Rubio virá para o draft?

Publicada nesta última semana pelo conceituado periódico espanhol Marca, a notícia sobre a intenção do armador Ricky Rubio, também espanhol, de se inscrever para o próximo recrutamento de calouros da NBA poderá afetar de imediato o planejamento de diversas franquias que hoje não correm atrás de vagas na pós-temporada, mas sim de maiores chances de obterem uma primeira escolha na seleção de novatos marcada para junho próximo.

Caso realmente coloque seu nome para ser apto a ser selecionado, Rubio poderá, sem sombra de dúvidas, transformar o futuro da equipe que o escolher. E poderá, caso erre os cálculos e se precipite, mudar para o lado errado sua carreira, que tem tudo para ser gloriosa e vitoriosa. Falo isso baseado na qualidade de algumas equipes que poderão recrutar seus serviços caso se confirme sua aparição ainda em 2009 no draft.

Para este ano, algumas boas opções surgem para as equipes que terão as primeras escolhas. Fala-se muito em dois grandes nomes para o próximo recrutamento: o ala-pivô Blake Griffin e o armador Brandon Jennings. O primeiro tem impressionantes médias de pontos e rebotes na NCAA, campeonato norte-americano de basquete universitário, enquanto o segundo é tido como um prodígio que partiu direto do colegial para a Europa, por onde jogou um ano antes de se inscrever para o próximo draft. Ambos seriam os principais “adversários” de Rubio na disputa pela primeira posição.

O grande problema, no entanto, não é ser selecionado em primeiro, segundo ou sexto lugar em um recrutamento. Afinal, não são poucas as estrelas que são oriundas de escolhas mais baixas. O grande embaraço para o jovem espanhol estaria nas possibilidades de times que poderiam o recrutar. Seriam eles, pela lógica e pela tabela da temporada regular, principalmente, Sacramento Kings, Washington Wizards, Los Angeles Clippers e Oklahoma City Thunder.

Destas citadas franquias, acredito que Rubio se daria realmente bem apenas na última. Inserido em um time jovem e com a companhia dos ótimos Kevin Durant e Jeff Green, o espanhol poderia ser o armador que hoje a equipe caçula da liga não tem. Se fosse recrutado para jogar em Sacramento, desembarcaria em um dos times mais jovens e desorganizados da NBA. E esta última característica, a desorganização, é um problema crônico que pode acabar com qualquer carreira. Sendo escolhido pelo Wizards, cairia em um time razoavelmente bom, sempre com esperanças para o futuro, mas que já conta com um armador de renome: Gilbert Arenas. Creio que Rubio não se daria bem ao lado do Agente Zero (ou sendo seu reserva). Por fim, o Clippers. Creio aqui em uma equipe um pouco mais organizada, mas que já conta com um bom armador, o excelente Baron Davis, e que não daria para Rubio todo o tempo que ele parece merecer.

Fica então a questão: Rubio virá para o draft? Vale realmente a pena acelerar o processo? São perguntas que o esboço de craque deverá responder nas próximas semanas, confirmando ou negando as informações do Marca.

Avatar de Desconhecido

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 24/03/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Avatar de Bruno Pongas Bruno Pongas

    Eu acho que ele ainda vai ficar mais um ano na Europa!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.