Quem segura o MVP?

A resposta para essa pergunta parece, mais e mais a cada partida que se passa, inexistente. Na temporada regular, foram 66 vitórias e apenas 16 derrotas. Nos playoffs, até aqui, seis jogos e seis vitórias. O Cleveland Cavaliers parece uma bola de neve descendo uma montanha; a cada partida, está mais forte e mais rápido. E  LeBron James, o MVP dessa temporada, é o grande líder da franquia.

O camisa 23 liderou a equipe, na temporada regular, em nada modestos seis quesitos: pontos (28,4), rebotes (7,6), assistências (7,3), roubadas (1,7) e tocos (1,2) por jogo, além do aproveitamento nos arremessos de quadra (48,9%). Nos playoffs, muitas dessas médias ainda sobem: nos seis jogos disputados até aqui, LeBron fez, em média, 31,5 pontos, pegou 9,7 rebotes, distribuiu 6,3 assistências, roubou 2,3 bolas e deu 0,7 tocos por partida disputada. Acertou 54,1% do que tentou da quadra.

Na primeira série, diante do Detroit Pistons, ninguém conseguiu segurar o MVP. Hamilton, Prince e Wallace juntos não foram sequer sombra para LeBron James, que varreu os adversários da primeira fase. Agora, temos o Atalna Hawks. Mesmo com 2×0 contra no placar, espera-se que Joe Johnson e companhia dêem mais trabalho para os Cavaliers do que os Pistons deram. Mas mesmo assim, não me parecem um time maduro o suficiente para frear James e sua equipe.

Claro que LeBron não fez tudo isso sozinho. A campanha dos Cavaliers se deve, também, ao acréscimo do excelente Mo Williams ao plantel, à regularidade de Iglauskas, à subida de produção de Varejão e ao excelente trabalho defensivo de Delonte West; ele marcou Hamilton na primeira fase dos offs e, novamente, vem fazendo bom trabalho cuidando de Joe Johnson. Mas é inegável que LeBron James é o grande comandante dessa forte equipe.

E aí, quem segura o MVP? Os Lakers, no lado Oeste, recuperaram o mando de quadra ontem à noite, diante dos Rockets, e ressurgiram como os principais candidatos a tal feito. Será que Kobe Bryant e companhia têm time para isso? Será que alguém tem time para isso? Teremos a resposta em algumas dezenas de dias.

Avatar de Desconhecido

Sobre Lucas Pastore

Um dos fundadores do Spurs Brasil. Formado em Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2010, é site manager da Fifa e podcaster do Cultura Pop. Cobriu o basquete olímpico na Olimpíada de 2016 pelo LANCE!. Trabalhou também para UOL, Basketeria e mob36.

Publicado em 09/05/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.