Que venha o Asefa Estudiantes

O Caja Laboral – equipe espanhola em que joga o pivô brasileiro Tiago Splitter, cujos direitos, na NBA, pertencem ao San Antonio Spurs – agora começa a preparação para os playoffs. O time chegou ao fim a temporada regular da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, vencendo seu último jogo dentro de casa e sendo derrotado na rodada final fora de seus domínios. Confira, a seguir, um pequeno resumo das partidas:
Os Jogos
09/05/2010 – Caja Laboral 96 x 61 Lagun Aro GBC

Foto em baskonia.com
Jogando em sua arena, o Caja Laboral conseguiu uma tranquila vitória sobre Lagun Aro GBC e assegurou matematicamente a segunda colocação da ACB. O Saski Baskonia começou muito bem a partida com seus titulares em quadra, mas no segundo quarto caiu um pouco de produção com os reservas e com a estreia do recém-contratado o americano Milt Palacio, mas o time fechou à frente o primeiro tempo em 35 a 26 . Na segunda metade do jogo, os dois times disputaram forte o terceiro período, mas no último o Lagun Aro GBC não conseguiu segurar o forte ataque do Caja Laboral e, com uma parcial de 35 a 12, acabou derrotado por 96 a 61. Pela equipe basca, os destaques foram Pau Ribas, com 20 pontos, sendo seis em oito tentativas de três pontos, e o brasileiro Marcelo Huertas e o herzegovino Mirza Teletovic, com 17 pontos cada um. Huertas ainda adicionou oito assistências. Tiago Splitter fez 13 pontos, sete rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola. Pelo Lagun, o principal destaque foi o americano Andy Panko, com 16 pontos e dez rebotes.
16/05/2010 – Unicaja 70 x 62 Caja Laboral

Foto por EFE
Com a segunda colocação garantida, contra o Unicaja, o Caja Laboral tinha chance de escolher seu adversário nas oitavas de final dos playoffs jogando fora de casa. O técnico Dusko Ivanovic decidiu poupar alguns jogadores do time basco, mas ainda assim começou bem o jogo, deixando o Unicaja encostar no placar ao final do primeiro tempo, que terminou em 27 a 26. No terceiro quarto, o Saski Baskonia conseguiu novamente uma boa vantagem, mas permitiu a vitória da equipe da casa no final por 62 a 70. Pelo Caja, o destaque foi Teletovic, com 11 pontos. Splitter, que jogou pouco tempo nesta partida, anotou seis pontos, sete rebotes e três bloqueios. Pelo Unicaja, os destaques foram os ingleses Robert Archibald e Joel Freeland, com 12 pontos cada, e Archibald com oito rebotes. A rodada foi marcada pela greve dos árbitros e a vinda de estrangeiros para apitar os jogos.
Situação da Equipe
Na Liga ACB, o Caja Laboral (27-7) fechou na segunda colocação, empatado com o Real Madrid (27-7) mas vencendo no confronto direto, e ficou atrás apenas do Regal FC Barcelona (31-3). Assim, o Saski Baskonia enfrentará pelas oitavas de final nos playoffs o Asefa Estudiantes (19-15), que ficou na sétima colocação, empatado com o Unicaja (19-15) e Cajasol (19-15), que ficaram com a 5ª e 6ª posição, respectivamente, nos quesitos de desempate.
Não perca, na semana que vem, o resumo de mais uma semana de Splitter e companhia aqui, no Spurs Brasil!
E mais…
O pivô brasileiro foi escolhido pela primeira vez para o time ideal da liga ACB, acompanhando Ricky Rubio, Juan Carlos Navarro e o esloveno Erazem Lorbek, do Regal FC Barcelona, e Carlos Suárez, do Asefa Estudiantes. Ele também terminou com a maior valoração nas estatísticas da ACB, com 21,2 de média, com quase quatro pontos à frente do terceiro colocado, o americano Gerald Fitch, do Ayuda en Acción Fuenlabrada, com 17,9. Veja o vídeo da indicação do brasileiro para o quinteto ideal da ACB.
Publicado em 16/05/2010, em De Olho Neles. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1