A lição de Popovich

Nada como o tempo, amigos leitores do Spurs Brasil. Não há nada – ou praticamente nada – que o tempo deixe de resolver. Algumas (muitas) pessoas, é claro, não têm paciência de ver o ponteiro girar e as coisas se encaixarem. Pois bem, como o esporte é, no velho clichê, nada menos do que um espelho da vida, essas situações também ocorrem no âmbito esportivo. E, obviamente, no nosso querido basquete.

Aumentando ainda mais minha precisão – e deixando para lá a enrolação – caio na pacata San Antonio, Texas. Por lá, habita já a algum tempo um simpático senhor, alvo de constantes elogios e também de algumas corriqueiras críticas. Falo de Gregg Popovich, o aparentemente mau-humorado treinador do San Antonio Spurs. Não tão simpático dentro das quadras como aparenta ser nas entrevistas, Pop foi o grande alvo da mídia nesta semana. Tudo porque planejou.

Expliquemos. Na última terça-feira, Popovich resolveu de uma vez só poupar logo as três estrelas que o Spurs tem em seu elenco, tamanho o cansaço causado pela viagem que o time enfrentaria. Isso mesmo, Pop poupou – em uma bela aliteração – três de seus melhores homens para se precavir de uma viagem que ainda nem começara. Sábio Popovich. Mas a sabedoria de uns é, para outros, a mais pura ignorância. Cegados pelo brilho dos dólares que caem em suas já rechonchudas contas bancárias, executivos da NBA e da televisão norte-americana se armaram até os dentes para crucificar o pacato cidadão. E o fizeram.

Sem muitos argumentos convincentes, logo taxaram o que Popovich fez de errado. Fez? Não, não fez. Levando em conta que a média de idade do elenco do Spurs é uma das mais altas – na verdade, se não me engano, a mais alta – médias de idade da NBA, para que cansar jogadores em uma época na qual as coisas já parecem encaminhadas? Não direi que em nenhum momento me inconformei com a decisão. Como torcedor, quero o time completo em todos os jogos. Mas quero também as vitórias mais tarde. E sei que Pop poupou porque sabe o que faz. Porque sabe que o tempo, meus amigos, tudo resolve.

Avatar de Desconhecido

Sobre Leonardo Sacco

É jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cravou a opção pelo jornalismo no estouro do cronômetro, quando criou o Spurs Brasil em uma madrugada de domingo para segunda. Escreve para o Yahoo! Esportes e dá seus pitacos no @leosacco.

Publicado em 07/02/2009, em Na linha dos 3. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Perfeita dedução!Perfeita dedução!

    O tempo mostra q vlw a pena!

  2. Perfeita dedução!Perfeita dedução!

    O tempo mostrara q vlw a pena!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.