Arquivo diário: 21/07/2009
Uma nova #era no @esporte

As inovações tecnológicas são uma crescente não só dentro das quadras e campos do esporte, mas, principalmente, fora delas. Todos os anos, milhões de páginas são criadas na Internet. Destas milhões, algumas poucas obtém sucesso absoluto e simplesmente conseguem mudar o modo de vida de bilhões de pessoas – sim, sem exagero. Recentemente, tivemos três fortes exemplos disso: o Google, o Orkut e o YouTube (lembrando aos leitores que a primeira página citada simplesmente é dona das outras duas, e hoje é uma das empresas mais poderosas do mundo). Mas a “página da moda” neste ano simplesmente tem revolucionado o contato do esporte – e de muitas outras coisas – com seu respectivo público. Falo do Twitter. Falarei da NBA dentro deste novo sistema de comunicação, auto-denominado como microblog.
O mecanismo de funcionamento não é dos mais complicados de se entender. Cada pessoa cria um perfil na página principal e já está dentro da rede criada. A partir daí, o objetivo é atualizar sua conta com informações pessoais transcritas em no máximo 140 caracteres. Febre em todo o mundo, o site tem aumentado e muito a relação entre os ídolos e os fãs. E na NBA essa tendência é evidente.
São muitos os jogadores que criaram perfis e os atualizam com informações pessoais muito preciosas para fãs e jornalistas. Transferências, assinaturas de contratos e muito mais são divulgados pelo Twitter. Não à toa, foram criados perfis dos sites que acompanham o basquete e que agora também fazem atualizações para seus fãs por lá. A agilidade nas informações e a confiabilidade das mesmas, uma vez que são divulgadas simplesmente pelos próprios jogadores, são os aspectos que têm feito do Twitter uma das ferramentas mais utilizadas da web.
A revolução feita pelo Twitter quando falamos da transmissão de informação é irreversível. O site criou uma nova era na informação, logo uma nova era no esporte. Se as informações, nos últimos tempos, já chegavam de modo extremamente rápido aos interessados, agora falamos de questão de segundos para que uma notícia considerada inédita seja expandida por todo o mundo. Jornais e sites informativos terão que rever seus conceitos. Equipes, diretores e analistas do basquete, também. Na era do #Twitter, fica cada vez mais difícil ser @exclusivo. Mas fica cada vez mais #fácil estar bem informado. É só se conectar.
Twittando na NBA
Para não deixar os leitores mais avoados com água na boca, coloco abaixo informações interessantes sobre a liga norte-americana de basquete no Twitter. Seguem links das páginas do site que você, amante do basquete, não pode deixar de conferir.
Twitter oficial da NBA – http://www.twitter.com/nba
Twitter dos agentes da NBA – http://www.twitter.com/NBASportsAgents
Twitter com os jogadores da NBA – http://www.twitter.com/NBAplayers
Twitter oficial do Spurs – http://www.twitter.com/spurs
Twitter do Hoopshype, site de notícias sobre NBA – http://www.twitter.com/hoopshype
Twitter da ESPN – http://www.twitter.com/espn
Twitter da CBS Sports – http://www.twitter.com/CBSSports
Twitter do analista Marc Stein, sempre com informações exclusivas – http://www.twitter.com/STEIN_LINE_HQ
Twitter do Spurs Brasil – http://www.twitter.com/spurs_brasil
Twitter de jogadores
Shaquille O’Neal – http://www.twitter.com/THE_REAL_SHAQ
Paul Pierce – http://www.twitter.com/paulpierce34
Dwight Howard – http://www.twitter.com/DwightHoward
Blake Griffin – http://www.twitter.com/blakegriffin
Chris Bosh – http://www.twitter.com/chrisbosh
Manu Ginobili – http://www.twitter.com/manuginobili
DeJuan Blair – http://www.twitter.com/DeJuan45
Bruce Bowen – http://www.twitter.com/bowen12
Perfil dos colunistas do Spurs Brasil
Leonardo Sacco – http://www.twitter.com/leosacco
Lucas Pastore – http://www.twitter.com/lucas_pastore
Victor Moraes – http://www.twitter.com/spursvictor
Glauber da Rocha – http://www.twitter.com/glaglauber
E esses são só alguns dos perfis existentes.
A nova era no esporte começou.
