Spurs no Mundial de basquete

Chegou a hora, amigos! Começa hoje o Mundial masculino de basquete da Fiba, que vai nos manter entretidos enquanto a próxima temporada da NBA não começa. Mas para você que é fanático pelo San Antonio Spurs mesmo quando a equipe texana não está em quadra, preparei um pequeno guia de jogadores vínculados à franquia que defenderão seus países nas quadras turcas. Confira a seguir:

Tiago Splitter

Depois da contusão de Nenê, o pivô será, ao lado de Leandrinho e Varejão, a principal esperança de boa campanha da Seleção no Mundial. O camisa 15, draftado em 2007 pelo Spurs, se prepara para disputar sua primeira temporada da NBA pela franquia. Vem de um ano brilhante no basquete europeu, conquistando o título espanhol e sendo considerado o melhor jogador da temporada regular e dos playoffs da competição. Agora, o brasileiro vai tentar colocar seu talento em quadra na Turquia antes de começar sua trajetória na NBA.

Nando de Colo

Depois que o Spurs trouxe Splitter, de Colo deverá ser a principal aposta europeia da equipe. Aos 23 anos, o armador, que joga nas posições 1 e 2, foi selecionado pela franquia de San Antonio na segunda rodada do draft de 2009. Naquela temporada, acertou a transferência para o Valência, da Espanha, clube no qual sagrou-se campeão da Eurocup – uma espécie de segunda divisão da Eurologa, como a Champions League e a Liga Europa no futebol – no ano passado. Com a ausência de Tony Parker, de Colo deve ser titular da França no Mundial.

Robertas Javtokas

O pivô lituano foi selecionado pelo Spurs no final da segunda rodada do draft de 2001. Hoje com 30 anos, dificilmente Javtokas terá futuro na NBA. Mas é interessante notar que a franquia manteve os direitos sobre o big man, hoje um dos três atletas vinculados ao Spurs que jogam na Europa (além de Javtokas e de Colo, o ala georgiano Viktor Sanikidze, do Virtus Bologna, da Itália). Javtokas também atua no Valência. O pivô terá vida dura na Turquia, já que a Lituânia está bastante desfalcada e caiu no grupo da atual campeã Espanha. No europeu de seleções do ano passado, Javtokas teve médias de 4,2 pontos e 3,5 rebotes por partida.

Especial do Mundial

Já conferiram a série especial que o nosso amigo Victor Moraes preparou em parceria com o pessoal do Celtics Brasil sobre o Mundial da Turquia? Tem tudo o que você precisa saber sobre os grupos A, B, C e D da competição. Splitter está no grupo B com o Brasil, enquanto de Colo e Javtokas vão brigar por posição no grupo D. Fique de olho!

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 28/08/2010, em Mundial FIBA 2010, Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.