Arquivo diário: 07/08/2009

Brasil x Uruguai – Super Four Eletrobrás – Vitória tranquila

Divulgação CBB

Divulgação CBB

Sem maiores dificuldades, a Seleção Brasileira masculina de basquete passou pelo Uruguai hoje pelo placar de 100×63, no Maranãzinho, na estreia da equipe titular neste ano, e garantiu vaga na final do Super Four Eeletrobrás.

Sem contar com seu capitão Marcelinho Machado, suspenso, Moncho Monsalve resolveu optar pela entrada de Alex Garcia como ala titular. O atleta do Universo fez bem o papel de coadjuvante, deixando Leandrinho, Varejão e Splitter com a função de pontuadores da equipe.

De equilíbrio, só metade do primeiro quarto; a partir de então, o Brasil impôs seu jogo e contou com um banco mais qualificado para vencer a partida. Agora, a Seleção de Moncho Monsalve espera o vencedor de Argentina x Austrália para saber quem enfrenta na final.

Além dos atletas já citados, participaram bem do embate o armador Marcelinho Huertas e o versátil Guilherme Giovanoni, que pode atuar tanto como ala quanto como jogador de garrafão.

Destaques da partida

Brasil

Anderson Varejão  – 19 pontos, 11 assistências e dois tocos

Leandrinho – 18 pontos

Guilherme Giovannoni – 14 pontos e cinco rebotes

Tiago Splitter – Dez pontos, sete rebotes e quatro roubadas de bola

Alex – Nove pontos, sete assistências e três roubadas de bola

Uruguai

Esteban Batista – 11 pontos, oito rebotes

Desfalque

Além de Marcelinho Machado, recuperando-se de uma tendinite no antebraço direito, Moncho Monsalve também não pôde contar com o pivô Paulão, que tem pendências contratuais para resolver.

Lar Doce Lar – Alamodome – Parte 2

Continuando com a série “Lar Doce Lar”,  após a primeira parte, em que falamos da primeira casa do San Antonio Spurs, a HemisFair Arena, nesta semana contaremos um pouco da história do lendário Alamodome, a arena do Spurs do iníco da década de 90 ao início dos anos 2000.

Alamodome (1993-2002)

No início dos anos 90, o San Antonio Spurs queria se mudar para um ginásio maior, para entrar em uma nova era na NBA. A prefeitura de San Antonio criou uma arena multi-uso para atrair convenções  e para uma franquia de futebol americano se instalar na cidade. Como o Spurs não conseguiu um ginásio para si, acabou se instalando na arena multi-uso, o Alamodome.

A construção iniciou-se em novembro de 1990, e foi inaugurada em 15 de maio de 1993, com o custo total de 186 milhões de dólares. O Spurs se mudou da HemisFair Arena para o Alamodome após a temporada 1992/93. Como estádio de futebol americano, o Alamodome tem capacidade para 65 mil espectadores, podendo expandir-se para 72 mil. Como quadra de basquete, o domo reduz a capacidade para apenas 35 mil na temporada regular, podendo expandir-se nos playoffs para mais de 39 mil.

Os fãs do Spurs não gostavam da nova casa, pois os acentos eram mais afastados da quadra, diferente da lendária HemisFair Arena, que tinha uma grande proximidade com o jogo. O Alamodome tinha um clima cavernoso por ser uma estrutura para um estádio de futebol americano.

Alguns acontecimentos ruins marcaram o arena, como a abertura da temporada 1994/95 em casa para o Spurs. A noite começou com fogos de artifícios, que fizeram muita fumaça dentro do ginásio, acionando assim o sistema anti-incêndio, ligando os jatos de água que ensoparam os espectadores nas cadeiras.

O grande arremesso de Elliot no Memorial Day Miracle (Foto por Andrew D. Bernstein/NBAE/Getty)

O grande arremesso de Elliot no "Memorial Day Miracle" (Foto por Andrew D. Bernstein/NBAE/Getty)

Porém, grandes momentos marcaram também o Alamodome. Um dos melhores foi o “Memorial Day Miracle”. Era o Jogo 2 das finais da conferência Oeste contra o Portland Trail Blazers. O Spurs ficou quase toda a partida atrás no placar, chegando a perder por 18 pontos de diferença. No último quarto, o Blazers vencia a partida por 85 a 83 faltando 12 segundos. O armador Mario Elie deu um passe ruim para Sean Elliott, que estava com problemas nos rins, quase não participou do jogo e teria que fazer um transplante depois da a temporada. Ele quase teve a bola roubada e quase pisou na linha lateral, girando e arremessando sobre uma tentativa de bloqueio de Rasheed Wallace, cosneguindo uma vitória heróica por 86 a 85, conseguindo uma vantagem de 2 a 0 na série.

Tão memorável como esse dia foi a comemoração do primeiro título do San Antonio, depois de derrotar o New York Knicks no Madison Square Garden. Após uma grande parada nas ruas da cidade, o time trouxe a taça do título para comemorar no Alamodome, com cada jogador subindo ao palco para agradecer os fãs da equipe.

Outros momentos desta arena foram as passagens dos técnicos Jerry Tarkanian, John Lucas e o início da era de Gregg Popovich à frente do time, e os grandes momentos de David Robinson – seu quadruplo-duplo contra o Detroit Pistons em 1994 e o ano do MVP, 95. Também tivemos o All-Star Game em 1996, o início do desconhecido e jovem armador francês Tony Parker, e o início da era Tim Duncan.

Depois do título da NBA em 99, o time se tornou popular, e a organização começou a planejar se mudar para uma arena voltada para o basquete. Sempre teve-se a impressão que o Alamodome era uma casa temporária, até a construção e um novo ginásio. O San Antonio se mudou após a temporada 2001/02.

Vejam algumas imagens dos melhores lances da final da NBA em 1999, com imagens do Alamodome.

Na próxima semana, encerraremos a série “Lar Doce Lar”, falando sobre a atual arena do Spurs, o AT&T Center.

Brasil vs. Uruguai – Super Four Eletrobrás – Primeira fase

Pré-Jogo – Brasil vs. Uruguai – Super Four Eletrobrás – Primeira fase

Data: 07/08/2009

Horário: 19:00 (Horário de Brasília)

Local: Maracanãzinho

Situação do Jogo

Depois de disputar torneios em Portugal e na Argentina com equipes alternativas, a Seleção Brasileira masculina de basquete estreia em 2009 com sua formação titular; a única dúvida é o ala do Flamengo, Marcelinho Machado, que se recupera de uma tendinite no antebraço direito. O jogo será contra o Uruguai, válido pelo Super Four Eletrobrás, disputado por quatro seleções – além de brasileiros e uruguaios, Argentina e Austrália completam o campeonato. Os jogos de hoje serão como semifinais, e, amanhã, acontecem a disputa do terceiro lugar e a final.

Brasil

Divulgação CBB

Divulgação CBB

PG – Marcelinho Huertas

SG – Leandrinho

SF – Marcelinho Machado (Guilherme Giovannoni)

PF – Anderson Varejão

C – Tiago Splitter

Fique de olho – O pivô do Caja Laboral, ex-TAU Cerámica, equipe espanhola, estreia pela seleção brasileira no que pode ser sua última offseason no basquete europeu – a partir de 2010, deve juntar-se ao elenco do San Antonio Spurs.

Uruguai

Fonte: esmas.com

Fonte: esmas.com

PG – Martín Osimani

SG – Gustavo Barrera

SF – Emilio Taboada

PF – Gastón Paéz

C – Esteban Batista

Fique de olho – O pivô uruguaio, com passagens pelo basquetebol americano e europeu, é o grande destaque dessa seleção. O Brasília manifestou recentemente interesse em sua contratação; quem sabe, podemos tê-lo no Brasil para a próxima LNB.