Arquivo diário: 24/07/2010

Lá vem o Lakers…

Depois da eliminação nos últimos playoffs, ficou claro que o San Antonio Spurs precisaria de reforços para a próxima temporada. A aposta foi em contratações já esperadas, de jogadores já de algum modo inseridos dentro do universo da equipe, como Tiago Splitter, Richard Jefferson, Gary Neal e agora James Anderson. Enquanto isso, o Los Angeles Lakers, atual campeão da NBA, surpreendeu nesta offseason e se movimentou bastante para reforçar seu banco de reservas em todas as posições.

Agora, eles vão ser amiguinhos

Para a armação, a equipe trouxe Steve Blake, que, na última temporada, jogou por Portland TrailBlazers e Los Angeles Clippers e, em 80 partidas (38 como titular), teve médias de 7,5 pontos e 4,3 assistências em 27 minutos por jogo. Chega para ser reserva de Derek Fisher, função exercida no último ano por Jordan Farmar – na última temporada, pelo Lakers, o armador, que já acertou com o New Jersey Nets, entrou em quadra em todos os 82 jogos do time (em nenhum como titular) e teve médias de 7,2 pontos e 1,5 assistências em 18 minutos por noite.

Para as alas, chegou, ao meu ver, o principal reforço da equipe até aqui: o bom defensor Matt Barnes. O ala jogou 81 partidas pelo Orlando Magic no último ano (58 como titular), e apresentou médias de 8,8 pontos e 5,5 rebotes por exibição. Além dele, deve fazer parte da rotação da equipe o também ala Devin Ebanks, que se destacou na Summer League de Las Vegas com média de 15 pontos e 3,6 rebotes em 33 minutos por jogo.

Por enquanto, a equipe de Los Angeles perdeu apenas Adam Morrison nesta função. O ala só jogou 31 jogos pela equipe no ano passado (nenhum como titular), e fez em média 2,4 pontos em 7,8 minutos por partida. A franquia negocia ainda a renovação do ala-armador Shannon Brown, um dos reservas mais úteis do time na última temporada. Brown jogou todos os jogos do Lakers na temporada regular (sete como titular), e apresentou médias de 8,1 pontos em 20,7 minutos por exibição.

No garrafão, a aposta foi no veterano pivô Theo Ratliff, que começou a última temporada com o Spurs e depois foi trocado para o Charlotte Bobcats. O big man entrou em quadra em 49 oportunidades (29 como titular) no último ano, alcançando médias de 3,6 pontos e 3,2 rebotes em 16,4 minutos por jogo. Além dele, mais um novato deve fazer parte da rotação de garrafão da equipe: o ala-pivô Derrick Caracter, que, na Summer League de Las Vegas, teve médias de 15,4 pontos e 8,6 rebotes em 33,4 minutos por partida.

Caracter e Ratliff chegam para substituir dois jogadores nada saudosos para a torcida do Lakers. O primeiro é o ala-pivô Josh Powell, que, na temporada passada, jogou 63 partidas pela equipe (nenhuma como titular) e fez em média 2,7 pontos em 9,2 minutos por jogo. O segundo é o folclórico pivô Didier Ilunga-Mbenga, que atuou em 49 oportunidades no último ano (foi titular duas vezes, inexplicavelmente), e teve média de 2,1 pontos em 7,2 minutos por noite.

Com um time titular campeão e um banco melhorado, o Lakers pinta novamente como principal favorito ao título da Conferência Oeste. Com um time inteiro de reforços para melhorar o banco de reservas, a equipe tem agora um elenco muito mais forte. Será que as contratações de Neal, Anderson e Splitter serão suficientes para que o Spurs faça frente a esse time?