Brasil x Rep. Dominicana – Copa América – Vitória apertada na estréia

O Brasil teve muitas dificuldades, mas conseguiu vencer a República Dominicana por 81 a 68 na estréia da Copa América, em jogo válido pelo grupo B. Os brasileiros começaram bem na partida, mas caíram de rendimento com os dominicanos dominando o segundo e terceiro períodos, mas, no último conseguiram uma recuperação incrível e venceram na estreia.

Alex Garcia com grande atuação na final do jogo ajudou na difícil vitória brasileira sobre os dominicanos (Foto por Reuters)

Alex Garcia, com grande atuação no final do jogo, ajudou na difícil vitória brasileira sobre os dominicanos (Foto por Reuters)

A seleção brasileira iniciou a partida com Alex Garcia no lugar de Marcelo Machado, para marcar o ala do Sacramento Kings Francisco Garcia. A defesa começou forte e os brasileiros usaram os contra ataques de Leandro Barbosa e as jogadas embaixo do garrafão com Tiago Splitter, que anotaram oito e sete pontos respectivamente. Alex fazia bem seu trabalho defensivo, mas mesmo assim Francisco marcou oito pontos. A República Dominicana chegou a estar perdendo por nove pontos, mas conseguiu encostar e terminou o primeiro quarto perdendo em 21 a 18.

Tiago Splitter continua suas boa atuações com um duplo-duplo (Foto por AP Photo)

Tiago Splitter continua suas boas atuações com um duplo-duplo (Foto por AP Photo)

No segundo quarto, a seleção brasileira começou a se perder em quadra.  Splitter acabou cometendo sua terceira falta logo no início do período e foi substituído. Os reservas brasileiros não conseguiram manter a marcação da primeira parte, e Barbosa se precipitava nos arremessos de três, errando os seis primeiros. Os dominicanos estavam calibrados na linha de três,  com 64% de acerto até o intervalo, e chegaram a virar o placar. Mas com três triplos de Marcelo Machado no quarto, o Brasil retomou a frente e foi para o intervalo vencendo por 38 a 36.

No retorno dos vestiários, os dominicanos começaram a dominar a partida. Charlie Villanueva, com 12 pontos no quarto, e Chico Garcia ainda com a pontaria afiada, ameaçavam abrir vantagem frente ao Brasil, mas Alex acertou duas bolas de três e manteve os brasileiros em jogo, indo para os 10 minutos finais com 61 a 57 a favor da República Dominicana.

Para o último período, nossa seleção conseguiu reagir com a volta de Splitter à quadra, e Alex apareceu com boas infiltrações e tiros de fora, anotando 11 pontos no quarto, e a seleção dominicana não conseguiu manter o bom aproveitamento nos arremessos de três, e caiu de produção. Com a eliminação de Horford e Villanueva com cinco faltas,  os brasileiros tiveram a vida facilitada para abrir mais e vencer a partida em 81 a 68.

Vejam os melhores momentos da partida, do site Basket Brasil da TV ESPN Brasil:

Destaques da partida

Brasil

Alex Garcia – 21 pontos, 66,7% (8-12) nos arremessos de quadra e 75% (3-4) nos arremessos de três pontos

Leandro Barbosa – 21 pontos e 12,5% (1-8) nos arremessos de três pontos

Tiago Splitter – 14 pontos, 10 rebotes e 3 roubos de bola

Anderson Varejão – 10 pontos, 10 rebotes e 2 bloqueios

Marcelo Huertas – 9 assistências

República Dominicana

Francisco Garcia – 17 pontos, 5 bloqueios e 50% (5-10) nos arremessos de três pontos

Charlie Villanueva – 14 pontos

Luis Flores – 12 pontos, 9 assistências e 6 erros de ataque

Kelvin Peña – 11 pontos, 80% (4-5) nos arremessos de quadra e 75% (3-4) nos arremessos de três pontos

Jack Martinez – 9 rebotes

Avatar de Desconhecido

Sobre Glauber da Rocha

Estudante de Direito e torcedor do San Antonio Spurs desde 2007

Publicado em 27/08/2009, em Brasil, Copa América 2009, Resumo de Jogos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.