Já vai, Mahinmi?

Na última semana, os torcedores do San Antonio Spurs ganharam um assunto a mais para discutirem a respeito – o pivô Ian Mahinmi. O francês, nesta semana, fez sua estreia na temporada – foi aproveitado pelo treinador Gregg Popovich em duas oportunidades.

A primeira, no último dia dez, foi uma chance de verdade para Mahinmi mostrar seu basquetebol – em 21 minutos diante do New Jersey Nets, foram 15 pontos (6-6 da quadra), nove rebotes e um toco que lhe valeu a melhor jogada do dia no site da NBA. Ontem, contra o Charlotte Bobcats, o pivô entrou apenas nos cinco minutos finais do jogo, no chamado garbage time; tempo para apenas dois pontos, um rebote e um toco.

A pergunta que fica é: por que o atleta passou a ser aproveitado só agora, entre a segunda e a terceira semana de janeiro? A resposta para essa dúvida fica ainda mais nebulosa quando lembramos que o Spurs optou por não renovar o contrato do francês no dia 1º de novembro – ou seja, ele será um free agent ao fim da temporada.

A princípio, quando vi que Mahinmi havia entrado tão cedo diante do Nets, pensei – Popovich acha que o garoto está pronto. Vale lembrar que, desde o dia 2 de novembro de 2008, o pivô não volta para a D-League; ou seja, mesmo que não aproveitado, o francês seguiu treinado com o Spurs. Mas, se o desenvolvimento do atleta estava encaminhado, por que não renovar seu contrato?

Até que, navegando por sites americanos especializados em NBA, vi uma possibilidade que me chamou a atenção; será que o Spurs pretende incluir Mahinmi em alguma troca? Não me parece uma possibilidade completamente absurda, pois é difícil pensar em outra explicação para o aproveitamento do pivô sem seu contrato renovado.

Mahinmi poderia estar sendo escalado para ser mostrado para outras equipes – um bom pivô que abra cap salarial ao fim da temporada pode ser atrativo para muitas equipes, mesmo que o salário do francês não seja alto. É bem verdade que Popovich não costuma fazer trocas no meio da temporada – mas então por que não renovou o contrato de Mahinmi antes de lançá-lo?

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 16/01/2010, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Avatar de Victor Moraes Victor Moraes

    É uma explicação plausível.

    Proposta padrão agora será Bonner + Finley + Mahinmi !

    hahahahahaha

    • Avatar de Bruno Pongas Bruno Pongas

      Bonner + Finley + Mahinmi + Parker por CP3 e David West.

      Bom para ambos os lados, hum? hahahahahahaha

  2. Ambos os lados?! rsrs
    ai vc desmonta bonito o Hornets.. hauhuauhauhuhaua

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.