bastante para conseguir montar um time de apoio confiável.
Publicado em 02/10/2010, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1