Defense!

Chegou a hora, pessoal! Começam hoje as séries dos playoffs da temporada 2009/2010 da NBA. Neste momento, nada melhor do que lembrar das palavras do ídolo máximo daqueles que acompanham a liga americana de basquete, o senhor Michael Jordan: “É nesta hora que se separam os meninos dos homens”, e “ataque ganha jogo, mas defesa ganha campeonato”. Sábios dizeres do novo dono do Charlotte Bobcats.

Pois bem. O San Antonio Spurs se classificou pela 13ª vez consecutiva para a pós-temporada: maior marca ativa entre todas as equipes da NBA. Neste período, o time ficou conhecido por suas excelentes atuações defensivas, e, para alguns, por seu jogo sujo (volta, Bruce Bowen!). Nesta temporada, porém, o rótulo não correspondeu à realidade; os comandados de Gregg Popovich tiveram muito trabalho para conseguirem limitar as estrelas dos times adversários. Por isso, preste atenção, Pop: nas próximas linhas, Lucas Pastore ensina o que deve ser feito na defesa com nossos principais jogadores nesta difícil série diante do Dallas Mavericks:

Tony Parker: A princípio, deve ficar encarregado de Jason Kidd. Quando estiver em quadra ao lado de George Hill, pode também ficar em cima de Jason Terry. Porém, o armador francês já não é um exímio defensor; se não estiver 100%, pode comprometer a defesa da equipe se estiver encarregado de marcar uma das estrelas do Mavs.

George Hill: Na minha opinião, repousa sobre o jovem armador a principal força defensiva do Spurs para esta série. Eu me aproveitaria da juventude e do atleticismo de Hill – que, é bem verdade, podem estar limitados nos primeiros jogos graças ao problema no tornozelo do atleta – e o faria acompanhar Jason Kidd durante toda a partida, e em toda quadra. A partir do momento que o veterano recebesse a bola do fundo quadra, lá estaria Hill, colado nele, obrigado-o a correr e cansar-se um pouco mais. Ao final da série, obviamente, Kidd ia sentir muito mais os efeitos da batalha do que Hill.

Manu Ginobili: Deve ficar encarregado de grudar nos principais pontuadores de perímetro do time de Dallas, como Terry e Caron Butler. Quando estiver em quadra ao lado de Keith Bogans, pode poupar um pouco de suas energias defensivas acompanhando algum atleta de menor expressão do adversário.

Keith Bogans: Como não deve ter muitos minutos em quadra, pode usar toda a sua energia para não dar espaço aos principais alas do adversário. Butler deve ser seu principal alvo. Pode ser alternativa também para acompanhar Shawn Marion nos minutos de descanso de Richard Jefferson.

Richard Jefferson: Por ser nosso jogador de perímetro mais atlético, deve, a princípio, acompanhar Marion – que também é conhecido por esta característica. Porém, pode ser uma  interessante alternativa para marcar Dirk Nowitzki caso os jogadores de garrafão da equipe estejam com problemas para pará-lo.

Antonio McDyess: Uma boa atuação defensiva de Dice na série pode ser a chave da classificação para as semifinais da Conferência Oeste. Durante grande parte da partida, o ala-pivô deve ser o principal encarregado de marcar Nowitzki, a maior preocupação do Spurs nessa série.

Tim Duncan: Nos três primeiros quartos da partida, Timmy deve economizar energia e faltas acompanhando Eric Dampier e Brendan Haywood. No período final, no entanto, eu colocaria nosso principal marcador de garrafão para acompanhar Nowitzki de perto.

Esses sete jogadores devem ser a chave da defesa do Spurs na série diante do Mavs. Faltou ainda falar de Garrett Temple, que, se ganhar alguns minutinhos, pode ajudar a cansar Jason Kidd. Roger Mason, DeJuan Blair e Matt Bonner são as famosas “peneiras”, e devem evitar acompanhar os astros adversários. Assim como os jovens Malik Hairston e Ian Mahinmi, que podem acabar pagando pela inexperiência.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 17/04/2010, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.