Arquivo diário: 06/09/2009
Brasil x Porto Rico – Copa América – Final

Pré-Jogo – Brasil x Porto Rico – Copa América – Final
Data: 05/09/2009
Horário: 22:00 (Horário de Brasília)
Local: Coliseu Roberto Clemente (San Juan, Porto Rico)
Situação do Jogo
A seleção brasileira teve dificuldades no início da partida, mas após um belo terceiro quarto, conseguiu “matar” novamente o Canadá e avançar para a final da Copa América. Com Leandrinho de volta, depois do ala-armador ficar de fora das duas últimas partidas da 2ª fase, contra os canadenses e os portorriquenhos, o Brasil ficou muito mais forte com os contra-ataques e deixou os outros jogadores mais relaxados para contribuirem com o time. Agora os brasileiros enfrentarão novamente os donos da casa, Porto Rico, a única seleção a derrotar o Brasil no torneio, e também a pressão da torcida boricua.

Foto pro José Jimenez/FIBA
Brasil
PG – Marcelo Huertas
SG – Leandro Barbosa
SF – Alex Garcia
PF – Anderson Varejão
C – Tiago Splitter
Fique de olho – O ala Alex Garcia, do Universo/BRB/Financeira Brasília, se tornou peça essencial para a defesa do time brasileiro. Ele deve ser o responsável pela marcação do armador Carlos Arroyo para segurar o ímpeto dos arremessos de três pontos do time portorriquenho. Alex tem médias de 8 pontos, 2.8 rebotes e 2.7 assistências.

Foto por José Jimenez/FIBA
Porto Rico
PG – Carlos Arroyo
SG – Larry Ayuso
SF – Carmelo Lee
PF – Ricky Sánchez
C – Daniel Santiago
Fique de olho – O ala-armador de 32 anos Larry Ayuso tem como função apenas atacar e principalmente arremessar de três pontos. Ele mantém médias de 14.4 pontos e 41,5% (27-65) nos arremessos de três pontos.
Brasil x Canadá – Copa América – Só falta a final!

Com Leandrinho de volta ao time, a seleção brasileira derrotou sem maiores problemas o time do Canadá por 73-65, e agora está classificada para a final da Copa América.

Leandrinho voltou após se recuperar de problema na mão. (Photo: José Jiménez/FIBA)
Com um começo de jogo confuso, o Brasil não se encontrava em quadra, não conseguia abrir vantagem e se manteve atrás no placar durante vários minutos do primeiro período, só conseguindo empatar no final, fechando em 17 a 17 os dez minutos iniciais.
O segundo quarto foi péssimo para ambos os lados. Apresentando baixa qualidade técnica e cometendo muitos erros, tanto Canadá quanto o Brasil pouco pontuaram e foram para o vestiário com o placar de 28-27 a favor dos brasileiros.

Alex ajudou a equipe a abrir boa vantagem. (Photo: José Jiménez/FIBA)
Na volta do intervalo, tudo foi diferente. Leandrinho voltou com tudo e acertou duas bolas de 3 consecutivas, mas os canadenses não deram folga e responderam com dois lances livres convertidos por Joel Anthony e uma bola de 3 de Jermaine Anderson. Mas o Brasil parecia ter acertado o ataque naquele momento. Leandrinho continuou liderando a equipe e teve a ajuda de Alex Garcia, que anotou 6 pontos no quarto, para colocar o time verde-amarelo com boa vantagem à frente e fechar o terceiro quarto em 54-40.
Nos 10 minutos finais, restou ao Brasil administrar a vantagem obtida. Quando a diferença chegou a 19 pontos, o técnico Moncho Monsalve lançou os reservas à quadra, e JP Batista, Olivinha e Diego tiveram oportunidade. A vantagem foi caindo e chegou a seis pontos, mas nada que ameaçasse a vitória e a classificação brasileira, que agora enfrentará novamente Porto Rico na final da competição.
Brasil
Leandrinho – 22 pontos e quatro rebotes
Anderson Varejão – 16 pontos, oito rebotes, quatro bloqueios e 87,4% (7-8) nos arremessos de quadra.
Marcelo Machado – 15 pontos
Alex Garcia – 10 pontos e cinco assistências
Canadá
Joel Anthony – 17 pontos e oito rebotes
Andy Rautins – 12 pontos e quatro assistências
Jermaine Bucknor – 10 pontos e quatro rebotes
