Vice de novo?

Cantiga ecoada nos estádios cariocas quando Flamengo e Vasco se enfrentam pelos mais diversos campeonatos futebolísticos – domingo é dia de novo Clássico dos Milhões! – as palavras “Oh, oh, oh, vice de novo!” parecem cada vez mais se encaixarem na NBA. Se encaixam primeiro na temporada regular, que a cada semana dá seus últimos suspiros e se mostra cada vez mais definida (lamentam nessa hora os torcedores do Phoenix Suns). Podem se encaixar também nos playoffs, momento áureo da NBA, e, por final, na própria Final, sem sombra de dúvidas o momento mais esperado do basquete norte-americano e quiçá do basquete mundial.

Vamos começar então falando da temporada regular, mais especificamente da conferência Oeste. Disparado na liderança está o Los Angeles Lakers, time que passa longe do meio termo para os fãs. Ou é amado ou é odiado. Eu não os amo, mas acho melhor deixar minha opinião neste caso de lado… Voltando ao assunto, a franquia que abriga o astro Kobe Bryant sobra na conferência em que está o San Antonio Spurs na vice-liderança. Neste caso, já é certa a definição do primeiro colocado. A segunda colocação ainda não está definida, mas o Spurs parece quase certo como detentor da colocação ao fim dos 82 jogos regulares. Na última temporada, o vice na regular ficou com o New Orleans Hornets, com campanha idêntica à do time de San Antonio. Como não gosto de critérios de desempate… será que o Spurs será vice de novo?

Passando para a pós-temporada, podemos finalmente fazer uma análise mais completa sobre o embate Spurs x Lakers. Principais favoritos do lado Oeste, os dois times têm tudo para fazer a final de conferência pela segunda vez seguida. E é aí que entra o principal “vice de novo”. Se chegarem à final, como penso que chegarão, as equipes se enfrentarão em melhor de sete jogos, sendo o último desses embates disputado em Los Angeles, devido às regras da NBA, que concedem mais mando de quadra à franquia de melhor campanha na temporada regular. E, neste caso o equilibrado duelo entre as franquias requer mando de quadra, uma vez que em San Antonio costuma dar Spurs e em Los Angeles o Lakers. Seria o Spurs vice de novo?

Por fim, a grande Final da NBA, colocando frente à frente os campeões do Oeste e do Leste. Seguindo a teoria do “vice de novo”, os Lakers estariam classificados para o evento, e provavelmente enfrentariam algum desses times: Cleveland Cavaliers, Orlando Magic ou Boston Celtics. Acredito, confio e torço pelo Cavaliers, time com o qual simpatizo. E aí entra a sina do vice. Na única vez que chegou à final, o Cavs foi varrido pelo Spurs e somou um vice-campeonato para sua história. Na última temporada, no entanto, o Lakers chegou à série decisiva com pompas de grande time e acabou sendo destroçado pelo Celtics, ficando com o vice. Caso minhas previsões “viceístas” se confirmem, onde será gritado vice de novo? Pelos fãs de Cleveland ou de Los Angeles?

O que espero é que, ainda baseado nas torcidas cariocas, os fãs de San Antonio possam gritar, no final das contas, que “o Spurs é o time da virada, o Spurs é o time do amor”.

Avatar de Desconhecido

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 17/03/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.