Parker em dúvida se jogará pela França no Mundial

Será que Parker irá ao Mundial da Turquia? (Foto em FIBA Europe)

A França pode ir ao Campeonato Mundial de 2010 na Turquia sem sua grande estrela, o armador do San Antonio Spurs Tony Parker, que começa a admitir que pode descansar durante as férias e não se juntar à seleção francesa.

O técnico do Spurs, Gregg Popovich, vem ganhando muitos jogos com Parker armando a equipe. O armador, de 27 anos, anotou pelo menos 21 pontos em cinco das últimas seis partidas, incluindo 28 pontos contra o Oklahoma City Thunder. Contudo, ele está com médias de 17.1 pontos nesta temporada, a sua pior das últimas cinco épocas na NBA. O All-Star Parker disse que está jogando demais.

Antoine Diot é uma das promessas francesas (Foto por Bellenger/Castoria/FIBA Europe)

“Eu acho apenas que venho jogando muito basquete.” disse Parker. “Eu joguei cinco verões seguidos, e acho que está chegando a hora em que preciso descansar. Este ano é o primeiro em que percebi que meu corpo está esgotado, sabe?”, declarou o francês.

“Às vezes é difícil, porque eu jogo todo ano pela seleção, todo ano. Então, eu tenho que tomar algumas decisões, pois não sou o Superman. Eu não posso jogar 82 partidas no nível que Pop quer, e ainda jogar na França,” adicionou o armador.

Ninguém pode jogar para sempre, e se Parker não for para a Turquia, os franceses jogarão sem um dos seus grandes jogadores. São poucos os times que podem lidar com a perda de uma estrela, embora Estados Unidos, Espanha e provavelmente França possam enfrentar um desfalque melhor que outras equipes.

Jovens promessas, como Antoine Diot, do Le Mans Sarthe Basket, da Ligue Nationale de Basketball da França, o MVP da vitória francesa contra a Turquia no EuroBasket que classificou a equipe para o Mundial, e Nando De Colo, do Power Electronics Valencia, da Liga ACB da Espanha, selecionado no último Draft na 53ª escolha pelo Spurs, podem certamente estar prontos para ocupar a vaga.

Ginobili também é dúvida para o mundial (Foto em FIBA.com)

A equipe da França já mostrou no passado que consegue ganhar jogos sem Parker. Nesta offseason, em uma de suas partidas mais importantes na repescagem para a EuroBasket, Parker não jogou, porém, os Les Bleus venceram a Itália no tempo-extra fora de casa e conseguiram se classificar para o campeonato europeu. No Campeonato Mundial de 2006, no Japão, Parker quebrou seu dedo alguns dias antes do início do torneio, contudo, os franceses conseguiram ficar na quinta posição.

Parker não é o único Spur envolvido com as equipes nacionais. O assistente de Popovich, Brett Brown, é o técnico da Austrália. Matt Bonner espera ser convocado para jogar pelo Canadá neste ano e o pivô Ian Mahinmi é uma grande promessa francesa e espera servir seu país pelo segundo ano seguido. San Antonio também tem Manu Ginobili, o jogador mais famoso da história do basquete argentino.

Ginobili não participou da Copa América em 2005 nem em 2007, mas continuou representando seu país nos anos seguintes, participando do Campeonato Mundial em 2006, no Japão, e das Olímpiadas em 2008, na China. Os argentinos esperam que sua estrela de 32 anos, que também não participou da Copa América do ano passado, em Porto Rico, jogue pela sua esse ano na Turquia. Ginobili já declarou que também não tem certeza se participará do Mundial, pois não vem passando por um bom momento em sua carreira depois das seguidas lesões que vem sofrendo.

Avatar de Desconhecido

Sobre Glauber da Rocha

Estudante de Direito e torcedor do San Antonio Spurs desde 2007

Publicado em 15/01/2010, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.