Estamos em crise

A sexta derrota em dez jogos nesta temporada significou a pior largada do San Antonio Spurs na NBA desde 1996. Um início que nem mesmo o mais pessimista torcedor da franquia acreditava – principalmente após as chegadas de Richard Jefferson e Antonio McDyess e o draft de DeJuan Blair.

Com a campanha de 4-6, os Spurs já ficaram bem pra trás dos considerados favoritos antes do início da temporada, como o Los Angeles Lakers (9-3) e o Denver Nuggets (8-4), no Oeste, e o Orlando Magic (10-3), o Boston Celtics (9-4) e o Cleveland Cavaliers (9-4), no Leste. Temos ainda equipes que tiveram uma largada acima do esperado, como Atlanta Hawks, (11-2) Phoenix Suns (10-3) e Dallas Mavericks (10-3).

É bem verdade que a franquia texana vem sofrendo com contusões neste início de temporada. Justamente seus três franchise playersTony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan – já desfalcaram a equipe por lesões, o que, indiscutivelmente, atrapalhou os planos de Gregg Popovich.

Com os desfalques, o treinador não consegue dar sequência a um quinteto titular; afinal, além dos problemas com o trio, o técnico ainda testa os reforços, como os já citados Jefferson, Blair e McDyess e os mais discretos Keith Bogans e Theo Ratliff, que também vêm ocupando seus minutos na rotação da equipe e inclusive já começaram algumas partidas como titulares.

Prova de que Pop ainda não encontrou um quinteto inicial é que apenas Parker, Jefferson e Duncan foram titulares em todas as partidas em que estiveram disponíveis. Hill, Ginobili, Bogans, Michael Finley, Matt Bonner, Blair, Dice e Ratliff também já tiveram sua oportunidade. Ou seja, 11 jogadores já foram titulares com apenas dez partidas disputadas.

Resta a Popovich acelerar os processos de observação e definir logo uma base titular para sua equipe – o que facilitaria demais a elaboração do plano de jogo texano, pelo menos na parte ofensiva. Claro que a tarefa será dificultada enquanto Parker e Manu estiverem no estaleiro. Porém, é o que precisa ser feito para que a equipe saia dessa situação incômoda.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 21/11/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Avatar de Caio Mendes Caio Mendes

    Excelente artigo, Lucas! Apesar das constantes lesões que vem atrapalhando o time, o Spurs tem elenco suficiente para ter uma campanha melhor.

    Além de estarmos apresentando um aproveitamento ruim do perímetro, precisamos melhorar na marcação. Os principais jogadores das outras franquias estão pontuando com muita facilidade.

  2. Avatar de Victor Moraes Victor Moraes

    Claramente falta entrosamento a equipe.

    O time é melhor que o do ano passado no papel mas em quadra não demonstra isso.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.