A trajetória de Drew Gooden – Parte 2

Na coluna “Passando a Limpo” de hoje, continuaremos a falar sobre a trajetória de Drew Gooden no basquete. Na Parte 1, falamos de sua carreira no basquete universitário e o início na NBA. Hoje, continuaremos com o caminho dele até o San Antonio Spurs.
Na sua primeira temporada pelo Cavaliers, Gooden se tornou titular absoluto, formando dupla de garrafão com o pivô lituano Zydrunas Ilgauskas. A temporada 2004/05 foi a única que ele esteve presente em todas as partidas, conseguindo as melhores médias de sua carreira, com 14.4 pontos e 9.2 rebotes em 30.8 minutos por jogo. Na temporada seguinte, Drew continuou absoluto na posição e conseguiu manter boa média de rebotes, porém fez sua pior média de pontos na carreira; foram 10.7, somados a 8.4 rebotes em 27.5 minutos de quadra. O Cleveland se classificou para os playoffs, e o ala-pivô teve médias modestas de 8.2 pontos e 7.5 rebotes em 13 partidas, com o time perdendo para o Detroit Pistons na semifinal da conferência Leste.

- O Cleveland Cavaliers foi o time que Gooden permaneceu mais tempo em sua carreira na NBA (Foto por Gregory Shamus/Getty Images)

Gooden em ação nas finais de 2007 contra o Spurs (Foto por Ronald Martinez/Getty Images)
Gooden continuou sendo muito regular e ajudou o Cavaliers a se classificar para os playoffs na segunda posição da conferência Leste, com 50 vitórias e 32 derrotas. O ala-pivô manteve boas médias, com 11.1 pontos e 8.5 rebotes em 28 minutos de quadra. Na primeira rodada do playoff, Cleveland enfrentou o Washington Wizards, e dizimou-o vencendo a série em 4 a 0. Nas semifinais, enfrentaram o New Jersey Nets, conseguindo avançar às finais da divisão após o sexto jogo. Nessa etapa eles enfrentaram o primeiro colocado na temporada regular da divisão, o Detroit Pistons. Mais uma vez o time acabou com a série em seis jogos e chegou às finais da NBA. Nas finais, o Cavaliers encontrou o Spurs. O San Antonio fez uma final incrível e conquistou o título em quatro jogos. Em 20 jogos nesses playoffs, Drew teve médias de 11.4 pontos e oito rebotes em 30.3 minutos.

Gooden em ação pelo Chicago Bulls (Foto por Gregory Shamus/Getty Images)
Em 2007/08, Drew fazia uma boa temporada com o Cleveland, mas alguns pediam mudanças no time para trazer mais um jogador de renome na liga. No último dia permitido para trocas, Drew Gooden, junto com Shannon Brown, Larry Hughes e Cedric Simmons, foram enviados ao Chicago Bulls, e o Cleveland recebeu Ben Wallace, Joe Smith e uma escolha futura de segunda rodada no draft. Em seu novo time, ele teve médias no restante da temporada de 14 pontos e 9.3 rebotes.
Na atual temporada, Gooden começou bem com o Bulls. Em 33 partidas, teve médias de 13. pontos e 8.6 rebotes em 29.6 minutos de quadra. Mas, novamente no último dia permitido para trocas, em uma troca envolvendo três times, o Bulls enviou Drew Gooden, Andres Nocioni, Cedric Simmons e Michael Ruffin para o Sacramento Kings, que mandou Brad Miller e John Salmons ao Chicago. O Kings enviou Ruffin ao Portland Trail Blazers, que por sua vez mandou Ike Diogu ao Sacramento. Drew jogou apenas uma partida pelo Kings e chegou a um acordo com o time para sua dispensa dia 02/03. Em 05/03, Drew Gooden assinou contrato com o San Antonio Spurs pelo restante da temporada.

Drew Gooden com seu uniforme do Spurs (Divulgação)
Publicado em 27/03/2009, em Passando a limpo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário
Comentários 1