Arquivo diário: 06/12/2009
Spurs perde Finley com lesão no tornozelo


Foto por D. Clarke Evans/NBAE via Getty Images
O San Antonio Spurs perdeu o jogo para o Denver Nuggets e um jogador neste sábado no AT&T Center. O ala reserva Michael Finley sofreu um torção grau 2 no tornozelo esquerdo e não viajará com o time para Utah para a partida contra o Jazz nesta segunda. Um porta-voz da equipe disse que Finley deve perder “alguns jogos”.
Finley lesionou seu tornozelo correndo para marcar o ala-armador do Nuggets J.R. Smith, que tentava um arremesso de três pontos faltando 11 minutos e meio para o final do último quarto da vitória do Denver por 106 a 99.
A última vez que o ala veterano de 36 anos não ficou disponível para uma partida por uma lesão foi em 17 de novembro, em 2005. Desde seu retorno em 19/11/2005, Finley foi relacionado para 335 partidas consecutivas, embora não tenho participado de um jogo na temporada passada por decisão do técnico.
Spurs (9-8) vs. Nuggets (15-5) – Derrota em casa e oitavo posto no oeste

O San Antonio Spurs recebeu o Denver Nuggets e acabou derrotado, de virada, em pleno AT&T Center. Liderando toda partida, a equipe texana permitiu a virada no último quarto e não teve a tranquilidade necessária para se recuperar. A equipe agora ocupa a oitava posição do oeste com uma campanha inconstante de 9 vitórias e 8 derrotas.
A partida começou com o domínio dos donos da casa. Com Tony Parker inspirado – foram oito pontos nos primeiros sete minutos –, o Spurs se manteve à frente por uma pequena diferença e fechou o primeiro quarto vencendo por 30 a 23.
No segundo período a vantagem chegou a 11 pontos, após George Hill e Manu Ginobili converterem duas bolas de três pontos consecutivas. J.R. Smith então respondeu, anotando cinco pontos e reduzindo a diferença novamente para seis. Mantendo a liderança, mas sem conseguir se distanciar no placar, os texanos foram para os vestiários vencendo por 59 a 53.
Na volta do intervalo, Tim Duncan tratou de manter sua equipe à frente no marcador. O ala-pivô anotou os primeiros dez pontos do Spurs no período e segurou a pequena margem de diferença. A vantagem, porém, foi reduzida para apenas um ponto após uma corrida de 8-3 a favor do Nuggets, nos três minutos finais, terminando em 76 a 75.
No último e derradeiro período, a equipe do Colorado logo conseguiu a virada. Com um arremesso de três pontos de J.R. Smith, os comandados de George Karl tomaram a ponta para não mais perdê-la. O time texano ainda tentou reagir, principalmente com o Tony Parker. O francês anotou 15 pontos no último quarto, mas não foi suficiente para dar a vitória ao Spurs diante de sua torcida.
Veja os melhores momentos da partida
Destaques da partida
San Antonio Spurs
Tony Parker – 27 pontos e cinco assistências
Tim Duncan – 26 pontos e seis rebotes
Manu Ginobili – 14 pontos
Denver Nuggets
Carmelo Anthony – 34 pontos e sete rebotes
Chauncey Billups – 18 pontos e cinco assistências
J.R. Smith – 17 pontos e sete rebotes
Grande vitória!

Mais uma semana de emoções para os torcedores do Caja Laboral – equipe espanhola em que joga o pivô brasileiro Tiago Splitter, cujos direitos, na NBA, pertencem ao San Antonio Spurs. Apesar de perder uma partida na Liga ACB – o campeonato espanhol de basquete -, algo incomum para o time, o Caja Laboral venceu uma partida importantíssima na Euroliga. Confira a seguir um pequeno resumo dos jogos:
Os jogos
29/11/2009 – Suzuki Manresa 73 x 70 Caja Laboral
Jogando fora de casa, o Caja Laboral padeceu após um péssimo terceiro quarto, que a reação no período final não foi capaz de corrigir. Para triunfar, a equipe da casa contou com belas atuações de Sergiy Gladyr (24 pontos) e Román Montañez (20 pontos). Do lado da time basco, o destaque foi mesmo o brasileiro Tiago Splitter, cestinha da sua equipe com 14 pontos, além de oito rebotes e quatro assistências.
02/12/2009 – Caja Laboral 67 x 60 Lottomatica Roma
Após a derrota da última semana, uma vitória nesta partida era fundamental para colocar o Caja Laboral em uma situação confortável no grupo C da euroliga. A equipe contou com boas atuações de Mirza Teletovic (17 pontos e seis rebotes) e do brasileiro Tiago Splitter (15 pontos, oito rebotes e três assistências) para construir o resultado, principalmente no primeiro e no terceiro períodos. Do lado italiano, destaque para Ricky Minard, com 15 pontos, três rebotes e três assistências.
Situação da equipe
Depois da derrota diante do Suzuki Manresa, em jogo válido pela Liga ACB, o Caja Laboral (7-3) encontra-se na quarta colocação da competição, atrás de Real Madrid (11-0), Regal FC Barcelona (9-1) e Power Electronics Valencia (8-3). O time basco volta à quadra logo mais pela competição; recebe a equipe do Estudiantes.
Na Euroliga, a vitória diante do Lottomatica Roma colocou o Caja Laboral (5-2) na segunda colocação do grupo C, atrás do Maccabi Electra (6-1) e à frente do CSKA Moscow apenas nos critérios de desempate. O próximo jogo da equipe de Splitter é uma verdadeira pedreira; nada menos do que os líderes da chave, fora de casa, na próxima quarta-feira.
Não perca, na semana que vem, um resumo das partidas aqui, no Spurs Brasil!


