Arquivo diário: 19/08/2009
Brasil x Porto Rico – Copa Tuto Marchand – 2ª rodada

Brasil x Porto Rico – Copa Tuto Marchand – 2ª rodada
Data: 19/08/2009
Horário: 21:30 (Horário de Brasília)
Local: Coliseu José Miguel Agrelot (San Juan, Porto Rico)
Situação do Jogo
Após vencer a Argentina na abertura do torneio, o Brasil irá encarar os donos da casa, os portorriquenhos. O técnico da equipe brasileira, Moncho Monsalve, analisou: “Porto Rico tem uma boa equipe e nos últimos anos mostrou que pode jogar de igual contra as principais seleções do mundo. O grupo atual tem um bom trio de pivôs (Peter Ramos, Daniel Santiago e Sanchez), excelentes arremessadores (Ayuso, Arroyo e Dalmau) e joga em casa com o apoio da torcida. Para conseguir um resultado positivo, o Brasil precisa dominar os rebotes, fazer uma defesa forte para evitar os chutes de três pontos e no ataque ter equilíbrio para trabalhar a bola e selecionar os arremessos”.
Brasil

(Foto: Alex Silva/AE)
PG – Marcelinho Huertas
SG – Leandrinho
SF – Guilherme Giovannoni/Marcelo Machado
PF – Anderson Varejão
C – JP Batista/Tiago Splitter
Fique de olho – O ala-armador do Phoenix Suns foi o cestinha e o principal jogador da equipe no duelo contra a Argentina. Contra Porto Rico, uma boa atuação de Leandrinho, principalmente no aspecto defensivo, será fundamental para a vitória brasileira.
Porto Rico

(Foto: Divulgação/FIBA)
PG – Carlos Arroyo
SG – Larry Ayuso
SF – Carmelo Lee
PF – Ricky Sánchez
C – Daniel Santiago
Fique de olho – O ex-armador do Orlando Magic é o principal jogador de Porto Rico, e costuma ter grandes atuações com a camisa de sua seleção. Atualmente no Maccabi Tel Aviv, de Israel, Carlos Arroyo merece atenção especial da defesa brasileira, já que costuma ser mortal nos arremessos do perímetro.
Brasil x Argentina – Copa Tuto Marchand – Vitória sobre os hermanos

A seleção brasileira estreou com vitória na Copa Tuto Marchand, torneio preparatório para a Copa América. E a vitória veio da melhor maneira possível, com placar expressivo em cima da rival Argentina; 91 x 76.

(Foto: Divulgação / FIBA América)
A partida teve um início disputado e quase sempre com o Brasil a frente no marcador. Apesar do domínio nas ações, Leandrinho e companhia não conseguiam abrir grande vantagem. Com a partida truncada, as equipes foram para o intervalo com o placar de 39 a 32 para o time verde e amarelo.
No terceiro quarto, os brasileiros conseguiram impor um bom ritmo de jogo, forte na defesa e eficiênte no ataque, e chegaram a abrir 19 pontos de vantagem. Os argentinos apertaram e no último período, chegaram a reduzir a diferença para apenas sete pontos, mas logo a equipe brasileira retomou o controle e fechou a partida com tranquilidade.
“Fizemos uma boa defesa, trabalhamos bem a bola no ataque e tivemos tranquilidade para recuperar o placar quando eles tiraram uma vantagem de 19 para sete pontos no início do quarto período. Fomos melhores no individual e no conjunto. Sabemos que ainda temos que melhorar para a Copa América, mas o grupo está de parabéns pela vitória”, disse o pivô Tiago Splitter.
Destaques da partida
Brasil
Leandrinho – 18 pontos e sete rebotes
Tiago Splitter – 14 pontos e nove rebotes
Marcelinho Machado – 11 pontos, sete rebotes e seis assistências
Argentina
Luis Scola – 28 pontos
Roman Gonzalez – 14 pontos
