Arquivo diário: 28/02/2009
Na falta do fundamental

Duas vitórias e uma derrota. Esse é o retroscpeto da equipe do San Antonio Spurs na última semana, jogando desfalcada de seu principal jogador nos últimos anos; Tim Duncan. Se a ausência do ala-pivô não fosse suficiente, a equipe ainda não pode contar com o argentino Manu Ginobili, também lesionado.
Sem dois de seus três principais jogadores, a responsabilidade de comandar a equipe ficou nas mãos do francês Tony Parker. O armador se saiu bem nas duas primeiras partidas; foram 37 pontos e 12 assistências no verdadeiro atropelamento frente ao rival Dallas Mavericks e 39 pontos e nove assistências diante da emergente equipe dos Blazers.
Porém, ontem, a equipe do Cleveland Cavaliers foi demais para Tony Parker. O armador francês ainda não está acostumado a comandar sua equipe diante de um time tão forte quanto o de Ohio. O baixo aproveitamento nos arremessos de TP comprova o que estou dizendo. De qualquer jeito, dos três grandes jogadores da equipe, Parker é o mais jovem; é interessante para ele ter essa experiência de grande líder da franquia texana, pois ele deve assumi-la definitivamente quando Manu e Duncan se aposentarem.
Além de Parker, o elenco texano provou ser forte. Mason, Finley e Bonner se revezaram chamando a responsabilidade durante vários momentos dessas três partidas. Porém, o que muito prejudicou o trio foi a perda do status de elemento surpresa; sem Duncan e Manu, a marcação das equipes adversárias pode se preocupar mais, por exemplo, com os big shots de Mason e com os tiros de três de Finley e Bonner. Por isso, a derrota de ontem diante do competente Cleveland Cavaliers pode ser considerada perfeitamente normal.
Esses três jogos mostraram que Gregg Popovich pode ter tranquilidade para poupar Manu e Duncan para a pós temporada enquanto o nosso elenco de apoio consolida, a cada semana mais, a segunda colocação da Conferência Oeste. A partir da primeira rodada dos offs, o ala-armador argentino e o ala-pivô lendário podem retomar, aos poucos, sua quantidade de minutos ideais. E então vai ser difícil bater no nosso time como a equipe de King James fez ontem.
Spurs (37-18) vs. Cavaliers (45-12) – The King James

86X97
Ainda sem Tim Duncan e Manu Ginóbili, o San Antonio foi facilmente derrotado pela excelente equipe do Cleveland Cavaliers, que está mais forte do que nunca na liderança da Conferência Leste.

Ginóbili e Duncan observam o jogo apreensivos. (Foto por AP Photo/Eric Gay)
Mesmo jogando no AT&T Center, o Spurs não conseguiu imprimir o seu jogo e foi dominado logo no primeiro quarto pela equipe de Ohio. Conseguindo uma corrida de 12-0, o Cavaliers fechou o primeiro período na frente por 14 pontos.

LeBron James consegue uma bandeja sobre Fabricio Oberto (Foto por AP Photo/Eric Gay)
No segundo período, os donos da casa voltaram e logo conseguiram tirar a vantagem para quatro pontos, mas a equipe de Cleveland não deixava o Spurs encostar no placar. Faltando 33 segundos para acabar o período, Gibson converte uma bola de três e deixa os visitantes na frente por sete pontos.
Na volta para o segundo tempo, o jogo estava equilibrado, mas com três bolas de perímetro seguidas de James a equipe do Cavaliers abriu 15 pontos no marcador. O San Antonio parecia perdido em quadra e não conseguia esboçar uma reação, enquanto os visitantes continuavam a aumentar a vantagem. Ao final do quarto, a diferença era de 21 pontos.
No período derradeiro, os times entraram com seus times reservas, o chamado Garbage Team. Com os reservas em quadra, a equipe de de San Antonio conseguiu tirar dez pontos, dando números finais à partida. De positivo, ficou o bom jogo de Pops Mensah-Bonsu, que, apesar de entrar apenas no Garbage, conseguiu se destacar no pouco tempo de quadra.
Destaques da Partida
San Antonio Spurs
Tony Parker – 11 pontos (3-16 FG) e seis assistências
Michael Finley – 11 pontos e sete rebotes
Pops Mensah-Bonsu – 11 pontos e seis rebotes
Cleveland Cavaliers
LeBron James – 30 pontos e 14 rebotes
Delonte West – 17 pontos, sete rebotes e cinco assistências
Zydrunas Ilgauskas – Dez pontos e dez rebotes


Você precisa fazer login para comentar.