Na linha dos 3 – Renovação forçada ou planejada?

Olá caros leitores!

Vocês não devem estar acostumados com a coluna “Na linha dos 3” às quartas-feiras, afinal este é o dia da “Um outro olhar”. Porém, devido a um pequeno problema com Renan Ronchi, nosso novo colunista, excepcionalmente nesta semana as datas foram trocadas. Então, hoje temos esta coluna, e amanhã teremos a tão querida (ou nem tanto) “Um outro olhar”. Explicações feitas, vamos ao assunto de hoje.

Estamos em um período complicado da offseason, onde há poucos assuntos rolando e poucas movimentações acontecendo. Dentro deste cenário, houve um espaço para uma maior reflexão sobre o que se passou com a equipe desde o fim da última temporada.

Muito se cobrava a franquia a respeito de uma renovação de um elenco envelhecido, e que parecia já sem energia para buscar as glórias de outros tempos. Pois bem, de uma forma forçada ou planejada, a renovação está aí, acontecendo.

Começando pela chegada de Richard Jefferson ao time, na posição que antes pertencia a Bruce Bowen. Jefferson, de 29 anos, chega para suprir a carência de uma posição que vinha preocupando os torcedores texanos, afinal Bowen, de 38 anos, parecia sentir o peso da idade e não conseguia mais jogar na mesma intensidade de antes. A chegada do novo ala recolocou a equipe de volta ao patamar dos favoritos.

Kurt Thomas, próximo de completar 37 anos, foi um dos veteranos incluídos na troca com o Milwaukee Bucks, que trouxe Jefferson para San Antonio. Para o seu lugar, a equipe foi atrás de Antonio McDyess, que completará 35 anos. Neste ponto, não é a idade que faz tanta diferença. Porém, indiscutivelmente, McDyess pode contribuir muito mais em quadra do que seu antecessor. Thomas teve médias na última temporada de 4,3 pontos e 5,1 rebotes em 17 minutos por jogo, enquanto Dyess atuou 30 minutos por partida, e conseguiu médias de 9,6 pontos e 9,8 rebotes, mostrando boa capacidade física.

Outro envolvido na troca por Jefferson foi Fabrício Oberto, de 34 anos. O argentino atuou em apenas 52 partidas na temporada passada, algumas por opção técnica e algumas outras por estar afastado devido ao um problema cardíaco, que inclusive pode levá-lo à aposentadoria precoce. Para o lugar de Oberto, a solução veio do Draft; o jovem ala-pivô DeJuan Blair, de 20 anos. O ex-jogador da Universidade de Pittsburgh mostrou um excelente jogo nas ligas de verão, dominando principalmente os rebotes.

O ala Ime Udoka, de 32 anos, teve seu contrato encerrado no fim da última temporada. e dificilmente renovará com a equipe do Texas. Para o seu lugar, Malik Hairston, de 22 anos, teve o contrato renovado. Após algumas partidas com o Spurs na última temporada e boas atuações na liga de verão, Hairston ganhou a oportunidade de ficar mais um ano em San Antonio e mostrar um pouco mais de seu basquetebol.

Além destes, Jacque Vaughn, de 34 anos também não deverá renovar. O substituto já está no elenco; George Hill, de 23 anos, que deverá ganhar mais minutos em quadra na próxima temporada.

Considerando apenas estes citados, houve uma redução de 46 anos na somatória da equipe. Um sinal claro de que a tão cobrada renovação está acontecendo. Uma base interessante está sendo montada para o futuro. Parker, Hill, Jefferson, Blair, Hairston e Splitter – sim, o brasileiro também deverá fazer parte em breve deste projeto de renovação da equipe. Se não é uma base tão genial como a de hoje, ao menos poderá manter a equipe em um bom nível, sem cair no ostracismo como acaba acontecendo com muitas equipes após o fim de uma geração vitoriosa. Bastará algumas boas movimentações em trocas, mercado de free agents e no draft para que a equipe volte a brigar pelo topo da NBA.

Avatar de Desconhecido

Sobre Victor Moraes

Formado em Jornalismo no ano de 2012 pela Universidade Metodista de São Paulo. Fanático por esportes, sobretudo o basquete, passou pela redação do Diário Lance!, trabalhou na Liga Nacional de Basquete e no extinto Basketeria. Se orgulha de fazer parte da equipe do Spurs Brasil desde a criação em 2007.

Publicado em 05/08/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.