Ele nunca vai ganhar sozinho

Domingo foi um dia especial para os torcedores do Los Angeles Lakers. Após alguns poucos anos de espera, a equipe da Califórnia voltou a fazer algo que está acostumada desde seus primórdios: ser campeã. Fez uma temporada regular quase impecável, e o time bateu sem muitas dificuldades seus adversários do Oeste na pós-temporada. Na grande final, não tomou conhecimento do Orlando Magic e atropelou o adversário, vencendo quatro jogos e perdendo apenas um. Tirou da garganta o gosto amargo do vice de 2008, e calou a boca de muitos.

Mas o título dos Lakers não se torna mais especial por esses motivos citados acima. Acredito que os torcedores da franquia estão se deleitando com a situação de seu grande astro, o ala-armador Kobe Bryant. Depois de conquistar três títulos pela franquia angelina, o jogador parecia ainda ter algo para provar. E para muitos, precisava mesmo provar algumas coisas. Precisava provar que poderia ser campeão e líder do time ao mesmo tempo. Que poderia levantar o caneco sem a sombra – e que sombra – de Shaquille O’Neal.

Besteira.

Se para muitos o título conquistado nesse último final de semana foi um “cala boca” nos críticos de Bryant, estão muito enganados. E estão enganados porque Bryant nunca precisou provar nada para ninguém. Confesso que fora das quadras nunca foi meu jogador favorito – e aposto que para muitos não o é. Mas dentro das quatro linhas ele nunca foi menino. Sempre foi grande. E mesmo assim nunca ganhou sozinho. Nunca porque é impossível. Porque não estamos falando sobre tênis de mesa, tênis ou boliche. No basquete não se vence sozinho. E por mais genial que Kobe seja, ele nunca conseguirá tal feito. Ninguém nunca conseguiu.

Falar que Bryant venceu só é falar, no mínimo, uma bela besteira. Ou você não sabe quem são Pau Gasol, Trevor Ariza, Andrew Bynum, Derek Fisher, Phil Jackson e todos os outros que compõem o elenco do Lakers? São jogadores, são treinadores. Podem não ser tão geniais quanto é Kobe, podem não ter seu poder de decisão. Mas estão lá e deram o apoio suficiente. Ele nunca esteve sozinho. Ele nunca venceu sozinho. Ele nunca vencerá sozinho.

E isso nunca diminuirá sua genialidade.

Avatar de Desconhecido

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 16/06/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. OLHA ONDE ISSO È PUBLICADO ?

    AIAHAIUAHIAUHAIUHAIUAHAUIHAIUHA

    KOBE É FODA, Spurs nunk teve um kra como o KObe inveja pura.

    • Vc leu a matéria amigo?

      Duncan: 4 títulos
      2 MVPs
      3 MVPs Finals

      Kobe: 4 titulos
      1 MVP
      1 MVP

      Finals

      Fica caladinho valeu!!!!!

      Kobe não é nem o melhor da história em Sua posição. Já o Duncan é.

      PG: Magic Johnson
      SG: Michael Jordan
      SF: Larry Bird
      PF: Tim Duncan
      C: Kareem Abdul-Jabbar

  2. Mais fácil o Spurs ter um Kobe doque o Lakers ter um Duncan.

  3. Avatar de Choriço Power Choriço Power

    PEDRO FILHU DA PUTA NEM LÊ A MATERIA E JÁ VAI CORNETANDO DISGRAÇADO SE LIGA RAPÁ SEU MERDA

  4. Olha.. lametável quando aparece gente querendo tumultuar.. tudo pq nao são capazes de entender o texto.

    Eu acompanho o trabalho que toda a equipe Spurs BR faz já há alguns bons meses e não tem motivos para alguém fazer alguma insinuação de que exista algum tipo de parcialidade.
    Muito pelo contrário! Se liga, PEDRO: o Spurs BR é um blog com uma credibilidade muito maior do que até famosos sites esportivos brasileiros que existem por aí!
    O pessoal faz um trabalho sério para manter seus visitantes bem informados e aparece um cara como vc pra falar besteira?
    E, além de tudo, isso prova que nao leu o artigo né?
    Parabens! Vc conseguiu aparecer! Pena que, para isso, precisou baixar o nivel, né?
    Perdeu a chance de ficar calado!
    E mostrou-se completamente incapaz de entender um texto!

  5. Avatar de Guilherme Kamus Guilherme Kamus

    Excelente, Léo!

    Kobe nunca precisou provar nada pra ninguém, mas fez questão de ganhar sem Shaq e agora todos os críticos tem que engolir essa.

    Não gosto dele, mas é um jogador espetacular.

    • Concordo com vc. Eu ODEIO o Kobe também. Acho ele muito babacão, quer ser o gostosão e não tem humildade (ao contrário do Duncan)

      mas é um jogador ESPETACULAR. Isso não tem como negar.

  6. Avatar de alexandre da silva lucena alexandre da silva lucena

    Acho kobe um jogador espetacular,decisivo,ofensivo e defensivamente ,mas se eu fosse tecnico eu não gostaria de ter um jogador tão individualista no meu elenco.

  7. Sou torcedor dos Lakers e fiquei muito feliz de ver meu time novamente campeão como ja não acontecia a algum tempo! Em relação ao Kobe, acho ele um jogador excepcional assim como Shaq já foi e acho q essa dele ter que provar algo para alguem sempre foi uma grande besteira, concordo com o texto! pra mim na era pós Jordan ele esta entre os melhores jogadores da NBA assim como Duncan. O primeiro a comentar é um completo idiota.

    LA LAKERS.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.