Resumo da temporada de Splitter

A temporada 2008/09 acaba de terminar na Espanha. A equipe do TAU Cerámica, em que joga o pivô brasileiro Tiago Splitter, que tem vínculo com o San Antonio Spurs na NBA, fez belas campanhas nas principais competições que disputou, sagrando-se campeã da Supercopa e da Copa del Rey, mas acabou deixando escapar os principais títulos do ano.

Nessa coluna, a De Olho Neles, ficamos atentos a tudo o que aconteceu no ano com Splitter, e, consequentemente, com o TAU Cerámica. Agora, vamos a um pequeno resumo do desempenho do brasileiro nesse ano jogando com a camisa da equipe espanhola.

Liga ACB

No campeonato espanhol de basquete, a equipe de Splitter foi a líder disparada na temporada regular, mas acabou com o vice-campeonato após ser derrotada pelo Regal FC Barcelona na final.

O pivô brasileiro atuou em 26 partidas na temporada regular, obtendo, em média, 15 pontos (vice-líder da equipe), 6,3 rebotes (líder da equipe e 6º da liga), 2,2 assistências (3º da equipe), 1,5 roubadas (vice-líder da equipe) e 1,1 tocos (líder da equipe e 6º da liga) em 26 minutos em quadra por jogo. Além disso, ele liderou a equipe no aproveitamento dos arremessos de dois pontos, com 63%, ao lado de Pete Mickeal, ficando na sexta posição em toda a liga.

Nos playoffs, ele atuou em todas as nove partidas da equipe. Suas médias foram de 13,8 pontos (vice-líder da equipe e 5º da liga), 7,6 rebotes (líder da equipe e da liga), 2,1 assistências (3º da equipe e 10º da liga), 0,9 roubadas (vice-líder da equipe, empatado com Pablo Prigioni) e 0,6 tocos (líder da equipe, empatado com Pete Mickeal, e 6º da liga) a cada 31 minutos de média jogados (líder da equipe e da liga). Dessa vez, ele ficou em segundo no aproveitamento nos arremessos de dois pontos, empatado com Sergi Vidal, com 60%, e atrás de San Emeterio, que obteve 69%. Splitter ficou em quarto se levarmos em consideração toda a liga.

Euroliga

Aqui, o TAU Cerámica foi eliminado nos playoffs da semifinal. Mais uma vez, o algoz da equipe foi o Regal FC Barcelona, que, entretanto, não obteve sucesso no quadrangular final; o título acabou ficando com o Panathinaikos.

Pela competição, Splitter atuou em 17 partidas. Ele obteve médias de 14 pontos (vice-líder da equipe e 5º da liga), 5,4 rebotes (vice-líder da equipe e 8º da liga), 1,6 assistências (3º da equipe), 1,6 tocos (líder da equipe e vice-líder da liga) e 0,6 roubadas. Ele ainda teve o terceiro melhor aproveitamento da equipe e o oitavo melhor da liga nos arremessos de dois pontos de sua equipe, com 65,9%.

E agora?

Alguns rumores dizem que a empresa TAU Cerámica pode falir. Com isso, Splitter poderia juntar-se ao San Antonio Spurs já nessa offesason. Mas a possibilidade é bem remota. O pivô brasileiro deve ainda jogar a Copa América pela seleção brasileira.

Agora, a coluna De Olho Neles entra de férias por tempo indeterminado. Voltaremos, na próxima temporada, a acompanhar a temporada do TAU Cerámica, ou, quem sabe, de outros jogadores que venham a ser draftados pelos Spurs. Não perca!

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 21/06/2009, em De Olho Neles. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Avatar de Victor Moraes Victor Moraes

    Considerando a temporada conturbada q o Splitter teve, os números foram bons. O brasileiro é sem duvida um dos pilares dessa equipe do TAU. Não vejo a hora de vê-lo com a camisa do Spurs.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.