Arquivo diário: 27/08/2009
Brasil x Venezuela – Copa América – Brasileiros atropelam a zebra venezuelana

O Brasil conseguiu sua segunda vitória na Copa América sobre a Venezuela, pelo placar de 87 a 67, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B. Os brasileiros, mesmo com algumas falhas, não tiveram muitos problemas para vencer os venezuelanos e não deixaram eles repetirem o feito da primeira rodada, em que venceram a Argentina.

Leandro Barbosa foi novamente o cestinha do Brasil e teve melhor participação do que na priemira vitória (Foto por fibaamericas.com)
A seleção brasileira começou bem no ataque, usando as infiltrações e os pivôs para concluírem as jogadas, e com uma boa defesa, conseguindo abrir vantagem. Mas a nossa seleção começou a cometer vários erros no ataque e diminuir o ímpeto defensivo, permitindo que os venezuelanos encostassem no placar e terminasse o primeiro quarto empatados em 18 a 18.

Tiago Splitter jogou pouco tempo, mas manteve as boas perfomances que vem apresentando nos últimos jogos (Foto por Reuters)
Na segunda etapa, o time brasileiro continuou o péssimo momento do final do primeiro período, sem Marcelo Huertas em quadra para armar, e tinha dificuldades para pontuar, mas a Venezuela também não conseguia acertar seus arremessos. Após a metade do quarto, os brasileiros conseguiram disparar no placar, com a ajuda de 11 pontos de Leandro Barbosa. O selecionado venezuelano só anotou seis pontos no quarto, indo para o intervalo com o Brasil à frente no placar em 44 a 24.
No retorno do intervalo, o time verde e amarelo seguiu dominando e foi abrindo margem aos poucos. A diferença chegou aos 26 pontos, e Moncho Monsalve foi dando ritmo aos seus jogadores de banco, como Guilherme Giovannoni, JP Batista e Jonathan Tavernari. A “Vinotinto” tentava encostar no placar, mas os reservas não permitiam e terminaram o quarto com a mesma vantagem de 20 pontos, em 63 a 43.
Pelo último período, a Venezuela tentou apelar para a fisicalidade e agressividade na defesa para reagir, mas sem sucesso, e o Brasil apenas controlava o jogo para não deixar a vantagem diminuir muito. Assim,a partida terminou com a vitória tranquila por 87 a 67.
Destaques da partida
Brasil
Leandro Barbosa – 15 pontos e 70% (7-10) nos arremessos de quadra
Anderson Varejão – 14 pontos, 9 rebotes e 66,9% (6-9) nos arremessos de quadra
Tiago Splitter – 11 pontos e 8 rebotes
Marcelo Machado – 11 pontos
Alex Garcia – 9 pontos e 5 assistências
Venezuela
Richard Lugo – 12 pontos e 6 rebotes
Rafael Perez – 12 pontos
Héctor Romero – 11 pontos
Brasil x Venezuela – Copa América – 2ª Rodada

Brasil x Venezuela – Copa América – 2ª Rodada
Data: 27/08/2009
Horário: 19:30 (Horário de Brasília)
Local: Coliseo Roberto Clemente (San Juan, Porto Rico)
Situação do Jogo
O Brasil conseguiu uma boa vitória sobre a seleção da República Dominicana reforçada pelas estrelas da NBA. O time cometeu muitos erros, diferente do que vinha jogando nos amistosos de preparação, se precipitando no momento dos arremessos e nas trocas de passe. Além disso, com a entrada dos reservas, aconteceu uma certa queda no rendimento defensivo. Mas mesmo com os erros, os brasileiros conseguiram o bom resultado e buscam alcançar a segunda vitória diante da surpresa da primeira rodada, a Venezuela. Os venezuelanos venceram a Argentina com boa vantagem por 85 a 68 e tentam surpreender novamente sobre o Brasil. “Ninguém pensava que eles poderiam ganhar com tanta vantagem da Argentina. Temos que respeitar muito a Venezuela,” disse ao globoesporte.com o comandante espanhol do Brasil, Moncho Monsalve

Fonte: Reuters
Brasil
PG – Marcelo Huertas
SG – Leandro Barbosa
SF – Alex Garcia
PF – Anderson Varejão
C – Tiago Splitter
Fique de olho – Alex Garcia começou como titular contra os dominicanos para marcar o ala Francisco Garcia. Além do bom trabalho defensivo, Alex foi um dos grandes responsáveis pela virada no último quarto, anotando 21 pontos na partida, desses 11 no período final.

Fonte: rebote.blogspot.com
Venezuela
PG – Greivis Vasquez
SG – Oscar Torres
SF – Héctor Romero
PF – Luis Bethelmy
C – Richard Lugo
Fique de olho – Torres é a grande estrela da zebra venezuelana da primeira rodada da Copa América, e foi o cestinha do time com 22 pontos contra a Argentina.
Brasil x Rep. Dominicana – Copa América – Vitória apertada na estréia

O Brasil teve muitas dificuldades, mas conseguiu vencer a República Dominicana por 81 a 68 na estréia da Copa América, em jogo válido pelo grupo B. Os brasileiros começaram bem na partida, mas caíram de rendimento com os dominicanos dominando o segundo e terceiro períodos, mas, no último conseguiram uma recuperação incrível e venceram na estreia.

Alex Garcia, com grande atuação no final do jogo, ajudou na difícil vitória brasileira sobre os dominicanos (Foto por Reuters)
A seleção brasileira iniciou a partida com Alex Garcia no lugar de Marcelo Machado, para marcar o ala do Sacramento Kings Francisco Garcia. A defesa começou forte e os brasileiros usaram os contra ataques de Leandro Barbosa e as jogadas embaixo do garrafão com Tiago Splitter, que anotaram oito e sete pontos respectivamente. Alex fazia bem seu trabalho defensivo, mas mesmo assim Francisco marcou oito pontos. A República Dominicana chegou a estar perdendo por nove pontos, mas conseguiu encostar e terminou o primeiro quarto perdendo em 21 a 18.

Tiago Splitter continua suas boas atuações com um duplo-duplo (Foto por AP Photo)
No segundo quarto, a seleção brasileira começou a se perder em quadra. Splitter acabou cometendo sua terceira falta logo no início do período e foi substituído. Os reservas brasileiros não conseguiram manter a marcação da primeira parte, e Barbosa se precipitava nos arremessos de três, errando os seis primeiros. Os dominicanos estavam calibrados na linha de três, com 64% de acerto até o intervalo, e chegaram a virar o placar. Mas com três triplos de Marcelo Machado no quarto, o Brasil retomou a frente e foi para o intervalo vencendo por 38 a 36.
No retorno dos vestiários, os dominicanos começaram a dominar a partida. Charlie Villanueva, com 12 pontos no quarto, e Chico Garcia ainda com a pontaria afiada, ameaçavam abrir vantagem frente ao Brasil, mas Alex acertou duas bolas de três e manteve os brasileiros em jogo, indo para os 10 minutos finais com 61 a 57 a favor da República Dominicana.
Para o último período, nossa seleção conseguiu reagir com a volta de Splitter à quadra, e Alex apareceu com boas infiltrações e tiros de fora, anotando 11 pontos no quarto, e a seleção dominicana não conseguiu manter o bom aproveitamento nos arremessos de três, e caiu de produção. Com a eliminação de Horford e Villanueva com cinco faltas, os brasileiros tiveram a vida facilitada para abrir mais e vencer a partida em 81 a 68.
Vejam os melhores momentos da partida, do site Basket Brasil da TV ESPN Brasil:
Destaques da partida
Brasil
Alex Garcia – 21 pontos, 66,7% (8-12) nos arremessos de quadra e 75% (3-4) nos arremessos de três pontos
Leandro Barbosa – 21 pontos e 12,5% (1-8) nos arremessos de três pontos
Tiago Splitter – 14 pontos, 10 rebotes e 3 roubos de bola
Anderson Varejão – 10 pontos, 10 rebotes e 2 bloqueios
Marcelo Huertas – 9 assistências
República Dominicana
Francisco Garcia – 17 pontos, 5 bloqueios e 50% (5-10) nos arremessos de três pontos
Charlie Villanueva – 14 pontos
Luis Flores – 12 pontos, 9 assistências e 6 erros de ataque
Kelvin Peña – 11 pontos, 80% (4-5) nos arremessos de quadra e 75% (3-4) nos arremessos de três pontos
Jack Martinez – 9 rebotes
