Arquivo diário: 29/05/2009

NBA Draft 2009 – Os astros que vêm por ai

Falta menos de um mês para para o Draft 2009 da NBA: o evento está marcado para o dia 25 de junho. É no draft que as franquias da NBA podem selecionar os jovens atletas vindo das faculdades ou, em alguns casos, do exterior. Mas este evento não representa apenas isso; para muitas equipes ele pode representar um recomeço, um novo planejamento em cima de uma potencial estrela vinda do recrutamento.

Este ano a equipe vencedora da loteria do Draft foi o Los Angeles Clippers, que deixou claro que na primeira escolha irá selecionar o ala-pivô Blake Griffin. Os angelinos já possuem um bom plantel, porém que em quadra não funciona. Griffin pode ser a peça que falta para este time encaixar, pois é considerado um atleta muito promissor e que dominou o jogo na Universidade. Especialistas apontam pequenas falhas em sua defesa e em seu jump shot, porém nada que não possa ser resolvido em pouco tempo na NBA.

A segunda escolha ficou com o Memphis Grizzlies, e é praticamente certo que o armador espanhol Ricky Rubio seja recrutado, apesar da pressão de seus empresários, que o querem em um centro maior. Rubio pode ser o grande maestro desta jovem e talentosa equipe do Grizzlies, que já conta com OJ Mayo e Rudy Gay, e um sólido garrafão com Marc Gasol e Darrel Arthur. Porém, a armação ainda é falha nas mãos de Mike Conley. Ainda em um último caso, a equipe de Memphis poderia selecionar Rubio e trocá-lo em seguida, tendo em vista que o espanhol será um dos jogadores mais cobiçados deste recrutamento.

A terceira escolha ficou com o Oklahoma City Thunder, e a tendência é que a escolha seja Hasheem Thabeet. Em um draft com poucas opções de pivôs, Thabeet aparece como a melhor escolha para quem busca um jogador da posição. O Thunder jé é uma equipe bem formada no perímetro, mas o grande defeito é o garrafão, e a chegada deste pivô de quase 2,20m poderia ser a solução. Porém, muitas dúvidas ainda pairam sobre como Thabeet se adaptará na liga profissional. Defensivamente aparenta ser uma máquina, ofensivamente seu jogo ainda deixa a desejar.

Outro jogador que promete causar impacto na liga é Brandon Jennings. O jovem armador impressionou a todos ainda no colegial, mas, diante da proibição de se inscrever no draft diretamente do colegial, Jennings preferiu jogar um ano na Itália ao invés de jogar por alguma universidade. Segundo sites especializados, Jennings aparece cotado entre a quarta e a sétima posição, mas particularmente acredito que seu destino seja realmente o Sacramento Kings na quarta escolha. O Kings é uma equipe ainda com muitas falhas; entre as mais graves, permanece a armação da equipe, já que Beno Udrih não se mostrou capaz o suficiente para jogar em bom nível com regularidade. Bradon Jennings então chegaria para suprir esta necessidade e adicionaria à equipe sua grande capacidade ofensiva.

Outros jogadores também podem surpreender na liga, como o ala-pivô Jordan Hill, o ala DeMar DeRozan e Tyler Hansbrough, que, apesar de estar cotado apenas para o final do primeiro round, é tido como um jogador de técnica refinada porém fisicamente fraco e pouco explosivo, o que pode atrapalhar seu rendimento entre os profissionais.

Para o San Antonio Spurs, é difícil prever quem será escolhido, já que a equipe possui três escolhas neste draft, porém todas de segundo round. A equipe possui a 7ª (via Warriors), a 21ª (via Hornets) e a 23ª escolhas (via Rockets). Na sua melhor escolha, acredito que o Spurs irá buscar um ala com caracteristicas defensivas, um substituto para Bruce Bowen, e as duas outras serão apostas para o futuro, talvez algum jogador estrangeiro que esteja sendo observado.

E atenção leitores do Spurs Brasil, nossa equipe ficará sempre atenta às informações do recrutamento e fará a cobertura completa da noite do Draft. Fiquem ligados.